Foi assunto na lista de discussão do E-Dublin e também recebemos contatos por e-mail e por comentários perguntando sobre algumas notícias que saíram a respeito do “enrijecimento das regras para visto de trabalho”.
Para acalmar todo mundo a primeira coisa que digo é: ISTO NÃO INTERFERE NO VISTO DE ESTUDANTE, QUE CONTINUA PODENDO TRABALHAR (20h durante aulas e 40h durante as férias)!
Por outro lado, as notícias que saíram aparentemente não mudaram em nada o que a leis da Irlanda que regimentam a concessão de visto de trabalho. O que aconteceu apenas foi uma reunião, uma decisão colegiada de que neste momento de crise é necessário apertar o cerco para que as empresas não utilizem este direito sem necessidade.
Explicando novamente(veja em detalhes aqui), o Work Permit é o Green Card são concedidos normalmente a pessoas que tem uma qualificação profissional diferenciada ou então uma qualificação profissional que não pode ser encontrada no mercado de trabalhadores irlandeses. Pela lei, a empresa que contratar um estrangeiro “non-EU” e quiser conceder o visto a ele, deve justificar sua contratação e arcar com custos e procedimentos burocráticos.
A lei sempre foi essa, mas agora o governo e órgão fiscalizador prometem ser mais rígidos, exigindo mais qualificação dos profissionais e solicitando taxas mais altas dos empregadores. Desta forma, os empregadores utilizaram este artifício quando for realmente necessário, protegendo assim o mercado de trabalho irlandês e europeu.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…