Categories: Tipos de Visto

Notícias sobre visto de trabalho em 2009 – E-News #12

Foi assunto na lista de discussão do E-Dublin e também recebemos contatos por e-mail e por comentários perguntando sobre algumas notícias que saíram a respeito do “enrijecimento das regras para visto de trabalho”.

Lei a notícia na íntegra: http://www.independent.ie/business/irish/noneu-workers-face-tough-rules-in-permit-clampdown-1710140.html(link recebido via comentário da J.Curto).

Para acalmar todo mundo a primeira coisa que digo é: ISTO NÃO INTERFERE NO VISTO DE ESTUDANTE, QUE CONTINUA PODENDO TRABALHAR (20h durante aulas e 40h durante as férias)!

Por outro lado, as notícias que saíram aparentemente não mudaram em nada o que a leis da Irlanda que regimentam a concessão de visto de trabalho. O que aconteceu apenas foi uma reunião, uma decisão colegiada de que neste momento de crise é necessário apertar o cerco para que as empresas não utilizem este direito sem necessidade.

Explicando novamente(veja em detalhes aqui), o Work Permit é o Green Card são concedidos normalmente a pessoas que tem uma qualificação profissional diferenciada ou então uma qualificação profissional que não pode ser encontrada no mercado de trabalhadores irlandeses. Pela lei, a empresa que contratar um estrangeiro “non-EU” e quiser conceder o visto a ele, deve justificar sua contratação e arcar com custos e procedimentos burocráticos.

Continua após a publicidade

A lei sempre foi essa, mas agora o governo e órgão fiscalizador prometem ser mais rígidos, exigindo mais qualificação dos profissionais e solicitando taxas mais altas dos empregadores. Desta forma, os empregadores utilizaram este artifício quando for realmente necessário, protegendo assim o mercado de trabalho irlandês e europeu.

Para os brasileiros que embarcam para a Irlanda, pode ficar ficar um pouco mais difícil conseguir este Work Permit, entretanto este é um problema que afetará a vida de 1% dos intercambistas, que são aqueles que conseguirem um emprego especializado.
Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

O que fazer em Skerries, na Irlanda: dicas para curtir um dia de sol

Skerries é uma charmosa vila de pescadores localizada a 35 minutos da capital irlandesa. Em…

23 de fevereiro de 2025

Oscar na Irlanda: como assistir à cerimônia de 2025

Como assistir ao Oscar 2025 na Irlanda: qual canal será exibido, como ver online e…

23 de fevereiro de 2025

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025