Por Lilian Sousa – O Dom de Ser Livre
Há pouco tempo estava em um dos maiores eventos de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo da Irlanda, cercada por grandes empreendedores e CEO’s de Dublin, quando ouvi esta frase: “Motivação não te levará muito longe”.
Fiquei surpresa, pois acreditava que as pessoas motivadas eram mais felizes e realizadoras, mas aprendi com Jack Canfield algo que fará grande diferença para o meu intercâmbio e para os clientes que cruzarão o meu caminho: “Menos motivação – e mais inspiração!”.
Sabe qual é a grande diferença? Motivação é um sentimento relacionado à conquista e realizações de fora para dentro (fatores externos). Já a INSPIRAÇÃO é um sentimento que se conecta à sua essência e fatores internos.
Aprendi que é a inspiração que irá te impulsionar a sair da cama e entrar em ação para realizar um sonho e persistir em meio às dificuldades, para ter o sentimento do “Eu consegui”. Quer um exemplo prático? Quando você estava planejando o seu intercâmbio, trabalhar algumas horas a mais, ter um segundo emprego ou qualquer outra forma de conquistar uma renda extra (dinheiro) eram fatos motivadores, que alimentavam a sua inspiração de morar no exterior e viver a experiência do intercâmbio.
Pela minha experiência, após ter trabalhado com dezenas de pessoas e entrevistado mais de 560 brasileiros que moram ou já moraram no exterior ao redor do mundo, apenas a motivação não será suficiente para lidar com os momentos de desafio que virão durante o seu intercâmbio. As suas prioridades irão mudar e dinheiro, status ou sucesso, tendem a perder espaço para outros valores como liberdade e qualidade de vida.
Quando estamos planejando um intercâmbio, sempre criamos muita expectativa e quando as coisas não saem como o planejado, tendemos a perceber uma queda na autoestima, autoconfiança e um desânimo que nos leva a questionar sobre a nossa decisão. Não caia nessa armadilha!
Então, minha dica de hoje é: Quais são os seus fatores de inspiração que te levarão a persistir diante dos desafios? Qual o sentimento que irá te dar suporte para você não ter medo de falar o idioma errado, ou que te ajudará a estar disposto a acordar cedo e a enfrentar o frio e a chuva para ir ao trabalho? Com certeza o dinheiro para fazer uma viagem para um destino que sempre sonhamos poderá ser um fator motivador, mas a inspiração de ser livre e de explorar o mundo te levará ainda além quando faltarem motivadores imediatos.
Conecte-se com o “Porque” das coisas, tenha uma fé inabalável em você e entre em AÇÃO! Abraço.
Sobre a autora:
Para conhecer mais sobre o trabalho da Lilian, acesse O Dom de Ser Livre.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…