“Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas, vou ser artista de cinema, o meu destino é ser star”. Morar na Califórnia parece um sonho como na música de Lulu Santos, mas nem só de ondas e fama se vive nesse estado americano.
O destino, geralmente, surpreende estrangeiros que sonham estudar inglês e explorar tudo o que um dos maiores estados dos EUA tem a oferecer.
Além disso, quem escolhe morar na Califórnia também tem a chance de conhecer lugares paradisíacos, estar em contato com pessoas de diferentes nacionalidades, visitar cidades incríveis e esbarrar com diversas celebridades pelas ruas.
Afinal, a Califórnia é o centro de gravações de diversos filmes e muitos famosos vivem por lá.
E é claro que as vantagens de morar na Califórnia não param por aí!
O destino é conhecido por ter instituições de ensino muito renomadas e por ser onde o Vale do Silício (maior polo industrial e tecnológico do mundo) está localizado.
Deu para perceber que tem muita coisa boa para desfrutar na Califa, né?! Mas vamos direto ao ponto!
Leia também: Intercâmbio: como fazer, quanto custa e quais são os principais destinos
Existem vários programas que permitem aos estrangeiros morar na Califórnia. Entre eles, estão pacotes para trabalhar como babá, fazer cursos de idiomas, profissionalizantes, High School e universidade.
Confira.
Não é novidade que, nos Estados Unidos, existe uma alta procura pelo serviço de Au Pair por parte das famílias americanas. No entanto, morar na Califórnia como Au Pair é ainda mais comum do que muitos intercambistas imaginam.
Esse tipo de programa é indicado para mulheres de 18 a 26 anos, que desejam trabalhar como babá de bebês e crianças e que recebem um salário fixo pelo serviço.
Como Au Pair, a pessoa ainda precisa realizar um curso de sua escolha durante o período em que estiver no país e, na maioria das vezes, pode morar na casa da família. É uma boa opção para quem deseja fazer um intercâmbio de 1 ou 2 anos.
Estudar inglês é certamente o tipo de programa mais procurado por quem sonha em morar na Califórnia.
E para quem escolhe a opção do curso de idioma, vale ressaltar que não faltam opções de excelentes escolas nas mais diversas cidades.
Nesse caso, as escolas oferecem aulas de inglês para os mais diferentes níveis e para literalmente todas as idades. Sem contar que a maioria delas conta com cursos preparatórios para exames de proficiência como TOEFL e IELTS.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Uma outra forma de morar na Califórnia é optar por um curso profissionalizante. Ou seja, esse tipo de programa é indicado para quem já tem um certo domínio do inglês e deseja adquirir novos conhecimentos em áreas específicas, sendo uma ótima oportunidade de aperfeiçoar técnicas profissionais e dar aquele up no currículo.
Sim! É possível cursar o Ensino Médio na Califórnia. É o famoso “High School”, indicado para jovens de 14 a 18 anos, que estão cursando o Ensino Médio no Brasil. Para esse tipo de programa, o estudante pode escolher uma escola pública ou privada ou, até mesmo, empenhar-se para conseguir uma bolsa de estudo.
No entanto, quem escolhe esse tipo de programa precisa tomar cuidado com a solicitação do visto, pois para escola privada é preciso aplicar o F-1, enquanto para públicas o J-1.
Como citado lá no início, a Califórnia é conhecida pela alta qualidade do ensino. Ou seja, morar na Califórnia e ingressar em uma universidade pode ser uma boa experiência para evoluir profissionalmente.
Nesse caso, há possibilidade de realizar o intercâmbio por meio de universidades brasileiras que têm parcerias com universidades americanas ou, simplesmente, ficar atento às oportunidades de adquirir uma bolsa de estudo.
Os intercambistas que desejam viver a experiência de estudar em uma universidade californiana podem escolher entre cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e, até, MBA. No entanto, um dos principais requisitos é ter fluência no inglês.
Agora que você já conferiu as oportunidades possíveis para você morar na Califórnia, vamos à parte burocrática da viagem: os vistos.
Antes de ler sobre as possibilidades de vistos para morar legalmente na Califórnia, tenha em mente que é fundamental acessar o site do Consulado dos Estados Unidos no Brasil, pois lá sempre acontecem atualizações nos documentos solicitados.
Os principais tipos de vistos para morar na Califórnia são:
Confira aqui as diferenças entre os vistos F-1 e J-1.
Sem dúvida, é fundamental se preparar financeiramente para morar na Califórnia, visto que o destino é muito procurado e com preços um pouco altos.
No entanto, é claro que tudo depende do tipo de programa que você vai escolher e do estilo de vida que deseja levar durante o período quando estiver morando fora do Brasil.
Mas, de qualquer forma, é válido colocar no papel os gastos com passagens, escola, transporte, alimentação, lazer, etc., pois fazer isso antes de embarcar, certamente, vai proporcionar mais segurança e evitar certos perrengues.
Para se ter uma ideia, um curso de inglês de quatro semanas, por exemplo, na cidade de San Diego, custa US $832,00, aproximadamente R$ 4.635,24 (US $1,00 = R$ 5,57).
Se lendo até aqui você já estava se sentindo animado para viver essa aventura, agora a vontade provavelmente só vai aumentar! É hora de conhecer algumas das principais cidades para morar na Califórnia e tudo o que elas podem oferecer aos intercambistas.
San Diego, a segunda maior cidade californiana, ainda é uma das mais desejadas por quem decide morar na Califórnia. E não faltam motivos para explicar tanta procura!
A cidade é cercada de praias lindíssimas e tem uma atmosfera vibrante. É o destino ideal para quem adora uma aventura e que está sempre em busca de esportes radicais ou aquáticos, como surf, rafting, windsurf, ski aquático, etc.
O clima de San Diego é tropical, ou seja, bem parecido com o clima do Brasil e, apesar de fazer um friozinho no inverno, a maior parte dos dias é de sol e calor. Ou seja, ideal para curtir as praias e as áreas de lazer ao ar livre na cidade.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Já imaginou morar na Califórnia na mesma cidade onde vivem as famosas estrelas de Hollywood?
Assim é Los Angeles, um destino mundialmente conhecido pelo cinema e pelo entretenimento, e que ganha o coração dos apaixonados por arte e música.
Além de todo glamour, a cidade tem praias incríveis, repletas dos famosos coqueiros e tem inúmeras atrações para os mais diferentes gostos e idades.
E é claro que, por ser uma cidade grande, Los Angeles tem bastante trânsito e agito 24 horas por dia. Mas é preciso dizer que há bons refúgios para quem deseja relaxar, sem contar a vantagem de ser pertinho de cidades menores e incríveis da Califórnia, como Santa Bárbara e Santa Mônica.
Santa Mônica é uma típica cidade californiana, famosa pelo seu píer, que é cheio de restaurantes, lojas e um lindo parque de diversões com vista para o oceano. E que a verdade seja dita: a cidade tem um clima de férias e o verão parece nunca ter fim por lá.
É uma ótima opção para quem deseja morar em um lugar menor e mais calmo, mas que, ao mesmo tempo, está próximo de uma grande cidade como Los Angeles. Santa Mônica é um destino até difícil de descrever em palavras, dizem que só indo até lá para entender sua energia.
A cidade mais tecnológica da Califórnia certamente é San Francisco. Mas engana-se quem pensa que esse é um destino famoso apenas por esse motivo. Muito pelo contrário! A cidade conquista qualquer viajante por ser um lugar que literalmente abraça a diversidade.
Ou seja, San Francisco busca cada vez mais combater preconceitos e isso conta muito na hora de escolher um destino para fazer um intercâmbio, não é mesmo?
Além disso, é uma cidade repleta de atrações únicas e que reúne história, arte, natureza e boa gastronomia em um só lugar. Vale lembrar que lá está localizada a ponte Golden Gate, um dos maiores cartões-postais da Califórnia e um dos pontos turísticos mais visitados da região. Em resumo, San Francisco é um verdadeiro paraíso para quem deseja morar na Califórnia.
O edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.
As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil diversas agências com um só clique!
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…