Você sabia que um país também é uma marca? Pois é, esse “brand value” pode ser avaliado em números de acordo com sua valorização no mercado, igualzinho qualquer empresa ou produto. A consultoria Brand Finance avaliou o poder dos países a partir de vários fatores. O último relatório analisou que a “marca” Irlanda cresceu 12% e chegou ao patamar de 604 bilhões de dólares. Assim, ela entrou na lista das 100 marcas mais poderosas.
“Marca” Irlanda é avaliada com mecanismo de royalties semelhante a empresas. Foto: Pixabay
A Irlanda acabou ficando na posição 26 no ranking mundial e foi a marca de mais rápido crescimento na Europa Ocidental. Em valor per capita, a Irlanda figura na segunda posição, atrás apenas de Luxemburgo.
Para classificar os países, o Brand Finance utiliza um método baseado no “royalty relief mechanism”, um mecanismo de royalties que também é usado para avaliar as marcas corporativas. Ele mostra o preço que uma empresa pagaria para licenciar a marca, determinando sua força em três pilares: bens e serviços, investimento e sociedade.
Leia também: Dublin ocupa 34ª posição em ranking de qualidade de vida
Desde 2015, o valor da marca da Irlanda cresceu 110% em conjunto com a rápida aceleração do crescimento econômico. Os valores das marcas nacionais do Reino Unido e dos países membros da UE crescem 19% e 32%, respectivamente, no mesmo período.
Os EUA continuam sendo a marca mais valiosa do mundo, valendo 27,7 trilhões de dólares. A China está em segundo lugar, com 19,5 trilhões de dólares.
Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…
Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…
Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…
Praticamente em todos os anos, existe uma confusão entre quando é feriado na semana de…
Foi lançado ontem, o traçado para o novo Luas Cork, com uma rota de 18…
A Irlanda não é a Suíça, mas temos que afirmar que os chocolates irlandeses chegam…