Você sabia que um país também é uma marca? Pois é, esse “brand value” pode ser avaliado em números de acordo com sua valorização no mercado, igualzinho qualquer empresa ou produto. A consultoria Brand Finance avaliou o poder dos países a partir de vários fatores. O último relatório analisou que a “marca” Irlanda cresceu 12% e chegou ao patamar de 604 bilhões de dólares. Assim, ela entrou na lista das 100 marcas mais poderosas.
“Marca” Irlanda é avaliada com mecanismo de royalties semelhante a empresas. Foto: Pixabay
A Irlanda acabou ficando na posição 26 no ranking mundial e foi a marca de mais rápido crescimento na Europa Ocidental. Em valor per capita, a Irlanda figura na segunda posição, atrás apenas de Luxemburgo.
Para classificar os países, o Brand Finance utiliza um método baseado no “royalty relief mechanism”, um mecanismo de royalties que também é usado para avaliar as marcas corporativas. Ele mostra o preço que uma empresa pagaria para licenciar a marca, determinando sua força em três pilares: bens e serviços, investimento e sociedade.
Leia também: Dublin ocupa 34ª posição em ranking de qualidade de vida
Desde 2015, o valor da marca da Irlanda cresceu 110% em conjunto com a rápida aceleração do crescimento econômico. Os valores das marcas nacionais do Reino Unido e dos países membros da UE crescem 19% e 32%, respectivamente, no mesmo período.
Os EUA continuam sendo a marca mais valiosa do mundo, valendo 27,7 trilhões de dólares. A China está em segundo lugar, com 19,5 trilhões de dólares.
A Pancake Tuesday é uma forma de celebrar esse prato tão adorado pelos irlandeses, a…
Bundoran, uma jóia costeira situada no Condado de Donegal, na Irlanda, atrai visitantes com sua…
Se em algum momento da vida você chegou a pensar que nunca teria a chance…
Uma das primeiras coisas que vêm à cabeça de quem planeja viver uma experiência no…
Quem vive na Irlanda está familiarizado com os dias escuros que caracterizam o fim e…
O Dublin Bowie Festival retorna em 2025 para celebrar a vida e o legado de…