Provavelmente quando se pensa no cenário musical irlandês, bandas como U2, The Cranberries, The Coors, entre outras, vêm imediatamente na sua cabeça, não?
Mas, e quando se trata de música celta, o que você conhece? O ritmo, marcado pelo uso de instrumentos como violino, flauta, guitarras, harpa, bandolins e acordeões, tornou-se mundialmente popular a partir da década de 60. Conheça aqui alguns sucessos.
Clique nos títulos para ouvir!
Não, essa música não é do Metallica, mas uma tradicional canção irlandesa cuja origem exata é desconhecida. Wiskey in the Jar ganhou repercussão mundial quando a banda The Dubliners a gravou em um álbum nos anos 60. Em seguida, foi a vez de Thin Lizzy regravá-la, isso no começo dos anos 70.
Os Horslips podem ser considerados os pais do rock celta, já que eles foram uns dos primeiros a misturar os dois gêneros, no início dos anos 70, servindo de inspiração para outras bandas irlandesas.
A música foi escrita em 1949 e se tornou popular quando gravada pela banda The Dubliners e também pelo The Pogues. Outras bandas também gravaram a canção.
A banda, que ficou na ativa apenas por quarto anos (1981 a 1985), foi outra que se caracterizou por misturar elementos da música celta com o rock.
Essa música é relativamente recente, lançada em 2005 pela banda Dropkick Murphys. Ela foi, inclusive, trilha sonora do filme de Martin Scorsese, Os Infiltrados, cujo elenco é composto, dentre outros, por Leonardo Di Caprio e Matt Damon.
Fundada em 1996, o Gaelic Storm é uma banda Americana que mistura música celta com rock. O grupo deve sua popularidade à aparição cinematográfica no filme Titanic, em 1997. A partir de então fez turnês pela América do Norte e pela Europa.
Lançada na década de 70, a música Dearg Doom logo se tornou um sucesso, chegando ao primeiro lugar no cenário musical da Alemanha.
Essa você provavelmente já escutou nos pubs de Dublin! A música foi lançada em 2002 pela banda americana Flogging Molly.
A música gravada pela banda canadense em 1997 foi escrita por Johnny Burke, no fim do século XVIII, ou seja, cerca de 100 anos antes. A versão do Great Big Sea foi também trilha sonora do filme Intrigas de Estado, com Russell Crowe.
A música lançada na década 90 rendeu à banda irlandesa Saw Doctors o primeiro lugar nas paradas musicais do país e também se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos na Irlanda.
E você, qual música celta recomenda? Conte pra gente aí nos comentários!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…