Segundo matéria publicada no começo do ano pelo “The Irish Times“, o número de vistos de trabalhos emitidos para não europeus na Irlanda em 2014 teve um aumento de mais de 40% comparado com 2013. O total chegou a 5495 vistos emitidos, sendo 2302 para a área de TI e 1146 para a área de saúde. Dos 96 países para os quais foram emitidas autorizações de trabalho, a Índia ficou em primeiro lugar, com 30% de, EUA com 12%, Paquistão com 9%, Israel e China empataram com 5% cada, assim como a Malásia e Brasil, com 3% cada e Sudão, Filipinas e Canadá com 2% cada, completando assim o Top 10 dos países com mais vistos de trabalho na Irlanda.
Conseguir um emprego na Irlanda não é uma tarefa fácil, mas o que podemos avaliar é que o espaço para não europeus no país está crescendo aos poucos, inclusive para nós, brasileiros. Mas será que além de TI, existem outras áreas que também merecem atenção?
Tendo o Health Service Executive (HSE) como responsável pela fiscalização e cuidado da área de saúde e serviços sociais na Irlanda, o setor emprega hoje mais de 120 mil pessoas no país, distribuídos entre 47 hospitais públicos, 19 hospitais particulares, 22 hospitais voluntários, além dos serviços privados.
Destaque para o crescimento da área de enfermagem, medicina e assistência, como no caso do cuidador de idosos (Confira a matéria “Trabalhe como cuidador(a) de idosos na Irlanda“)
Serviços bancários, bancos de investimentos, empresas de seguros, cartão de crédito e corretora de ações dominam o mercado financeiro na Irlanda, tendo dois grandes grupos bancários, Allied Irish Banks e Bank of Ireland, como os maiores na prestação de serviços financeiros do país. O que não impede seus concorrentes de fomentar o mercado anunciando novas oportunidades, como a empresa americana de análise financeira Numerix, que anunciou em julho a criação de 30 novas vagas para a sede localizada em Dublin.
Partindo da já conhecida informação de que a área de TI continua sendo a que mais contrata não europeus na Irlanda, é fácil encontrar vagas na área, certo? Pois não esqueça que além das vagas técnicas, muitas delas também são voltadas para as áreas de comunicação e marketing. Por exemplo, recentemente o Facebook com sede em Dublin divulgou vagas na área de marketing digital tendo como pré-requisito a fluência na língua portuguesa.
A Irlanda tem uma das mais avançadas e competitivas infraestruturas de telecomunicações na Europa. Isso, contando com a entrada de empresas multinacionais no país, que garante a perpetuação da cultura de trabalho com funcionários de diferentes nacionalidades. Exemplo disso foi a divulgação no meio de agosto da empresa irlandesa “Pure Telecom”, que anunciou a criação de 30 novas vagas e um investimento de mais de € 2 milhões para expandir seus negócios.
A indústria farmacêutica também está em processo de expansão na Irlanda. Um exemplo foi a divulgação feita em julho pela empresa farmacêutica americana Parexel, com sede em Dublin, onde anunciou a criação de mais de 130 vagas de emprego para o próximo ano. A empresa está recrutando pessoas para as áreas farmacêutica, clínica, de tecnologia, jurídico, consultoria e logística – e em todos os níveis.
Revisado por Tarcisio Junior
Imagens via Shutterstock
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…