O texto de hoje é para você, que está em busca do melhor lugar para brasileiro trabalhar no exterior.
A oportunidade de trabalho e qualidade de vida é o que a grande maioria deseja ao embarcar para viver uma experiência fora do Brasil, não é mesmo?
Então, vamos lá.
Leia também: Trabalhar no exterior: dicas e informações para atuar fora do Brasil
Com base no índice de qualidade de vida da The Expat Hub, você poderá conhecer quais são os 5 principais destinos listados na pesquisa, levando em conta a média salarial, custo de vida, a felicidade, entre outros aspectos.
No topo dessa lista está a Suíça, considerado o melhor lugar para brasileiro trabalhar no exterior. Não é para menos! Esse destino dos sonhos aparece com altíssimo índice de felicidade, oferece um salário mensal alto e uma qualidade de vida bastante almejada por quem planeja ir embora do Brasil e tentar a vida na Europa.
Além disso, a Suíça é um dos países mais ricos do mundo e oferece um salário elevado de 4.792,89 euros. Porém, devemos ressaltar que o custo de vida para quem vive no país também é alto. Outro número que chama a atenção é o nível de paz do país, que está em 1,375. Interessante, né?!
Mas mais interessante ainda é descobrir como você pode conseguir um emprego no melhor lugar para brasileiro trabalhar no exterior!
Trabalho na Suíça
Brasileiros podem permanecer na Suíça por 90 dias enquanto procuram trabalho, ou enquanto aguardam o tão desejado visto de residência. Então, tenha em mente que, para trabalhar e morar no país, é obrigatório, primeiramente, conseguir um emprego. Para isso, é necessário estruturar um bom currículo, criar uma carta de motivação (relatando seu interesse em ter um emprego no país), além de reunir toda a documentação que geralmente as empresas solicitam. E, claro, dominar, pelo menos, o idioma francês, alemão ou inglês também é um diferencial, viu?
Com tudo isso em mãos, é preciso se preparar para as entrevistas e, se você conseguir um trabalho na Suíça, aí sim, poderá solicitar a autorização de permanência para viver por lá.
Dica boa: o site JobAgent é excelente para quem procura empregos na Suíça.
Outra coisa que vale ressaltar é que as áreas da Tecnologia da Informação, Pesquisa e Desenvolvimento, Farmácia e Finanças são as que mais se destacam e que oferecem melhores salários.
Leia também: Trabalhar no exterior: por onde começar?
E o melhor lugar para brasileiro trabalhar no exterior depois da Suíça, segundo lugar do ranking The Expat Hub, é a Dinamarca.
Não é de hoje que o país se destaca entre os destinos mais felizes do mundo para se viver, né? E, além de oferecer uma qualidade de vida altíssima, o país é exemplo em outros aspectos: oferece uma média salarial mensal de £ 2.845,10, sendo uma ótima remuneração para todas as profissões, e lá ainda se faz presente o equilíbrio entre lazer e trabalho, pois a vida social é levada muito a sério pelos dinamarqueses.
Veja, abaixo, como é possível trabalhar na Dinamarca:
É fundamental ter um contrato de trabalho em vista para solicitar a permissão de residência na Dinamarca. Lembrando que, para conseguir uma vaga, também é preciso apresentar carta de motivação, documentação solicitada pela empresa e dominar o idioma inglês.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, a permissão de residência tem validade de 1 mês antes de iniciar o trabalho, caso você tenha condições financeiras de arcar com as despesas durante esse período.
Assim como na Suíça, na Dinamarca, os brasileiros também podem permanecer até 90 dias sem nenhum tipo de visto. Ou seja, quem não tem previsão de um emprego, tem três meses para correr atrás de encontrar uma boa vaga.
Para ajudar nesse processo, acesse o Jobs in Copenhagen e Work in Denmark, sites que podem apresentar ótimas oportunidades de ingressar no mercado dinamarquês.
A Islândia entrou para o terceiro lugar da lista de melhor lugar para brasileiro trabalhar no exterior. Além de suas paisagens de tirar o fôlego e do contato único com a natureza que o país proporciona, a Islândia ainda é considerado um dos países mais seguros.
Ou seja, qualidade de vida elevada, salário relativamente alto, belezas naturais e segurança, difícil não se sentir atraído por esse pedacinho que faz parte da Europa, né?
E no quesito trabalho, a Islândia tem um importante diferencial: é o 1° país do mundo a impor igualdade salarial entre homens e mulheres. E, assim como Suíça e Dinamarca, exige um contrato de trabalho para liberar a permissão de um estrangeiro para viver no país. Isso, claro, se a pessoa não tiver a cidadania europeia, o que, nesse caso, facilita muito.
Porém, para entrar no mercado de trabalho da Islândia, um importante ponto é saber o idioma nativo, o islandês. Isso porque, apesar de boa parte da população falar inglês, as empresas preferem aqueles que conseguem se comunicar bem no idioma local.
Os setores da Islândia que mais oferecem vagas são: Indústrias de Serviços, como viagens, Serviços Financeiros e de Saúde e Tecnologia da Informação.
O Storf e Alfred são ótimos sites para buscar empregos no país. Não deixe de pesquisar!
Leia também: Vagas de emprego fora do Brasil em 2022
Ultrapassando a Suíça no ranking de felicidade, a Noruega atingiu 1,536. Isso comprova, mais uma vez, por que o país sempre se destaca quando o assunto são os lugares mais felizes do mundo.
Aliás, todos os indicadores sobre a Noruega são altos: qualidade de vida, salários, segurança, saúde, etc. Esses e outros aspectos tornam o destino um dos melhores lugares para o brasileiro trabalhar no exterior.
E uma das maneiras mais fáceis de conseguir trabalhar na Noruega — e, consequentemente, poder viver legalmente no país — é ser selecionado por uma empresa local ou, até mesmo, indicado para uma determinada vaga. Porém, é fundamental falar inglês ou norueguês, pois isso aumenta as chances de ser escolhido pelos recrutadores.
Boas oportunidades de trabalho na Noruega podem ser encontradas em sites como: Nav e Finn.
Informação importante: de acordo com a Embaixada Real da Noruega em Brasília, a Noruega apresenta competências específicas em áreas ligadas ao petróleo e gás, à energia, às indústrias marítimas e aos frutos do mar. Consequentemente, setores como os de óleo e gás, saúde, educação, negócios e TI são também os que mais ofertam trabalho no país.
Sim, os países do continente europeu ganharam as quatro primeiras posições do ranking. Porém, em quinto lugar, destaca-se um importante país da Oceania: a Austrália, um dos melhores lugares para brasileiro trabalhar no exterior.
Além de ser um país bem desenvolvido, com excelente transporte e paisagens incríveis, a Austrália se destaca por remunerar bem os estrangeiros e por facilitar a entrada de brasileiros que chegam ao país com o desejo de encontrar uma boa oportunidade de trabalho.
Aliás, existem várias formas de conseguir trabalhar na Austrália. Porém, a mais procurada é o programa de intercâmbio, que permite conciliar estudo e trabalho, já que é a opção mais fácil de conseguir um visto para morar legalmente no país.
Para trabalhar na Austrália, é fundamental adquirir o Tax File Number (TFN), como se fosse o “CPF” no Brasil. O TFN é um documento que permite aos brasileiros encontrarem um emprego formal. Ele também é solicitado na hora de ser contratado por uma empresa.
No site do governo da Austrália, é possível verificar todas as informações e solicitar o TFN.
Outro ponto positivo da Austrália é ser relativamente fácil encontrar trabalhos nas mais diferentes áreas: tanto em bares, hotéis e restaurantes, quanto em áreas da saúde, tecnologia, meio ambiente, etc.
A oferta de vagas é alta e quem vive a experiência de trabalhar na Austrália afirma que não é difícil conseguir um bom emprego que permita viver com qualidade de vida no país.
Dica de sites para já começar uma busca por vagas: Seek e Gumtree.
Leia também: Trabalho no exterior para brasileiros: saiba como se preparar
Apresentamos os 5 melhores lugares para brasileiros trabalharem no exterior, mas na The Expat Hub você pode conferir quais foram os outros países que entraram para essa lista.
E se algum dos melhores lugares para brasileiro trabalhar no exterior tem tudo a ver com você e com os seus sonhos, comece a se planejar para realizar essa mudança de vida o quanto antes!
O edublin pode ser o caminho de entrada para aquela tão sonhada vaga de emprego fora do país. Saiba tudo sobre o assunto, acessando nosso site.
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo, com diversos profissionais, de diferentes áreas.
Se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.
Você também pode entrar em contato com os nossos parceiros e pesquisar os melhores preços de intercâmbio na Irlanda
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…