Foto: Rubinho Vitti
Um mural criado para homenagear os 200 anos de independência do Brasil foi inaugurado nesta terça-feira, 8 de novembro, no Ormond Quay, às margens do rio Liffey, no centro da cidade de Dublin.
Com o nome “Do Not Remove/Não Remova”, o painel foi criado pelo artista brasileiro Neto Vettorello e o irlandês Asbestos.
A realização do projeto foi uma parceria entre Association of Brazilian Families in Ireland (AMBI), associação de famílias brasileiras na Irlanda, com a Embaixada do Brasil em Dublin, o Dublin City Council (DCC) e Monteco Holdings Ltd.
A prefeita de Dublin, Caroline Conroy, esteve com o Embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Fortuna Biato, para a inauguração do mural.
Com o nome “Do Not Remove/Não Remova”, o painel foi criado pelo artista brasileiro Neto Vettorello e o irlandês Asbestos. Foto: Rubinho Vitti
“Estou muito feliz hoje em revelar esta bela obra de arte. É uma alegre celebração do bicentenário da Independência do Brasil e da diversidade da cidade de Dublin. Esta fantástica nova instalação de arte irá valorizar os cais e será apreciada tanto pelos visitantes como pelos trabalhadores do centro da cidade. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos que colaboraram neste emocionante projeto de artes”, disse Caroline.
Biato felicitou todos os responsáveis por tornar possível “esta justa celebração dos ricos e vibrantes laços de amizade e familiar que unem os povos irlandês e brasileiro”. “Ao apresentar os 200 anos da independência do Brasil, os artistas responsáveis também homenageiam os ideais de liberdade e autodeterminação que sempre guiaram nossas nações.”
A ideia era criar uma arte que pudesse representar a comemoração dos 200 anos da independência brasileira e também ser um “presente” da comunidade brasileira para Dublin surgiu pela Ambi que inscreve o projeto junto à prefeitura de Dublin, unindo Neto e Asbastos.
Segundo narram os artistas, a obra é um olhar para a valorização da história, patrimônio e cultura tanto do Brasil como da Irlanda.
“É interessante essa comunicação que tem com a cidade e ser num ponto de relevância e trazer um pouco mais da nossa essência brasileira para a cidade de Dublin é fundamental”, disse Neto.
Para Asbastos, o painel pensa sobre a herança de Brasil e Irlanda. “É pensar sobre as coisas que nós estimamos e todas as coisas que potencialmente estamos destruindo com o progresso ou suposto progresso”, disse.
Veja cobertura da inauguração:
Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…
Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…
Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…
Praticamente em todos os anos, existe uma confusão entre quando é feriado na semana de…
Foi lançado ontem, o traçado para o novo Luas Cork, com uma rota de 18…
A Irlanda não é a Suíça, mas temos que afirmar que os chocolates irlandeses chegam…