Autoridades da Irlanda publicaram notas de repúdio à invasão de vândalos aos edifícios dos Três Poderes em Brasília. Desde a segunda-feira, 9, um dia após a situação ocorrida, integrantes do governo Executivo e legislativo do país se manifestaram sobre a situação do Brasil e os desdobramentos do ataque ocorrido no domingo, 8.
O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, disse:
“A eleição democrática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma escolha do povo brasileiro. O Presidente Lula da Silva enfrenta enormes desafios aos quais todos os que acreditam no processo democrático devem dar o seu apoio”.
O vice-primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, disse:
“Profundamente perturbado pelas cenas na capital do Brasil, Brasília, hoje. A Irlanda condena este violento ataque às instituições democráticas e apoia plenamente
@LulaOficial e a democracia brasileira.”
O Department of Foreign Affairs, Departamento de Relações Exteriores da Irlanda, emitiu nota de recomendação de viagem dos irlandeses ao Brasil:
“Cidadãos irlandeses no Brasil são aconselhados a evitar todas as manifestações e eventos com grandes multidões devido a preocupações de segurança. Os cidadãos irlandeses devem monitorar a mídia local para obter as informações mais recentes e seguir os conselhos das autoridades.”
As capas dos portais da imprensa irlandesa destacaram, na noite de domingo, 8 de de janeiro de 2023, o ataque de vândalos à praça dos três poderes em Brasília.
A notícia sobre o ataque foi manchete no jornal Irish Times, que destacou que “apoiadores de Bolsonaro invadem Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto”, ressaltando que “Lula declara intervenção da segurança federal na capital e diz que manifestantes serão punidos”.
A rede de comunicação RTÉ, a principal da Irlanda, disse que “apoiadores do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram ministérios e o prédio do congresso em Brasília”, enfatizando que “cenas dramáticas mostram apoiadores do ex-presidente de extrema-direita (…) cercando o palácio presidencial”.
O jornal The Independent Ireland afirma que “apoiadores do ex-presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso, o palácio presidencial e o Supremo Tribunal Federal em Brasília”.
A Embaixada da Irlanda no Brasil publicou uma nota em seu perfil oficial no Instagram pedindo a cidadãos irlandeses a evitarem Brasília. De acordo com a nota, “devido à atual situação de segurança na cidade de Brasília, os cidadãos irlandeses são aconselhados a evitar as áreas centrais de Brasília até novo aviso”.
“Caso algum cidadão irlandês necessite de assistência, deverá entrar em contato com o serviço de emergência da Embaixada fora do horário de expediente +55 61 3248 8800”, continua a nota.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…