A “novela” para a criação de um novo governo irlandês segue em um ritmo acelerado. Nesta semana, finalmente a nova coalizão deve ser acertada e até sábado um novo primeiro-ministro — usualmente chamado pela palavra irlandesa Taoiseach (lê-se ‘tea’ + ‘shock’) — será escolhido, além dos ministros do Gabinete.
Como já explicamos aqui no E-Dublin, as eleições para escolhas dos membros do Congresso Irlandês aconteceram em fevereiro e desde então há um impasse para a formação de um novo governo. Isso porque um novo governo dentro do sistema parlamentarista irlandês só pode ser formado se 50% dos TDs (Teachta Dála, membros do Legislativo, como deputados) se unirem em uma coalizão.
Agora em junho, após entrarem em um acordo, os membros dos partidos Fianna Fáil, Fine Gael e Green Party têm até sexta, 26 de junho, para votar se são a favor do que seus líderes acertaram no Programa de Governo formado há alguns dias.
Após fecharem acordo, os líderes do FF, FG e GP precisam que os membros de seu partido votem a favor ou contra para que, então, a coalizão seja efetuada com sucesso. Cada partido tem seu modo de aprovação:
Fine Gael: exige a aprovação de seu colégio eleitoral interno, em vez de todos os membros do partido, e tem apenas 700 votos para contar. Há delegados de cada círculo eleitoral, o conselho executivo e os representantes eleitos do partido envolvidos.
Green Party: 1.962 membros são elegíveis para votar. A constituição do partido exige uma maioria de dois terços entre os membros para aprovar qualquer acordo de coalizão.
Fianna Fáil: 14.500 membros votam sendo necessários mais de 50% dos votos para aprovar o programa.
Por conta de uma maioria absoluta, o GP ainda é uma incógnita e uma pulga atrás da orelha dos outros partidos, que já falaram sobre a possibilidade do programa de governo não ser aprovado por seus membros.
Leia também: Governo revê lockdown e aprova mudanças para terceira fase
De acordo com matéria do jornal Irish Times, haverá uma sessão do Congresso Irlandês (o chamado Dáil) no Centro de Convenções de Dublin, na manhã de sábado, 27 de junho, para eleger o novo Taoiseach.
Conforme a coalizão, o líder do Fianna Fáil, Micheál Martin, será o escolhido. A escolha pelo Centro de Convenções é por conta do distanciamento social necessário entre os membros do Congresso.
A sessão começará às 10h30. Assim que escolhido, o novo primeiro-ministro deverá ir até o Áras an Uachtaráin (casa do presidente Micheal D Higgins, no Phoenix Park) para receber o selo de Taoiseach.
Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?
Os ministros do novo governo deverão ser escolhidos ainda no sábado. O partido Fianna Fáil terá seis cargos, assim como Fine Gael. O Green Party terá três.
Ainda no sábado, a assembleia se reunirá novamente às 16h30, quando os membros do novo gabinete serão nomeados para aprovação do Congresso.
Se tudo der certo, ao anoitecer de sábado, finalmente essa novela terá um fim.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…