Tem coisas que a gente só se dá conta da importância numa emergência, e como expatriados morando do outro lado do oceano, tudo pode acontecer!
Se você mora na Irlanda ou em qualquer outro país, saiba que a Matrícula Consular é importante para que você possa acessar facilmente os serviços disponíveis na Embaixada Brasileira do país onde você reside.
Você já se deu conta de que morando na Europa temos que lidar com situações jamais vistas no Brasil? Pode ser um terremoto, a erupção de um vulcão, um maremoto ou qualquer outro fator que possa nos colocar em situação de risco. E é aí que medidas simples e preventivas podem fazer toda a diferença.
Você já ouviu falar, por exemplo, da Matrícula Consular? Pois é, ela é gratuita e recomendada a todo cidadão brasileiro vivendo no exterior. A matrícula é apenas um registro com seus dados que serão mantidos em sigilo pelo consulado brasileiro.
Porque fazer? Porque num caso de emergência, necessidade de localização, para se contatar familiares no Brasil ou ainda para facilitar a emissão de documentos numa emergência, manter seus dados em dia no consulado tornará o processo muito mais rápido!
Se você ainda não tem o seu, o processo é simples, gratuito e sigiloso. Basta imprimir e preencher o formulário disponível no site do consulado e anexar uma foto 3×4. Para quem ainda não conhece o consulado brasileiro em Dublin segue o endereço:
Block 8, Harcourt Centre – Charlotte Way – Dublin 2 – Ireland
Aberto ao público de (seg. a sex.) das 10 às 13h, exceto feriados.
Em casos de emergência – morte, prisão ou recusa de entrada à Irlanda por autoridades migratórias – pode-se contatar o número +353 (0) 87 981 4403, desde que fora do horário de atendimento.
Nos últimos anos, por exemplo, tivemos casos de vários brasileiros desaparecidos e vítimas de acidente. Nesses casos, com a matrícula consular, a Embaixada conseguirá dar melhor assistência aos familiares no Brasil.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…