Categories: Notícias

Novos casos de coronavírus em Dublin podem dobrar em 14 dias

A alta no número de novos casos de coronavírus na capital irlandesa deixou o governo irlandês em alerta. Isso porque novos dados mostram que, se continuar nessa mesma alta, em 14 dias os casos podem dobrar na capital irlandesa e, até o fim do ano, a situação pode se complicar.

Depois de um salto de 307 novos casos em um único dia, sendo 182 somente em Dublin, o país registrou 84 novos casos na quarta-feira, 11 de setembro, 51 deles na capital. No total são 30.164 casos confirmados desde o início da pandemia. 

Dr Ronan Glynn, chefe interino do Departamento de Saúde do governo irlandês, em boletim diário do coronavírus revelado na tarde de quarta-feira, foi quem alertou sobre a multiplicação de casos na capital irlandesa.

“Está nas mãos de indivíduos, famílias e comunidades impedir que isso piore. Dessa perspectiva, reuniões familiares, festas religiosas, batizados e outros eventos familiares onde várias pessoas estão se reunindo — se possível, eles precisam ser interrompidos nas próximas semanas”, disse.

O E-Dublin noticiou ontem sobre a maior parte dos novos focos do coronavírus estar ligada a reuniões em residências particulares.

Continua após a publicidade

 

Leia também: Pubs reabrem na Irlanda no dia 21 de setembro

Maiores índices de novos casos, menores índices de mortes

De acordo com matéria publicada pela RTÉ, os casos na capital estão crescendo perto de 5% ao dia. A incidência de casos aumentou em Dublin em seis dias, de 53,2 novos casos a cada 100 mil habitantes para 70,8 casos por 100.000 pessoas, de acordo com dados do HPSC (Health Protection Surveillance Center).

Já o jornal Irish Times criou um mapa que mostra a incidência de casos a cada 100 mil pessoas nos condados da Irlanda, com base no HPSC (veja acima).

Ainda de acordo com o Irish Times, a taxa de morte por coronavírus na Irlanda é uma das mais baixas da Europa, sendo que, em duas semanas seguidas não foram registradas vítimas no país. Hoje são 1.781 mortos pela Covid-19 no total.

Leia também: União Europeia lança mapa de restrições de viagem

Professor universitário diz que ‘segunda onda’ já começou

Um professor universitário de Cork, entrevistado pelo jornal Irish Mirror, disse que a segunda onda do novo coronavírus começou em junho na Irlanda, mas é mais lenta que a primeira. Para Gerry Killeen, da University College Cork (UCC), a Irlanda enfrentará milhares de novos casos de coronavírus por dia até o fim do ano.

“Nossos casos são 10 vezes maiores do que há dois meses. Se você seguir essa trajetória sem nenhuma mudança, isso significa 1.000 casos por dia em dois meses a partir de agora e 10.000 por dia até o Natal.”

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025