Uma nova pesquisa realizada pelo jornal britânico The Times mostrou que a maioria dos irlandeses querem que a República da Irlanda e a Irlanda do Norte se reunam a curto, médio ou longo prazo. A ideia é uma das principais bandeiras do partido político Sinn Féin, que prometeu levantar a discussão após o término das eleições, que ocorreram no dia 8 de fevereiro.
Segundo o The Times, o apoio à reunificação irlandesa parece mais forte do que nunca, com quatro em cada cinco irlandeses questionados a favor da ideia. Mais de 40% afirmou ver uma Irlanda unida já na próxima década, enquanto outros 19% querem que a unificação aconteça dentro de 20 anos.
Outros 12% querem a união nos próximos 30 anos e mais 8% se contentariam que isso ocorresse daqui depois de três décadas. Foram apenas 20% dos irlandeses se opondo à ideia das duas Irlandas reunidas.
A pesquisa, que foi realizada online entre 24 e 30 de janeiro com 1.019 irlandeses, constatou ainda que 45% das mulheres querem a reunificação em comparação a 39% dos homens. Também houve um apoio maior entre os jovens, 48% com idade de 18 a 34 anos são a favor que isso aconteça em dez anos, outros 42% têm 35 a 54 anos e 36%, 55 a 70 anos.
Outra pesquisa mostrou que na Irlanda do Norte 51% da população quer a união.
O partido político Sinn Féin foi um dos três maiores a conseguir cadeiras no Parlamento Irlandês na última eleição, ocorrida em 8 de fevereiro. De ideologia de esquerda, o partido tem em sua história a luta pela reunificação das Irlandas, inclusive com ligação no passado com o IRA — Exército Republicano Irlandês, grupo paramilitar católico e reintegralista irlandês que guerreou contra os unicionistas do UFF (The Ulster Freedom Fighters) durante os embates entre República da Irlanda e Irlanda do Norte e Reino Unido no passado.
O Sinn Féin conseguiu 37 cadeiras no parlamento enquanto partidos contrários ficaram com 38 (Fianna Fáil) e 35 (Fine Gael), completando o restante das 160 entre partidos ou candidatos independentes que terão voz na House of Oireachtas, órgão legislativo da República da Irlanda.
O partido colocou em sua agenda como prioridade de governo focar na união e planeja realizar o fórum All-Ireland Forum on Unity para discutir o tema, além de defender lançar um referendo sobre a união até 2025.
Lembrando que o Acordo de Belfast ou Acordo da Sexta-feira Santa, criado em abril de 1998 para selar a paz entre os governos britânico e irlandês, prevê que, só o povo, por meio de um referendo realizado tanto na República da Irlanda como na Irlanda do Norte, autorizado pelo governo britânico, pode decidir a questão da reunião das duas Irlandas.
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…