Foto: Kieran Li/Dreamstime
As atuais rotas do Dublin Bus deverão ser alteradas pelo Departamento de Transportes da Irlanda. O National Transport Authority publicou um relatório e afirmou que o serviço vai aumentar mais de 25%.
Por outro lado, rotas clássicas já utilizadas pela população vão deixar de existir. Além disso, a cobrança de tarifa também deve mudar, entre outros pontos da estrutura atual do transporte público da Irlanda.
Numeração dos veículos do Dublin Bus vão indicar regiões e ramificações das rotas. Foto: Kieran Li/Dreamstime
Se você já está acostumado a pegar o 46A ou o 145, esqueça. A numeração dos ônibus vai mudar. Além disso, rotas novas vão entrar em curso, incluindo 11 com uma frequência de 15 minutos no norte, sul e oeste da cidade.
As letras serão seguidas de números que identificam a região que o ônibus vai percorrer e suas ramificações para bairros específicos. “Esses planos de longo alcance serão transformadores. Eles significarão que mais pessoas terão acesso mais fácil e rápido a mais lugares, aos empregos, faculdades e às atividades sociais mais do que nunca. Isso dará às pessoas mais tempo fazendo as coisas que querem fazer”, diz a nota do departamento.
Hoje é preciso saber quantas paradas o Dublin Bus fará para ter o valor certo da passagem nas mãos. Agora a tarifa será simplificada e vai permitir o intercâmbio entre os ônibus, Dart e Luas sem interrupções.
Serão duas tarifas disponíveis:
De 90 minutos, que permitirá qualquer combinação de ônibus, Dart e Luas para uma viagem, sujeita à última etapa a partir de 90 minutos do início da viagem geral.
De curta distância, na qual paga-se cada viagem curta individualmente. Ainda não foram divulgados valores.
Todas as mudanças do Dublin Bus serão debatidas com a população da Irlanda entre julho e setembro. Foto: Fr3ank33/Dreamstime
Um sistema de consulta ao público acontecerá a partir de 16 de julho e prosseguirá até setembro, com palestras e participação da sociedade. Os interessados em participar do debate que discute as mudanças podem preencher um formulário do Ministério dos Transportes.
Ministro dos Transportes, Shane Ross, acredita que as mudanças no Dublin Bus são radicais, mas farão bem à população. Foto: Chon Leong/Dreamstime
Segundo a Pasta, as mudanças trarão melhores serviços para passageiros de ônibus na área metropolitana de Dublin e proporcionarão um sistema de transporte público mais integrado.
O executivo-chefe da Dublin Bus, Ray Coyne, disse: “Essa proposta de projeto de rede é parte de um ambicioso investimento de € 2 bilhões no sistema de ônibus de Dublin. A BusConnects entregará mais de 200 milhões de viagens de clientes por ano, o que será um benefício significativo para a cidade e seu pessoal.”
O ministro dos Transportes, Shane Ross, afirmou que as propostas são radicais, mas acredita que têm o potencial de tornar o sistema de transportes públicos de Dublin muito melhor para as pessoas.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…