Assim como no Brasil, o Natal na Irlanda é época de reunir a família, celebrar com os amigos, comprar presentes para os os mais chegados, fazer uma pequena pausa e se preparar para o novo ano que vai chegar.
É quando muita gente celebra o nascimento de Cristo ou espera o Papai Noel, faz brincadeira de amigo secreto e festa da firma.
Tradições que passam de geração para geração e fazem o mês de dezembro ser superespecial.
Mas será que a forma de celebrar o Natal na Irlanda é idêntica ao que geralmente os brasileiros celebram?
Neste artigo, comentamos as principais diferenças entre o Natal na Irlanda e no Brasil, além de curiosidades, tradições e mais.
Uma curiosidade que sempre surge é se a troca de presentes mais famosa de fim de ano também acontece durante o Natal na Irlanda. E a resposta é sim!
O “Secret Santa” ou “Kris Kindle”, como é chamado o Amigo Secreto na Irlanda, é mais comum entre colegas de trabalho e amigos do que entre membros da família.
As regras são as mesmas. Por isso, não se preocupe caso seja convidado para participar de algum.
As festas de empresa também bombam na Irlanda. Seja uma pequena reunião antes do feriado, seja uma festança, a equipe raramente deixa de celebrar o fim do ano.
O tipo da festa vai depender muito do lugar onde você trabalha, mas o importante é juntar “staff” e “managers” em um ambiente de descontração.
Geralmente, elas acontecem em pubs badalados e, dependendo do clima, vale até mesmo investir em um “jumper” bem a cara do Natal na Irlanda.
Leia também: Quais são os costumes do Natal na Europa?
Nós já contamos aqui no E-Dublin tudo sobre essa tradição do Natal na Irlanda de percorrer 12 pubs. Reza a lenda que a origem da brincadeira vem de uma famosa Christmas Carol (canção de Natal) chamada “12 days of Christmas”, “Os 12 dias de Natal”.
A brincadeira alcoólica, também conhecida como “pub crawl”, consiste em reunir a galera, fazer um roteiro com 12 pubs e entrar em todos bebendo um pouquinho em cada um. Mas não é bagunça não, viu? Tem regras e quem desobedecer… tem que beber ainda mais!
Vale reforçar que 12 bebidas é coisa para caramba e é preciso tomar muito cuidado na hora de encarar esse desafio. Beba muita água e não deixe de comer bem antes de começar o pub crawl.
Leia também: 6 dicas para o seu “pub crawl” de Natal ficar perfeito
A única unanimidade em toda casa irlandesa no mês de dezembro é a televisão sintonizada no canal RTÉ One. Isso porque é quando o The Late Late Show, programa de auditório superfamoso na Ilha, transmite o seu especial de Natal.
A edição natalina acontece desde 1975, mostrando os brinquedos que conquistaram o coração da criançada ao longo do ano.
Leia também: Como doar brinquedos para crianças carentes na Irlanda neste Natal
Além disso, ele conta com a presença dos pequenos, com apresentações musicais e de dança.
O espetáculo reúne famílias irlandesas no sofá da sala e arranca não só risadas, mas lágrimas de emoção. É definitivamente um dos momentos mais esperados do ano, só perdendo para o Papai Noel.
Diferentemente do Brasil, aqui na Irlanda não existe a tradição da ceia na véspera de Natal. Na noite do dia 24, em vez da família reunida e muita comilança, é a hora de botar as crianças para dormir cedo enquanto o Papai Noel não vem.
Mas é claro que, antes, é preciso preparar um agrado para o bom velhinho, certo? Em vez do sapatinho na janela do quintal, as crianças irlandesas deixam algumas guloseimas para Santa Claus, ou “Santy” para os mais chegados.
Para alimentar o Papai Noel, eles deixam alguns cookies ou a tradicional Mince Pie, uma tortinha de frutas caramelizadas bem típica do Natal da Irlanda. Não podemos esquecer das renas que trabalham muito nesse dia e merecem algumas cenouras.
Para beber, alguns deixam o tradicional copo de leite, combinação perfeita para os cookies. Mas há também quem deixe uma Guinness ou uma dose de Whiskey para esquentar o velhinho nesse frio.
Durante o Natal na Irlanda, a troca de presentes e o jantar farto a que estamos acostumados acontece no próprio dia 25. O menu natalino tipicamente irlandês conta com algumas delícias, entre elas, o peru de Natal recheado com “stuffing”, uma espécie de farofa feita de farelo de pão e ervas.
Outra comida típica que sempre marca presença é o “Plum Pudding”, um pudim de frutas e especiarias.
Leia também: Dublin é uma das melhores cidades para passar o Natal
Essa brincadeira natalina tradicional durante o Natal na Irlanda surgiu, na verdade, na ilha vizinha, a Grã Bretanha. Os Crackers de Natal são tubos em formato de bom-bom, feitos de cartolina e geralmente bem coloridos e brilhantes.
A graça consiste em: duas pessoas seguram o cracker, uma em cada ponta, e puxam ao mesmo tempo. O que acontece depois? Ele estoura! De lá de dentro, sai uma surpresa, geralmente bem simples, como um anel de plástico, uma miniatura, um carrinho.
Também é comum vir papelzinho com uma piada (digna do tio do pavê, figura conhecida do Natal brasileiro) ou uma frase inspiradora clichê. Há também os crackers quem vêm com uma coroa feita de papel de seda. Se você for premiado com essa, deve usar a coroa durante o jantar todo.
Outra forma de entrar na brincadeira, principalmente se você tiver um grupo grande (festa da firma, por exemplo), é fazer uma roda e cada um segurar na ponta de um cracker. Todo mundo deve puxar ao mesmo tempo. O resultado é muita risada, principalmente depois de algumas pints.
Quando os termômetro marcam temperaturas baixas, muitas vezes negativas, parece loucura nadar, não é? Essa tradição é mais comum do que se imagina. Não se espante ao ver dezenas de pessoas ocupando as principais praias irlandesas na manhã de Natal trajando roupas de banho nas águas congelantes.
A galera que geralmente participa dos “Christmas Swims” faz isso em prol de alguma causa. Os corajosos arrecadam fundos para ajudar instituições de caridade irlandesas. E você? Toparia o desafio?
Leia também: No Ar! Conheça a Rádio Natalina na Irlanda (Christmas FM)
Bem depois do Natal do calendário cristão, no dia 6 de janeiro comemora-se na Irlanda o “Little Christmas”, o “pequeno Natal”, também conhecido como o “Natal das Mulheres”. A data encerra as comemorações natalinas de um jeito bem “Girl Power”.
Nesse dia, os homens realizam as tarefas domésticas e as mulheres ganham um “vale-night”. A mulherada se reúne, faz festa ou vai para bares e restaurantes celebrar com as amigas.
Além disso, o dia 6 também é marcado pela retirada das decorações e da árvores de Natal na Irlanda.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…