Você sabia que existe o Museu do Titanic na Irlanda do Norte, que conta, de forma muito tecnológica, toda a história do maior acidente naval da história? O Titanic Belfast ou Titanic Experience é a principal atração turística paga da Irlanda do Norte e leva milhares de turistas, todos os anos, para dentro de sua estrutura incrível.
Desde sua inauguração em 2012, o Titanic Belfast recebeu mais de 6,5 milhões de visitantes. Mas por que existe um museu do Titanic em Belfast?
O edublin visitou o espaço, após uma revitalização milionária. Vamos mostrar detalhes desse ponto turístico.
Belfast foi o ponto de partida do Titanic em sua viagem inaugural. Ele teria como destino WestWards, passando por Southampton, Cherbourg e Cobh.
A capital da Irlanda do Norte também era sede da Harland and Wolff, empresa do setor da construção naval responsável pela criação do Titanic. Criada em 1861, ela permanece na ativa após o fiasco de seu mais importante produto construído.
O Museu do Titanic coloca o visitante para viajar no tempo e na história. Por isso, foi pensado para ter um visual completamente diferente.
O design icônico compreende muitas metáforas marítimas, incluindo cristais de água, proas de navios e o logotipo da White Star, companhia que construiu o Titanic.
Por isso mesmo, a parte externa do prédio tem duas interpretações: ela lembra a proa do Titanic e, alternativamente, parece o iceberg que afundou o navio. São, ao todo, 3.000 pedaços de alumínio utilizados para cobrir a fachada de 38 metros de altura, a mesma medida do casco do histórico flutuante.
A enorme estrutura de 14.000 m² acomoda nove espaços para exposições interativas, teatro, recriações das cabines do navio e uma luxuosa suíte para conferências com capacidade para até 1.000 convidados.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
A área do Museu do Titanic chamada Titanic Experience é uma viagem por muitos e muitos arquivos, imagens, locuções, vídeos, fotos e mais.
O passeio no museu consiste em visitar nove galerias absolutamente interativas, que passeiam pela história, conhecendo desde a Belfast do início do século 20, quando o Titanic foi construído (1909 – 1911), até a redescoberta do navio no fundo do mar, que inspirou e deu origem ao filme Titanic, lançado há 20 anos, em 1998.
A autoguiada Titanic Experience conta a história do RMS Titanic, desde sua concepção em Belfast no início de 1900, passando por sua construção e lançamento, até sua famosa viagem inaugural e seu trágico fim.
São diversas réplicas feitas das principais partes do Titanic. Elas estão espalhadas pelas galerias. O visitante pode ver, por exemplo, o leme do navio ou entender como era a rampa de lançamento do Titanic. Há também recriações digitais que fazem o público parecer estar dentro do navio.
A quinta galeria do navio é dedicada à desastrosa viagem inaugural do Titanic, que fez o navio ficar famoso no mundo todo. Já a sexta galeria fala especificamente do naufrágio. Lá, imagens e áudios retratam como foram os pedidos de socorro de quem conseguiu sobreviver à queda.
Áudios de histórias de sobreviventes também são mostrados. Já a sétima galeria documenta as consequências do naufrágio e mostra uma réplica do bote salva-vidas em tamanho real.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Se em tempos de internet as fake news pegam as pessoas despreparadas, imagina o boca a boca de uma história tão surreal como a do Titanic.
O Museu do Titanic conta detalhes de boatos e interpretações que foram retratados em livros, peças de teatro e, claro, no famoso filme de 1998.
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
A expedição em busca dos destroços do Titanic, além de inspirar o filme, foi importante para saber a realidade da história do famoso navio.
A última galeria mostra os vídeos feitos a 3.700 metros abaixo da superfície do oceano Atlântico Norte, feitas por Robert Ballard, que narra sua trajetória para encontrar o histórico navio.
Após semanas fechado, o Titanic Belfast reabriu suas portas em 4 de março de 2023, com quatro novas galerias temáticas!
Os visitantes podem mergulhar mais fundo em uma jornada reflexiva das esperanças e sonhos daqueles impactados pelo icônico navio, dando-lhes a chance de descobrir mais sobre as vidas e histórias dos passageiros que sonhavam em começar uma nova vida na América, bem como como aqueles que construíram o navio em Belfast e aqueles que descobriram seu naufrágio.
Uma das peças centrais da nova experiência é um modelo iluminado do Titanic com 7,6 metros de comprimento com escala 1:35. O novo modelo fica suspenso no teto e é equipado com 300 metros de luzes LED, programadas para destacar diferentes áreas do navio de acordo com as histórias contadas.
O investimento de £ 4,5 milhões foi totalmente financiado pelo Titanic Belfast Gallery Refreshment Fund, que foi estabelecido quando o prédio foi inaugurado.
O Museu do Titanic fica na capital da Irlanda do Norte, Belfast, em uma região conhecida como Titanic Quarter. Tem fácil acesso do centro da cidade a pé ou por meio de transporte público.
Ele fica aberto diariamente, em diferentes horários durante o ano, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro. O local conta com café, restaurante e, até mesmo, hospedagem no Titanic Hotel Belfast.
Desde Dublin, o acesso à capital da parte norte do país é fácil, por ônibus ou trem, em uma viagem de apenas 2h30.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…