Está pensando em investir numa formação de primeira, em uma universidade europeia? Se esse é o seu objetivo, vale conferir os rankings internacionais para te orientar na escolha da instituição onde estudar.
O ranking da revista semanal britânica Times Higher Education (THE), por exemplo, foi divulgado recentemente e aponta as 200 melhores instituições da Europa.
Segundo a pesquisa, a Inglaterra lidera o ranking, com 46 universidades listadas entre as 200 melhores do continente. No país, destacam-se instituições como Oxford, Cambridge, Imperial College London e University College London. Outro país que teve uma instituição de ensino entre as cinco primeiras do ranking é a Suíça, com o Institute of Technology Zurich.
A Alemanha é o segundo país melhor representado no ranking, com 36 instituições classificadas entre as melhores. Em seguida vem a Itália, com 19 universidades bem colocadas no levantamento da THE.
No total, 22 países tiveram universidades classificadas no top 200, num total de 800 instituições analisadas em 70 países. Entre os critérios para classificação estão métodos de ensino, destaque em pesquisa, reconhecimento internacional, entre outros.
Portanto, confira aqui quais universidades de destacam em alguns dos principais destinos de intercâmbio na Europa:
Apesar de ser um país relativamente pequeno, a Irlanda tem cinco universidades entre as 200 melhores da Europa. Como já era de se imaginar, a Trinity College Dublin encabeça a lista na Ilha Esmeralda, ocupando a 78ª posição no ranking. Em seguida vem a University College Dublin (UCD), na 88ª posição. Também integram o ranking a National University of Ireland (NUI Galway), a Royal College of Surgeons e a National University of Ireland (Maynooth).
Além do ensino gratuito, a Alemanha conta com mais de quinhentos cursos de graduação, pós e mestrado ministrados em inglês, o que funciona como um incentivo extra para quem quer estudar no país mas ainda não domina o idioma local. Entre as instituições de destaque no país estão a LMU Munich, em 10º lugar na lista, seguida pela Heidelberg University, na 13ª posição, e a Humboldt University of Berlin, no 15º lugar.
A França é outro destino popular para intercâmbio, devido ao fato de muitas universidades oferecerem ensino gratuito universal. Entre as 10 melhores colocadas do país no ranking da THE, estão a École Polytechnique, nos subúrbios de Paris, a Pierre and Marie Curie University, Paris-Sud University e a Paris Diderot University.
Como já abordamos no início dessa matéria, o Reino Unido não decepciona no quesito educação. Além das tradicionais instituições britânicas, como Cambridge e Oxford, a Universidade de Edimburgo, por exemplo, está entre as 7 melhores instituições europeias. Manchester, Bristol e Glasgow são outras cidades que também têm instituições entre as 50 melhores colocadas no ranking.
Apesar desse post estar focado nas instituições europeias, uma pesquisa realizada pelo THE aponta que cinco universidades brasileiras estão entre as mais prestigiadas da América Latina. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa a primeira posição. Também são mencionadas a UNICAMP, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade federal de Minas Gerais e a UNIFESP. Dá para conferir a lista completa aqui.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…