O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre os Avisos de Início de Construção Residencial (commencement notices) para dezembro de 2024 e o total de novas construções residenciais iniciadas ao longo do ano de 2024.
Os dados revelam que, entre janeiro e dezembro de 2024, foram iniciadas as construções de 60.243 novas residências, representando um aumento de 84% em relação às 32.801 registradas em 2023.
Isso equivale a uma média de 239 novas residências começando a ser construídas por dia útil em 2024. Este é o maior número anual de inícios de construções residenciais desde o início dos registros em 2014.
Em dezembro de 2024, os Avisos de Início de Construção para 4.397 novas residências foram recebidos pelas Autoridades de Controle de Construção, um aumento de 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 3.167 unidades foram iniciadas.
Segundo o Ministro de Estado, Alan Dillon, a marca de mais de 60 mil novas residências iniciadas em 2024 “é um testemunho da eficácia de medidas governamentais direcionadas para enfrentar o desafio habitacional”. “Este recorde de inícios entregará novas residências para famílias, casais e indivíduos em todo o país”, afirmou.
Dos 60.243 novos inícios de construção em 2024, 34% ocorreram nas quatro autoridades locais de Dublin, totalizando 20.712 novas residências.
Fora de Dublin, a maior quantidade foi registrada em Cork City, com 4.384 novas residências.
O governo da Irlanda chegou perto de bater sua meta na construção de novas casas dentro do programa Housing for All (Moradia para Todos), iniciado em 2021.
Em 2023, foram concluídas 32.695 novas moradias, representando a maior entrega anual de novas moradias em quinze anos. Portanto, o número é o maior desde que o programa foi criado, mas ainda não chegou na meta, que é construir 33 mil casas anualmente até 2030.
Do número total do ano passado, 36% foram apartamentos, 17% foram casas regulares e 47% foram casas voltadas para programas de moradias.
O número de novas moradias entregues no ano passado aumentou 10% em relação a 2022. Esse impulso está previsto para continuar em 2024, com 32.801 novas moradias tendo iniciado a construção em 2023 – um aumento de quase 22% em relação a 2022.
Também já existe a permissão concedida para 37.641 novas moradias até o final de setembro de 2023.
Desde o lançamento do Plano “Housing For All”, em setembro de 2021, quase 70.000 novas moradias foram entregues.
Dentro do programa House For All, o governo irlandês lançou esquemas de compra e reforma de propriedades que auxiliam quem deseja adquirir um imóvel na Irlanda.
Leia também: Direitos de quem paga aluguel na Irlanda: saiba como funcionam as regras
O Housing for All tem como meta construir mais casas de todos os tipos para pessoas com diferentes necessidades habitacionais, oferecendo qualidade de vida com preços acessíveis de compra e aluguel para quem vive na Irlanda.
O objetivo geral do governo é que todos os cidadãos tenham acesso a moradias de qualidade, apoiar a aquisição da casa própria e aumentar a acessibilidade.
Além disso, erradicar a falta de moradia, aumentar a oferta de habitação social e apoiar a inclusão social
aumento da oferta de novas habitações.
Veja o plano completo do Housing for All aqui.
Leia também: Crise de acomodação na Irlanda: o que está acontecendo no país?
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…