Se você está procurando emprego na Irlanda, a boa notícia é que este é um dos melhores momentos para encontrar uma colocação no mercado de trabalho irlandês. Com a proximidade do Natal, muitas empresas já começaram a se preparar para o período mais lucrativo do ano e estão em busca de novos profissionais para reforçar o quadro de funcionários.
E como você deve imaginar, o setor lojista é o que mais apresenta oportunidades nesse período. Mesmo assim, outros setores da economia também se destacam, como pubs e restaurantes, por exemplo, que veem um aumento no número de consumidores devido às festas e confraternizações de final de ano. Assim, se esta é a área na qual você pretende investir, este é o momento.
A loja de departamentos Debenhams anunciou nos últimos dias que vai recrutar em torno de 550 funcionários temporários para o final do ano. Atualmente, a rede conta com 11 lojas no país, nas cidades de Dublin, Galway, Limerick, Cork, Waterford, Kerry e Kildare. Outro ponto positivo é que eles não estão exigindo experiência prévia na área, o principal requisito é estar disposto a aprender.
Os candidatos bem sucedidos começam a trabalhar em novembro com contrato válido até janeiro. As vagas são temporárias, mas há possibilidade de que uma porcentagem das pessoas contratadas seja efetivada após o Natal. O objetivo é cobrir os períodos com o maior fluxo de clientes, como Black Friday, Natal e as liquidações do dia de São Estevão, que começam em 26 de dezembro. O processo seletivo é realizado online, na sessão ‘carreiras’ do site da empresa.
Além da Debenhams, outra grande rede que anunciou a contratação de funcionários para a temporada natalina é a Argos. Com 35 lojas no país, eles estão com vagas abertas para assistente de vendas, estoquistas e também para motoristas. Penneys, Boots, H&M e outras redes de lojas também tradicionalmente reforçam o seu quadro de funcionários nessa época do ano, portanto vale conferir o website dessas redes e se inscrever o quanto antes para participar do processo seletivo.
Além das grandes redes do varejo, que geralmente realizam o processo seletivo online, vale prestar atenção nas lojas menores. Portanto, visite os shopping centers e as principais ruas de comércio da cidade e deixe seu currículo nesses estabelecimentos. O mesmo vale para bares e restaurantes.
Mesmo com o aumento do número de vagas, para encontrar o tão sonhado emprego é fundamental ser proativo. Mantenha os olhos e ouvidos abertos para oportunidades. Visite aquele shopping center que está no caminho da sua casa ou escola. Quando estiver no seu café ou pub preferido, converse com o gerente e pergunte se há alguma vaga disponível.
E se você já garantiu o seu emprego, agora é hora de agarrar esta oportunidade e se dedicar ao máximo. Supere as expectativas. Coloque-se à disposição para trabalhar mais horas e se ofereça para cobrir aquele colega que faltou por estar doente. Afinal, existe a possibilidade de o empregador gostar do seu trabalho e, nestes casos, é bem comum transformar aquela vaga temporária em uma posição permanente.
Se o contrato acabar, não fique desapontado. Você pode ser lembrado assim que surgir uma nova oportunidade na empresa. E, antes de deixar o emprego, não se esqueça de perguntar ao seu gerente se você pode indicá-lo como referência em outras oportunidades, já que isso é muito importante em terras irlandesas.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…