Multas no transporte público da Europa: burlar pagamento pode custar caro
2 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Ao utilizar ônibus, trens e outros meios de transporte em cidades europeias, deparamo-nos com algo bem diferente do Brasil: a ausência de catracas. Em muitos deles, o acesso é livre às plataformas de trens, metrôs, bondes e, em alguns casos, até mesmo, ao interior dos ônibus. Mas será que existem multas no transporte público da Europa para quem burlar o pagamento da passagem?
Embora muitos turistas façam isso por falta de conhecimento, deixar de pagar ou autenticar a passagem, dependendo do tipo de sistema de cada país, é considerada uma infração e gera multas (altíssimas, em alguns casos).
Neste artigo, vamos explicar como funciona o sistema de cobrança do transporte público em diversos países e quais são as multas da Europa para quem não segue as regras.
Multa na Irlanda para quem não pagar passagem
Em Dublin, na Irlanda, para utilizar o Luas (trem urbano), basta comprar sua passagem em uma das máquinas de autoatendimento disponibilizadas nas estações ou encostar seu Leap Card (cartão eletrônico de transporte) em um dos totens próximo à estação. Pronto! É só embarcar. Não precisa passar por nenhuma catraca.
Porém, quem quiser correr o risco e embarcar nesse meio de transporte sem efetuar o pagamento, pode ser abordado por um dos fiscais espalhados pelas estações. Se isso acontecer, ele vai coletar os seus dados — como nome e endereço —, e uma multa será enviada para a sua residência. O “Luas Standard fare” é de 45 euros.
No Dublin Bus, também não há catracas, e o pagamento da tarifa deve ser feito em moedas, ao motorista, ou então pelo Leap Card. Como o valor é definido de acordo com a distância percorrida, você pode consultar o preço exato da sua tarifa pelo site da companhia ou pelo aplicativo disponível para celulares. Outra opção é informar ao motorista o seu ponto de desembarque, pois, assim, ele realizará a cobrança do valor exato.
Quem pretender economizar e informar o destino errado para pagar uma tarifa menor ou utilizar um bilhete fora da validade, correrá o risco de ser surpreendido por um fiscal e, consequentemente, ser multado em 100 euros. A multa é entregue no ato da abordagem e deve ser paga na central do Dublin Bus, na O’Connell Street. De acordo com a empresa, quem pagar a penalidade antes dos 21 dias de prazo, tem um desconto de 50%.
No sistema Irish Rail, com trens interestaduais ou intermunicipais, como o DART, a penalidade é muito maior. Aqueles que forem pegos sem tickets precisam pagar o valor de até €1,000, uma das mais altas multas no transporte público da Europa.
Na Alemanha, não esqueça de autenticar o seu ticket
Por experiência própria, em hipótese alguma se esqueça de carimbar seu bilhete de metrô na Alemanha! No meu caso, para não perder o trem que estava na plataforma de uma estação em Berlim, embarquei logo após adquirir o meu bilhete em uma daquelas máquinas de autoatendimento.
Duas estações depois, vejo os fiscais dentro do trem. Toda segura de mim, apresentei meu bilhete assim que solicitado. No mesmo momento, eles me disseram que eu teria que pagar 40 euros de multa pela falta do carimbo.
Tentei conversar, expliquei que havia comprado o bilhete há poucos minutos, inclusive horário e local estavam impressos nele, mas, enfim, eles não aceitaram a minha justificativa e tive que desembolsar os 40 euros no ato.
Após esse episódio, comprei um bilhete diário que, no caso, só precisaria ser carimbado uma única vez e poderia ser utilizado por um número ilimitado de viagens. Lição aprendida!
Outro detalhe importante para se evitar uma desagradável penalidade nas cidades alemãs é comprar o bilhete para todas as zonas pelas quais você pretende viajar. Portanto, antes de adquiri-lo, consulte o mapa e veja a localização do seu destino. Qualquer dúvida, compre seu ticket na bilheteria da estação.
Além da Alemanha, muitas multas no transporte público da Europa em geral acontece pela falta de autenticação.
Na França, valide seu bilhete de ônibus ou trem
Na França, quem for flagrado utilizando o transporte público sem o bilhete ou sem validá-lo deverá pagar imediatamente ao inspetor uma multa de 50 euros, em dinheiro ou cheque. Quem não tiver essa quantia no bolso no momento da abordagem, terá um período de até 7 dias para pagar a conta. Porém, nesse caso, o valor sobe para mais 50 euros.
O não pagamento da multa após dois meses de cobrança pode levar o caso ao tribunal.
Outro ponto importante: assim como em qualquer cidade do mundo, não se esqueça de guardar seu bilhete até o fim do trajeto. Em Paris, por exemplo, você vai precisar dele para habilitar a catraca na saída das estações de metrô. A ausência do bilhete na saída também pode resultar na cobrança da multa.
Inglaterra chega a cobrar 1.000 pounds de multa
Burlar o sistema de transporte britânico na capital inglesa, por exemplo, pode sair bem mais caro do que você imagina. No momento da compra do seu bilhete, seja do metrô, ônibus ou trem, tenha certeza de que ele cobre todo o seu trajeto.
Ao ser pego no metrô com um bilhete incorreto, você será taxado em 80 libras. Caso pague esse valor em até 21 dias subsequentes à sua multa, o valor cai para 40 libras.
Vale lembrar que é possível usar a aproximação do cartão de débito na entrada e saída das estações como forma de pagamento do bilhete.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem...
3 dias atrás
-
Custo de Vida
Quanto custa o transporte público em Dublin?
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do...
6 dias atrás