Um estudo realizado pelas Nações Unidas mostrou que o impacto na Irlanda deve ser maior do que em qualquer país do mundo após o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia que aconteceu em janeiro. O período de transição, que deve ocorrer até 2021, mas também pode ser adiado, será essencial para saber quais consequências serão vistas na ilha, muito por conta das taxas de importação e exportação.
Irlanda pode perder mais de 2 bilhões de euros com taxação do Reino Unido em produtos de importação da UE. Foto: Pxhere
O estudo foi publicado no próprio site das Nações Unidas. Ele é baseado na postura de negociação comercial do Reino Unido, que deseja ter uma “independência máxima” das regras da União Europeia. Com tarifas pesadas, as exportações da Irlanda para o Reino Unido podem ser desastrosas.
O estudo, feito na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, diz que, em um cenário de não acordo durante a transição, “as exportações da Irlanda para o Reino Unido devem cair 10% como resultado de medidas”. Com base nos números de 2018, com um PIB de 321,4 bilhões de euros, a perda seria de e 2,4 bilhões de euros, cerca de 0,74%.
Bóris Johnson, primeiro-ministro britânico, quer que as negociações comerciais sejam concluídas até o final de 2020. Se houver um acordo entre UE e Reino Unido, o impacto seria menor, mas ainda significativo.
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…
Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…
O Departamento de Serviços de Imigração da Irlanda (ISD) anunciou como vai funcionar o visto…
O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…
Em 1916, o feriado de Páscoa na Irlanda caiu no dia 24 de abril. A…
Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…