O líder do partido Fianna Fail, Micheál Martin, foi escolhido primeiro-ministro da Irlanda (Taoiseach) no último sábado, 27 de junho, pondo um fim no demorado processo para a escolha de um novo governo, iniciado em fevereiro, após eleições ocorridas no país.
Foram 93 votos a favor de Martin, contra 63 e três abstenções. Isso representa o apoio dos partidos de coalizão, Fianna Fail, Fine Gael e Green Party, além de nove TDs (deputados) independentes. A votação ocorreu no Centro de Convenções de Dublin e não no Leinster House, como seria tradicionalmente, para manter o distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19.
Após a eleição, Martin foi recebido pelo presidente President Michael D. Higgins em sua residência, Áras an Uachtaráin, no Phoenix Park, para a formalização de sua posse.
Leia também: Conheça todos os pontos da 3ª fase de flexibilização do lockdown
Após assumir o cargo, Martin denominou os integrantes de seu governo. Entre as mudanças está o Ministério da Saúde. Simon Harris (FG), que atuava no cargo, vai para o Ministério da Educação Superior, Inovação e Pesquisa, deixando o cargo antigo para Stephen Donnelly (FF).
Leo Varadkar, ex-primeiro-ministro, ocupa agora o cargo de Ministro da Empresa, Comércio e Emprego, além do cargo de vice-primeiro-ministro, ou Tánaiste (termo gaélico). Varadkar deverá voltar ao cargo de primeiro-ministro na metade dos cinco anos de duração da coligação, conforme acordo entre os partidos.
Segundo o site do FF, Micheál Martin nasceu em Turners Cross, no condado de Cork. Ele é filho do ex-boxeador irlandês de Paddy Martin e Lana Corbett. Estudou na University College Cork (UCC), onde se qualificou com um diploma de Bacharel em Artes. Concluiu sua tese de Mestrado em História Política, antes de decidir iniciar uma carreira como professor de ensino médio no St. Kierans College, Camden Quay, Cork.
Leia também: Partidos fazem coalizão histórica para criar novo governo na Irlanda
Na UCC, desenvolveu um grande interesse pela política. Em 1988, tornou-se membro do partido Fianna Fáil. No ano seguinte, se tornou um TD. Desde então fez parte de quatro cargos no gabinete: Ministro das Relações Exteriores (2008-2011), Ministro das Empresas, Comércio e Emprego (2004-2008), Ministro da Saúde (2000-04) e Ministro da Educação (1997-2000).
Micheál é casado com Mary O’Shea. A família mora em Ballinlough, condado de Cork, onde o primeiro-ministro foi recebido com festa após sua posse.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…