Médicos alertam para surtos de sarna humana em toda a Irlanda. A condição, também conhecida por escabiose, é causada por ácaros que depositam ovos sob a pele, causando coceira intensa com uma erupção cutânea elevada ou manchas.
A sarna humana é transmitida pelo contato de pele com pele ou contato sexual.
De acordo com o Centro de Vigilância de Proteção à Saúde, houve 27 surtos de sarna na Irlanda no ano passado, em comparação com nove em 2022 e quatro em 2021.
A infestação é relatada por surtos, em vez de casos individuais.
Qualquer pessoa pode pegar escabiose. Não tem nada a ver com má higiene.
Ao jornal The Times, Denis McCauley, vice-presidente da Irish Medical Organisation (Organização Médica Irlandesa) e clínico geral em Donegal, disse que geralmente estudantes são os que mais sofrem com a sarna humana.
“Você precisa sentar-se ao lado de uma pessoa em contato próximo por um bom tempo (para pegar). Se eu apertar a mão de alguém que tem sarna ou sentar ao lado dele no ônibus, não vou conseguir. É quando você se senta perto de alguém na escola ou dorme em uma cama onde alguém teve (isso)”, disse.
Scott Walkin, clínico geral em Mayo que lidera o controle de infecções do Irish College of General Practitioners, também afirmou ao jornal que a reabertura das escolas poderia levar a novos surtos.
“Basicamente, em qualquer lugar onde haja muitas pessoas interagindo, existe o risco de surtos de sarna”, disse ele. “Não tem nada a ver com higiene, é bastante contagioso através do contato curto e direto pele a pele, talvez na ordem de cinco minutos ou mais.”
A Irlanda não está sozinha no aumento dos casos de sarna humana na Europa. Vários países estão observando os casos crescerem.
No Reino Unido, médicos estão emitindo alertas sobre um significativo aumento nos casos de sarna humana, impulsionado por uma grave escassez de tratamentos disponíveis. Especialistas advertem que essa situação, descrita como um “pesadelo” pelo jornal The Guardian, representa uma grande ameaça à saúde pública.
Abaixo, veja mais informações sobre a condição publicadas pelo HSE (Health Service Executive).
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…