Depois de dar uma circulada entre as companhias aéreas, nosso mochilão pega carona em um dos meios de transportes terrestres mais populares da Ásia, os tuk tuks. A engenhoca sobre duas rodas, as vezes três, faz a alegria dos turistas, além de ser super ágil.
Em cidades como Bangcoc, na Tailândia e Siem Reap, no Camboja, eles estão em todo os lugares e desafio aquele que conseguir andar mais de cem metros sem ser abordado por um dos simpáticos motoristas querendo te transportar a bordo dpo veículo criativo e sempre muito bem caracterizado.
Mas, antes de você se aventurar no tradicional transporte asiático, vale a pena estar ciente de algumas artimanhas do sistema.
Apesar de ser considerado um meio de transporte relativamente barato, lembre-se sempre de barganhar, já que não existe uma tabela de preços. Então, aquele motorista de tuk tuk sorridente e atencioso pode estar te cobrando três vezes mais que o outro na próxima esquina.
Tenha dinheiro sempre trocado tanto no Camboja quanto na Tailândia. Percebi que muitas vezes nossos queridos e carismáticos tuk tuk drivers usam o truque da falta de troco para te cobrar um pouco a mais. Seja mais esperto do que eles!
Cuidado com as ofertas de uma volta pelos principais pontos turísticos do centro de Bangcoc for free ou por preços muito atrativos. Eu, mesmo tendo lido vários posts falando sobre a habilidade de convencimento dos motoristas dos tuk tuks, acabei caindo no conto do vigário e passei 1h30 tendo que fazer cara de turista simpática em cinco lojas da região.
O passeio pelos pontos turísticos se resumiu a uma parada estratégica no templo Intharawihan e depois o tuk tuk descaradamente foi parando em lojas de joias, alfaiataria e outras do gênero, onde você é persuadido a comprar. Aí você terá suas opções: ficar bravo e obrigar o tuk tuk a te levar de volta ao ponto de origem ou fazer cara de turista louca, entrar nas lojas, passar cinco minutos elogiando o estoque e aproveitando o ar condicionado. Eu preferi a segunda opção!
Então, fica a dica: fuja das ofertas generosas dos tuk tuks para te levar a um passeio por Bangcoc, pois é uma fria!
Apesar de ser o mesmo meio de transporte, as regras podem mudar um pouco entre países. Na Tailândia, por exemplo, será muito mais comum o tuk tuk cobrar por pessoa, enquanto no Camboja, o preço geralmente será por viagem, então, se você estiver viajando sozinho pelo Camboja, uma boa dica é encontrar alguém para dividir o valor.
E para fechar, não saia da Ásia sem experimentá-los. Além de práticos e super ágeis, principalmente no trânsito caótico de Bangcoc, eles acabam sendo uma forma divertida de conhecer a cidade.
Este texto faz parte da série Mochilão pela Ásia em oito destinos.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Outubro/2014.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…