Quem não quer visitar a Europa, pelo menos, uma vez na vida? O Velho Continente é cheio de lugares mágicos e nada como uma tour por alguns dos países mais incríveis do mundo para conhecer um pouco mais de história e das belezas naturais. Mas qual seria a melhor época para visitar a Europa?
Ou ainda, será que vale a pena ir para a Europa qualquer época do ano?
Claro que sim!
Mas se a gente aprofundar um pouco o assunto, pode encontrar respostas mais objetivas, que podem dar à sua viagem muito mais aproveitamento financeiro e tempo para conhecer os lugares.
Vamos aos pontos!
O clima influencia muito a viagem. Se você é adepto de casacos e cachecóis, pode adorar viajar no frio. Mas tem gente que apenas não suporta um ventinho gelado.
O clima da própria Irlanda, por exemplo, é muito diferente do Brasil, pois venta e chove na maior parte do tempo. Por esse motivo, é possível observar uma vegetação verdinha por todo o território, durante o ano inteiro.
Nos primeiros meses do ano, a temperatura costuma atingir entre 3º C e 5º C. A incidência de chuvas também é bem maior. Quem se aventurar em países onde a neve é constante deverá redobrar o cuidado com as calçadas para não levar na memória alguns escorregões.
A variação mais alta, que ocorre apenas no meio do ano, com a chegada do verão, costuma elevar as temperaturas a aproximadamente 15º C, entre os meses de maio e junho. Portanto, se você não gosta de frio, evite desembarcar na Europa em janeiro!
Se o clima for seu fator determinante, a melhor época para visitar a Europa é durante a primavera e o verão, pois esses são os períodos em que os termômetros costumam se assemelhar ao que estamos mais acostumados no Brasil.
Outro fator é o período de luz solar. No solstício de verão, o sol nasce às 4h56 e se pões às 21h57, totalizando 17 horas de iluminação natural, o que significa 9 horas e 30 minutos a mais do que o dia mais curto do ano, no solstício de inverno, em dezembro.
Em relação aos custos de passagens aéreas, a melhor época para visitar a Europa é fora do período de férias ou recesso escolar.
Ou seja, evite a alta temporada (o ápice do verão brasileiro e europeu e a época das festas).
Você pode economizar até uma boa grana se comprar a passagem em outubro, por exemplo. Mas os meses de dezembro, janeiro, julho e agosto são os mais caros, podendo dobrar as opções mais econômicas de passagens aéreas.
Vale sempre fazer uma pesquisa em diversas datas do ano para verificar as diferenças de preços!
Em meados de junho, começam as férias escolares na Europa. Consequentemente, os europeus costumam cair na estrada para aproveitar as temperaturas mais amenas que se aproximam com a chegada do verão.
Todo esse movimento, assim como no Brasil, significa que é hora da rede hoteleira, das companhias aéreas e todo o mercado de turismo ganharem mais dinheiro. Logo, os valores sobem bastante. Se você tiver a possibilidade de viajar em outras épocas do ano, faça isso.
Os pontos positivos para cair na estrada nesse período não são mistério: o clima, como já comentamos, é o principal deles. Sem falar que, nesse período, acontecem muitos festivais.
A programação em toda a Europa é intensa e os dias são mais longos.
Portanto, aproveita-se muito mais.
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Depende! Como nem tudo são flores, devemos avisar que o verão nem sempre é a melhor época para visitar a Europa. Existem aspectos negativos. Um deles é o fato de tudo ficar mais cheio e lotado. As melhores atrações estarão sempre repletas de filas, e você precisará de um pouco mais de paciência para curtir as férias dos seus sonhos.
O maior desejo de quem se aventura a vir do Brasil para a Europa durante a baixa temporada, além de poder economizar, é curtir o lindo clima gelado, diferente do que estamos acostumados, aproveitando tudo o que se tem direito — incluindo a neve, dependendo do seu destino.
Com exceção das datas próximas às festas, os preços são bem mais bacanas e você dificilmente encontrará locais cheios. Afinal, com o friozinho chegando, o povo começa a hibernar.
Em suma, vale se programar, pontuando exatamente seus interesses, pois a programação será a garantia de que você vai na época certa e poderá aproveitar ao máximo o destino escolhido.
Por isso mesmo, quando a pergunta é “Qual a melhor época para visitar a Europa?”, a palavra-chave da resposta deve sempre ser “pesquisar”!
Você pode dar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo agora mesmo. Encontre diversas dicas no nosso guia especial para vários países do mundo.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…