Muitos países pelo mundo têm o privilégio de abrigar um jardim botânico nacional, guardando amostras de plantas, flores, árvores, jardins e sementes de todo o mundo. Não é diferente na Irlanda. O National Botanic Gardens, localizado em Dublin, capital do país, é lindo, acessível e muito bem estruturado.
Criado originalmente em 1795, pela Dublin Society, o National Botanic Gardens se tornou público no ano de 1878. Atualmente, a coleção de plantas do jardim botânico nacional da Irlanda ultrapassa 20 mil espécies de diferentes partes do mundo.
São 20 hectares que acompanham o Rio Tolka, possibilitando passeios pelos campos e trilhas calmas, com uma paisagem incrível!
A entrada no parque é gratuita. No local, também existem estufas com diversas espécies diferentes de plantas para serem apreciadas.
Vamos conhecer mais sobre o jardim botânico nacional da Irlanda?
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
O objetivo principal do National Botanic Gardens é explorar, entender, conservar e compartilhar a importância das plantas, ou seja, cuidar da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, promovendo educação ambiental.
Uma curiosidade bem interessante é que o jardim botânico nacional da Irlanda foi o primeiro do mundo a cultivar orquídeas desde o plantio das sementes. Ele também é o primeiro jardim botânico na Europa a cultivar Ninfeias.
Para conhecer melhor o local, a equipe do parque organiza tours com guias e muitos eventos culturais.
Leia também: O que fazer em Dublin: dicas de passeios gratuitos na capital da Irlanda
Entre as características mais importantes do National Botanic Gardens da Irlanda está a participação em iniciativas nacionais e internacionais na conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
O parque cuida, diariamente, de mais de 300 espécies de plantas ameaçadas de extinção em todo o mundo — isso inclui seis espécies já extintas na natureza. No quesito ponto turístico, esse é a sétima atração mais visitada em Dublin.
Parques como o National Botanic Gardens são bastante importantes e valorizados na Europa. Todos os parques têm histórias e particularidades incríveis que os diferenciam, mas o grande e principal objetivo é a capacidade de levar a natureza e sua beleza para a população, que, por sua vez pode aproveitar a tranquilidade desses locais para relaxar e passear.
Por sinal, essa é uma das principais atividades para realizar em dias de sol.
Trata-se de um excelente local para descanso, caminhada e contato com a natureza. O parque é muito grande, com uma vasta área verde, árvores e estufas. Até mesmo alguns animais, como esquilos e patos, aparecem por lá.
O jardim botânico nacional da Irlanda ainda conta com um espaçoso café para lanches e uma biblioteca para pesquisas e estudos.
Localizado na área de Glasnevin, a 3,5 km do centro de Dublin, na Irlanda, o National Botanic Gardens pode ser acessado facilmente de ônibus, carro e bicicleta.
Para chegar de ônibus, é possível pegar as linhas 4, 9, 83 e 155.
O horário de atendimento acontece das 10h às 17h (dias de semana) e 10h às 18h (fins de semana). No inverno, os horários mudam para 10h às 16h30 (todos os dias). O National Botanic Gardens fecha no dia 25 de dezembro.
Mais informações no site oficial.
Gostou de conhecer um pouquinho sobre o National Botanic Gardens, em Dublin, na Irlanda?
Para aqueles que tiverem o interesse de conhecer mais curiosidades e informações sobre a Irlanda ou buscam fazer um intercâmbio em Dublin ou na Irlanda, é possível conhecer muito mais sobre o assunto no ebook “Planejamento de Intercâmbio Irlanda” e entender os primeiros passos para realizar esse sonho.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…