Na Austrália, assim como no Brasil, a estação mais quente do ano acontece, principalmente, entre dezembro e março. E se os países têm muitas semelhanças em relação às temperaturas mais quentes, o mesmo não acontece no inverno. Afinal, será que existe neve na Austrália durante estação mais fria do ano?
A resposta é sim, mas é preciso saber em que momento é possível ver o fenômeno meteorológico acontecendo no país.
Tanto é que eu resolvi escrever este artigo somente para explorar melhor o assunto!
A neve na Austrália costuma se acumular mais em locais mais altos como montanhas e vales, onde é possível até mesmo praticar esqui e snowboard. Ou seja, é perfeito para turistas.
Quer saber mais? Então, continue aqui comigo…
Envolvida pelos oceanos Índico e Pacífico, a Austrália é um país continental e bastante lembrado pelas opções de praias que possui, além de imensas florestas e regiões desérticas.
Mas, apesar disso, o inverno de lá também é muito característico, sobretudo no aspecto turístico.
Claro que é a região do país que vai determinar as características específicas do inverno por lá. Com um clima um pouco mais ameno na região mais ao sul e temperaturas mais altas no norte e também no centro, a Austrália acaba sendo um ótimo destino de inverno para pessoas do mundo todo.
Em geral, o período de neve na Austrália vai de junho até setembro, podendo se estender um pouco mais do que isso, mais precisamente para o início de outubro.
É possível até esquiar durante o período de neve na Austrália, por exemplo, uma das programações favoritas não só dos próprios australianos como também de quem visita o país (veja lista de estações abaixo).
Leia também: Austrália é país mais seguro do mundo para as mulheres
É claro que não em todo o país que neva na Austrália. Depois de entender quando acontece a neve na Austrália, é necessário entender também onde isso acontece. Isso vai te ajudar a se programar melhor na hora de conhecer bem o país.
Portanto, a neve na Austrália acontece, sobretudo, nos estados de New South Wales, da Tasmânia e de Victoria, além de no Australian Capital Territory (território federal onde está situada a capital Canberra).
Há cidades, ainda, em que a precipitação acontece de forma bem mais leve, como são o caso de Albury, Woodonga, Bombala, Cooma, Wangaratta, Corryong e Tumbarumba.
Abaixo, eu vou destacar as principais estações de esqui para você aproveitar a neve na Austrália quando viajar para o país.
Situada dentro do Parque Nacional Kosciuszko (Kosciuszko National Park), a Perisher é uma estação de esqui bastante conhecida na Austrália no estado de Nova Gales do Sul que se destaca como a maior área para esta finalidade em todo o país.
Ela está a 550 km de Melbourne, a 492 km de Sydney e a apenas 210 km da capital Canberra e está interligada ao Blue Cow, ao Smiggin Holes e a Guthega, todos dentro do Parque.
A estação de Perisher possui 53 lifts e diferentes níveis de pistas de esqui.
Mais uma opção situada no Estado de Nova Gales do Sul é a Estação Thredbo, posicionada no pé da montanha de Mount Kosciuszko, a mais alta da Austrália continental.
Ela fica a 546 km de Melbourne, a 495 km de Sydney e a apenas 212 km da capital Canberra e possui uma descida com quase 700 metros de extensão, considerada a mais longa da Austrália.
A estação de Thredbo possui 14 lifts e diferentes níveis de pistas de esqui.
Situado a cerca de 3h de carro de Melbourne, o Mount Buller é mais uma das opções para quem deseja praticar esqui na neve na Austrália. Isso porque o local possui 3.000.000 m² e, numa média anual, o monte recebe 67,6 centímetros de neve.
Ele está situado no Condado de Mansfield, no estado de Victoria.
A mais de 4,5h de carro a partir de Victoria e situada próxima de Bright e Albury, a estação de Falls Creek é mais uma das opções que permitem os turistas aproveitarem a neve na Austrália.
No Falls Creek, há um resort a 1600 metros. Já o ponto mais acessível pelo lift tem 1.780 metros. No topo do Mount McKay de snowcat, a altura pode chegar a 1.842 metros.
A estação possui 14 lifts e diferentes níveis de pistas com mais de 90 delas. A Falls Creek fica a 386 km de Melbourne, a 672 km de Sydney e a 450 km da capital Canberra.
Mount Baw Baw é uma montanha que possui um ponto cuja altura máxima é de 1.567 metros. Ela está localizada a 120 km de Melbourne, a 921 km de Sydney e a 636 km da capital Canberra.
Como ela está a apenas 2,5h de carro de Melbourne, tornou-se cada vez mais procurada. A estação possui 7 lifts em mais de 35 hectares. Ao todo, são 10 quilômetros de trilhas de ski e tobogãs, além de passeios em trenós puxados por huskies.
São 22 lifts em 300 hectares de terreno. Em seu ponto mais alto, a estação chega a uma altura de 1.800 metros. As pistas possuem diferentes níveis a fim de atender a vários públicos.
A Mount Buller está a 231 km de Melbourne, a 770 km de Sydney e a 554 km da capital Canberra.
Outra ótima opção para curtir a neve na Austrália é o Mount Buffalo, localizado no Parque Nacional Mount Buffalo em Victoria.
The Horn, como é chamado o pico mais alto da montanha, possui 1.723 metros. A estação Mount Buffalo fica a uma distância de 322 km da cidade de Melbourne, a 654 quilômetros de Sydney e 438 km da capital Canberra.
A estação de esqui mais antiga mais antiga do país é a Charlotte Passa, outra forma de curtir a neve na Austrália quando você for conhecer o país. Além disso, é ainda a mais visitada e, também, a mais alta com seus 1.964 metros de altura.
A estação Charlotte Passa faz parte do Parque Nacional Kosciuszko e fica situada a uma distância de 615 km da cidade de Melbourne, a 500 km de Sydney e, ainda, a 217 quilômetros da capital Canberra.
Leia também: Quais são os principais destinos na Austrália?
Em seu pico mais alto, a montanha chega a 1.614 metros. Ao todo, ela possui 45 hectares e está no Parque Nacional Kosciuszko.
A estação está situada a uma distância de 550 km da cidade de Melbourne, a 494 quilômetros de Sydney e, ainda, a 210 quilômetros da capital Canberra
A Mount Hotham possui 13 lifts, além de tobogãs em 320 hectares. Em seu ponto mais alto, a estação chega a uma altura de 1.862 metros. Próximo dali está, inclusive, a Falls Creek.
Ela está a 376 km de Melbourne, a 708 km de Sydney e, ainda, a 492 km da capital Canberra.
A Dinner Plain é mais uma opção de estação de esqui para aproveitar a neve na Austrália. Ela é destinada para opúblico iniciante nas práticas esportivas em questão. Portanto, pode ir sem medo!
O interessante também é que ela fica próxima à Falls Creek e, ainda, a Hotham. É válido dizer também que a estação fica a 388 km de Melbourne, a 720 km de Sydney, além de a 503 quilômetros da capital Canberra.
Ao nordeste da Tasmânia, está a montanha de Ben Lomond, onde fica o Northern Tasmanian Alpine Club, mais uma das opções para curtir a neve na Austrália. Ele foi criado em 1929.
Ben Lomond, que chega aos 1.200 metros de altitude, fica a apenas 60 quilômetros de Launceston, cidade australiana do estado da Tasmânia.
Com um clima temperado, a Austrália também é um país do hemisfério sul e, por esse motivo, possui estações do ano parecidas com o que temos no Brasil, por exemplo. Nesse sentido, é necessário entender que o inverno lá acontece, em geral, de junho a agosto.
E chega até ser comum o clima variar um pouco. Ao norte, por exemplo, o clima mantém-se um pouco menos frio do que os estados mais ao sul durante a estação.
É válido dizer ainda que a Austrália é um país que possui precipitação média anual abaixo de 600 mm, o que faz dele um país seco.
Confira abaixo um panorama de cada uma das estações:
Em geral, os meses que compreendem o inverno australiano são junho, julho, agosto e setembro. Nas áreas mais montanhosas, a incidência de neve na Austrália tende a ser maior.
Durante as primeiras horas da manhã, as temperaturas são geralmente um pouco mais baixas. À medida que elas vão se passando, o dia começa a esquentar um pouco, podendo ficar nos 20º C em médio ao meio dia. Assim, conforme a noite vai se aproximando, as temperaturas mais frias vão retornando. As madrugadas, por exemplo, são bem frias.
A neve na Austrália é comum nessa época do ano, variando conforme a região.Em média, as temperaturas ficam entre 5ºC e 20ºC, mas isso pode variar. Na parte sul do país, as temperaturas tendem a ir para baixo, especialmente à noite. Em Nova Gales do Sul, por exemplo, não raras são às vezes em que a temperatura marque negativo.
É justamente durante o período de neve na Austrália que as pessoas procuram fazer atividades ligadas ao clima, como as mais famosas: o esqui e o snowboard. No inverno, a procura também se concentra na Aurora Australis, como é conhecida a aurora boreal no país.
Temperaturas médias nas principais cidades da Austráliva no inverno:
Entre dezembro e fevereiro, há o verão australiano. A parte boa disso, claro, são as ótimas opções de praias para curtir até que as temperaturas baixem novamente. Ao todo, mais de 35.000 km de praias estão disponíveis no país para visitação.
O que mais marca, de fato, a estação no país nessa época são as temperaturas. Já imaginou curtir um verão que facilmente pode marcar 40ºC? Então, o seu destino é a Austrália, afinal, beleza natural tem de sobra no país.
A estação também acaba sendo quando os festivais dão as caras por lá. O St. Kilda Festival, o Field Day e o Bluesfest são alguns exemplos que acontecem a céu aberto.
Leia também: Conheça as principais comidas típicas da Austrália
Outra estação é a primavera, que acontece entre setembro e novembro e prenuncia a chegada do verão. Os 25ºC médios comprovam que a estação é, de fato, um pouco mais amena.
E a beleza toma conta ainda mais do país, afinal, as flores trazem aquele colorido encantador. Portanto, visitar as regiões onde podem ser encontradas vinícolas acaba sendo parte da programação de muitas pessoas que visitam o país. Conhecer a floresta tropical mais antiga do mundo é, ainda, mais uma das coisas para se colocar na programação na Austrália.
Por fim, o outono. Na Austrália, a estação compreende os meses de março, abril e maio. As temperaturas ficam em média entre 17ºC e 26ºC.
As snow trips são uma das programações que os estudantes têm na neve na Austrália. Sendo assim, se a sua preocupação é não poder curtir a temporada por lá, saiba que no inverno o país possui várias opções de diversão. E os preços são bastante acessíveis.
As viagens acabam sendo realmente interessantes, principalmente por contarem com happy hour nas montanhas com direito a festas e música ao vivo. Em geral, as opções partem de Sydney ou de Melbourne.
Portanto, se você é um estudante brasileiro e quer aproveitar a neve na Austrália, pode ficar despreocupado que eu tenho certeza que diversão não vai faltar por lá para você curtir a cidade onde você está hospedado e outras regiões.
Já viu que ver neve na Austrália não é difícil. Imagina morar no país e poder visitar todos esses pontos no inverno?
Fazer intercâmbio na Austrália é o sonho de muita gente. Aliás, temos um artigo completíssimo sobre como realizar esse sonho.
Nós também podemos ajudar você a seguir para o próximo passo! O Orçamento Fácil edublin ajuda o futuro intercambista na conquista de seus sonhos. Basta preencher o cadastro e receber as melhores propostas.
No mais, boa viagem!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…