Para quem mora e principalmente para quem está só de passagem em uma nova cidade, os museus são geralmente um ponto necessário para se conhecer melhor a cultura local. Um itinerário turístico que se preze deve conter algumas escalas em museus obrigatórios.
Em Dublin, existem muitos museus importantes para se aprender sobre o comportamento gravado na história antiga do país, que ajuda a entender e desvendar segredos de comportamentos atuais.
A Galeria Nacional e o Museu de História Natural são apenas alguns exemplos de locais que valem uma visita sem pressa. Visitar os museus em Dublin é se permitir a desvendar e imergir na diversidade tão presente em vários aspectos da cidade.
O Centro James Joyce, por exemplo, é um espaço interessante onde você encontrará documentos e trabalhos impressionantes de um dos artistas mais famosos e talentosos da Irlanda.
Leia também: Conheça os museus de cera Madame Tussauds pela Europa
Dublin também apresenta museus que fogem do modelo tradicional, o que deixa o passeio ainda mais interessante. Museus como o da cerveja Guinness e a Jameson Distillery são fontes de entretenimento e conhecimento para os turistas e mesmo para os nativos, e você certamente diversificará seus conhecimentos.
Mas se você ainda prefere um tradicional museu histórico, o Museu Nacional da Irlanda pode ser o local certo. Você terá um curso intensivo da história e arquitetura irlandesa, com muitas informações culturais da cidade.
Leia também: 10 museus para você visitar na Irlanda
Em Dublin, assim como em outras capitas europeias, existem muitos museus gratuitos, alguns que solicitam apenas uma doação espontânea dos visitantes ou são mantidas por financiamento de empresas parceiras.
O Irish Jewish Museum, localizado na região de Portobello, por exemplo, tem financiamento independente e conta sobre a história e a cultura da comunidade judaica na Irlanda. As paredes contêm pedaços de uma antiga sinagoga e depoimentos de comunidades judaicas do país.
O Irish Museum of Modern Art – IMMA não está localizado no centro da cidade, mas, ainda assim, vale a visita. Localizado no edifício do hospital real do século 17, o IMMA recebe mais de 400 mil visitantes por ano e tem uma mistura de exposições permanentes e coleções temporárias de muitos artistas contemporâneos. E o melhor, a entrada é gratuita.
De modo geral, a Irlanda tem uma história literária rica, e a comprovação disso é o Museu do Escritor de Dublin. Localizado próximo da Galeria Hugh Lane — na Parnell Square, lá se pode encontrar artefatos dos próprios escritores, retratos e cronogramas dos grandes movimentos literários irlandeses e uma biblioteca repleta de livros instigantes e raros.
O museu apresenta, também, obras de escritores internacionais que contribuíram para a história literária irlandesa e moldaram a literatura atual.
Estes são só alguns dos museus que se pode achar na cidade. Indicamos também a leitura do post sobre as galerias de arte gratuitas para visitar em Dublin.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…