Autoridades da Irlanda publicaram notas de repúdio à invasão de vândalos aos edifícios dos Três Poderes em Brasília. Desde a segunda-feira, 9, um dia após a situação ocorrida, integrantes do governo Executivo e legislativo do país se manifestaram sobre a situação do Brasil e os desdobramentos do ataque ocorrido no domingo, 8.
O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, disse:
“A eleição democrática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma escolha do povo brasileiro. O Presidente Lula da Silva enfrenta enormes desafios aos quais todos os que acreditam no processo democrático devem dar o seu apoio”.
O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, disse:
“Profundamente perturbado pelas cenas na capital do Brasil, Brasília, hoje. A Irlanda condena este violento ataque às instituições democráticas e apoia plenamente
@LulaOficial e a democracia brasileira.”
O Department of Foreign Affairs, Departamento de Relações Exteriores da Irlanda, emitiu nota de recomendação de viagem dos irlandeses ao Brasil:
“Cidadãos irlandeses no Brasil são aconselhados a evitar todas as manifestações e eventos com grandes multidões devido a preocupações de segurança. Os cidadãos irlandeses devem monitorar a mídia local para obter as informações mais recentes e seguir os conselhos das autoridades.”
As capas dos portais da imprensa irlandesa destacaram, na noite de domingo, 8 de de janeiro de 2023, o ataque de vândalos à praça dos três poderes em Brasília.
A notícia sobre o ataque foi manchete no jornal Irish Times, que destacou que “apoiadores de Bolsonaro invadem Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto”, ressaltando que “Lula declara intervenção da segurança federal na capital e diz que manifestantes serão punidos”.
A rede de comunicação RTÉ, a principal da Irlanda, disse que “apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram ministérios e o prédio do congresso em Brasília”, enfatizando que “cenas dramáticas mostram apoiadores do ex-presidente de extrema-direita (…) cercando o palácio presidencial”.
O jornal The Independent Ireland afirma que “apoiadores do ex-presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal em Brasília”.
A Embaixada da Irlanda no Brasil publicou uma nota em seu perfil oficial no Instagram pedindo a cidadãos irlandeses a evitarem Brasília. De acordo com a nota, “devido à atual situação de segurança na cidade de Brasília, os cidadãos irlandeses são aconselhados a evitar as áreas centrais de Brasília até novo aviso”.
“Caso algum cidadão irlandês necessite de assistência, deverá entrar em contato com o serviço de emergência da Embaixada fora do horário de expediente +55 61 3248 8800”, continua a nota.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…