Uma das maiores e mais recentes controvérsias da política irlandesa continua rendendo as manchetes dos principais jornais do país. A confraternização da Oireachtas Golf Society (sociedade de golf do órgão legislativo da República da Irlanda) , que celebrava seu 50º aniversário no início da semana passada, reuniu vários políticos e pessoas ligadas a partidos políticos, violando restrições do Covid-19 do país.
Desde então, um ministro e um senador já perderam seus cargos, conforme contamos aqui no E-Dublin. Agora, Phil Hogan, membro irlandês da Comissão da União Europeia, e que também participou da celebração, foi pressionado a deixar o cargo, o que fez nesta semana, mesmo acreditando não ter quebrado nenhuma lei.
“Lamento profundamente que minha viagem à Irlanda – o país que tenho tanto orgulho de representar como funcionário público durante a maior parte da minha vida adulta – tenha causado tanta preocupação, mal-estar e aborrecimento”, disse.
E continuou: “Sempre tentei cumprir todos os regulamentos relevantes da Covid-19 na Irlanda e entendi que havia atendido todas as diretrizes relevantes de saúde pública, principalmente após a confirmação de um teste negativo do Covid-19.”
Hogan enviou sua carta de demissão ontem à Ursula von der Leyen, presidente da comissão, que aceitou o pedido. Ela era uma das que desaprovava a ida do comissário à reunião do grupo de golf.
Segundo ela, a comissão espera que enquanto a Europa luta para reduzir a disseminação do coronavírus e os europeus fazem sacrifícios e aceitam restrições dolorosas, os comissários devem ser “particularmente vigilantes sobre o cumprimento das regras ou recomendações nacionais ou regionais aplicáveis”.
Ursula von der Leyen agora espera que o governo irlandês apresente candidatos para um comissário substituto.
Hogan foi um importante membro da gestão de úrsula na Comissão da UE e desenvolveu um papel fundamental nas negociações do Reino Unido com o bloco durante o Brexit.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…