As atuais rotas do Dublin Bus deverão ser alteradas pelo Departamento de Transportes da Irlanda. O National Transport Authority publicou um relatório e afirmou que o serviço vai aumentar mais de 25%.
Por outro lado, rotas clássicas já utilizadas pela população vão deixar de existir. Além disso, a cobrança de tarifa também deve mudar, entre outros pontos da estrutura atual do transporte público da Irlanda.
Se você já está acostumado a pegar o 46A ou o 145, esqueça. A numeração dos ônibus vai mudar. Além disso, rotas novas vão entrar em curso, incluindo 11 com uma frequência de 15 minutos no norte, sul e oeste da cidade.
As letras serão seguidas de números que identificam a região que o ônibus vai percorrer e suas ramificações para bairros específicos. “Esses planos de longo alcance serão transformadores. Eles significarão que mais pessoas terão acesso mais fácil e rápido a mais lugares, aos empregos, faculdades e às atividades sociais mais do que nunca. Isso dará às pessoas mais tempo fazendo as coisas que querem fazer”, diz a nota do departamento.
Hoje é preciso saber quantas paradas o Dublin Bus fará para ter o valor certo da passagem nas mãos. Agora a tarifa será simplificada e vai permitir o intercâmbio entre os ônibus, Dart e Luas sem interrupções.
Serão duas tarifas disponíveis:
De 90 minutos, que permitirá qualquer combinação de ônibus, Dart e Luas para uma viagem, sujeita à última etapa a partir de 90 minutos do início da viagem geral.
De curta distância, na qual paga-se cada viagem curta individualmente. Ainda não foram divulgados valores.
Um sistema de consulta ao público acontecerá a partir de 16 de julho e prosseguirá até setembro, com palestras e participação da sociedade. Os interessados em participar do debate que discute as mudanças podem preencher um formulário do Ministério dos Transportes.
Segundo a Pasta, as mudanças trarão melhores serviços para passageiros de ônibus na área metropolitana de Dublin e proporcionarão um sistema de transporte público mais integrado.
O executivo-chefe da Dublin Bus, Ray Coyne, disse: “Essa proposta de projeto de rede é parte de um ambicioso investimento de € 2 bilhões no sistema de ônibus de Dublin. A BusConnects entregará mais de 200 milhões de viagens de clientes por ano, o que será um benefício significativo para a cidade e seu pessoal.”
O ministro dos Transportes, Shane Ross, afirmou que as propostas são radicais, mas acredita que têm o potencial de tornar o sistema de transportes públicos de Dublin muito melhor para as pessoas.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…