O que você costuma fazer quando tem um tempinho livre no seu intercâmbio na Irlanda? Ok, você pode conhecer os principais pontos do condado onde fica a capital irlandesa, mas que tal conhecer alguns “locais secretos” de Dublin?
Para saber mais sobre esses cantinhos nada convencionais, convidamos alguns irlandeses que deixaram cinco dicas de lugares bem interessantes que, se você ainda não conhece, vale a pena conferir.
Para Conor O’Callaghan, uma das melhores coisas para se fazer em Dublin durante o verão é aproveitar a trégua do frio e nadar. Para isso, ele recomenda o Seapoint. “Esse é um tradicional ponto utilizado por gerações de irlandeses para natação. O bom é que fica a apenas 12 quilômetros do centro de Dublin e pode ser facilmente acessado por carro, ônibus e pelo DART. Além disso, a qualidade da água é muito boa”, afirma.
Para quem gosta de dar um mergulho, ele recomenda observar as marés. “Quando a maré está baixa, você precisa caminhar bastante para conseguir nadar. Porém, quando ela está muito alta, não há areia para caminhar ou espaço para as crianças brincarem. Para mim, o melhor período para nadar é duas horas antes e depois da maré alta. Para checar os horários de quando isso acontece, vale consultar este endereço”, complementa.
Ele salienta que o Seapoint é, também, um bom lugar para se caminhar, sendo que em 30 minutos é possível alcançar o píer de Dun Laoghaire. Além disso, para quem tem receio de entrar no mar, ele alerta que há salva-vidas em toda a costa. O local também conta com banheiros públicos, um chuveiro a céu aberto e área para trocar de roupas. Só não se esqueça da sua toalha e da sua roupa de banho!
Leia também: Já pensou em descobrir os pubs secretos de Dublin?
Segundo Conor, para os dublinenses, esse é um dos mais famosos lugares para se nadar na capital irlandesa. Para ele, a grande vantagem do local é que é sempre fundo, ou seja, não é necessário esperar a maré subir para mergulhar.
“Este é um lugar recomendado apenas para nadadores experientes. Mesmo assim, vale sempre seguir todos os sinais de alerta do local, e, principalmente, não mergulhar perto das rochas”, alerta.
O 40 Foot também é lugar favorito dos irlandeses para o tradicional mergulho no dia de Natal, quando centenas de pessoas se jogam na água congelante no auge do inverno. Para acessar o local, o melhor meio de transporte é o DART.
Saindo de Dublin, basta descer na estação Sandycove. A partir de lá, são cerca de 10 a 15 minutos de caminhada até o ponto de mergulho.
Outro lugar que Conor recomenda são as históricas Martello Towers. “A sequência das Torres Martello se estende por quase toda a costa de Dublin, a partir de Malahide, no norte, até Dalkey, no sul”.
Essas torres foram construídas como parte do sistema de defesa da costa de Dublin. Inclusive, as Torres Martello, localizadas perto do Seapoint e de Sandycove, foram construídas entre 1804 e 1805 para repelir uma invasão francesa comandada por Napoleão Bonaparte.
Atualmente, o local está aberto para visitas guiadas, que podem ser realizadas gratuitamente — consulte horários e disponibilidade antes.
Se você é fã de arte, não pode perder a dica de Nicholas Dolan, que elege a galeria Royal Hibernian Academy, a RHA, como um excelente local para se visitar.
“Uma coisa excelente em Dublin é que as galerias de arte são gratuitas. É por isso que a RHA não é apenas uma das minhas galerias preferidas, mas um dos meus lugares favoritos na cidade”.
Localizada perto de um dos principais parques de Dublin, o St. Stephen’s Green, o espaço abriga uma série de exposições de artistas contemporâneos. “É um lugar perfeito para se visitar e pensar. Minha dica é checar a abertura de exposições, que geralmente ocorrem às quintas-feiras, quando é possível degustar vinho gratuitamente e aproveitar uma boa atmosfera”, complementa.
A RHA fica no número 15 da Ely Place.
Leia também: Roteiro de cafés aconchegantes em Galway
Já para Finn Carroll, o Irish Film Institute, cinema localizado no Temple Bar, é um lugar imperdível. “Todos os dias no horário do almoço é possível assistir a filmes gratuitamente. Além disso, o espaço é sede de importantes festivais aqui em Dublin.
No final de cada sessão, é possível degustar um bom café ou uma excelente comida no restaurante presente no espaço”.
O IFI fica localizado na Eustace Street, número 6.
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann, que realiza a previsão do tempo na Irlanda, emitiu um alerta vermelho…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…