Como já citei em um outro post, vi uma foto de Sydney, li algo sobre e decidi que gostaria de morar fora do país por uns anos, e não seria nos Estados Unidos, Canadá ou Europa, esse lugar era na Oceania, e cá estou após todos esses anos, aproveitando o meu sonho.
Mas um dos motivos que você pode ter para escolher a Austrália ao invés de Vancouver, Nova York, Londres ou Dublin, por exemplo é que aqui você pode trabalhar legalmente até 20 horas semanais e melhor, é possível encontrar um emprego com certa facilidade. O que torna o país um grande imã de brasileiros, claro. É um país caro, definitivamente, porém ganhando em dólar é possível ter uma vida bem estável por aqui.
É também possível renovar o visto sem precisar sair do país e bem mais fácil do que estando no Brasil. Isso para quem tem o visto de estudante, o mais comum para nós brasileiros. Já o visto de turista sem chance de trabalhar ou renovar, mas é possível estudar.
A questão da segurança também um fator a favor. Eu ando pelas ruas sem medo ou preocupação algum, sei de áreas da cidade que são um pouco perigosas, mas pra quem vem de países como os da América Latina, o que acontece aqui são pequenos delitos.
Eu escolhi Sydney como minha cidade. Como sou de São Paulo preferi primeiro vir para uma cidade grande, onde conseguir emprego é mais fácil, clima parecido e é a porta de entrada do país. Claro que Sydney não chega nem perto de ser do tamanho de São Paulo, mas é a maior cidade da Austrália, seguida por Melbourne.
Essa cidade é realmente grande, mas fica bem espalhada, e ela oferece uma variedade imensa de praias próximas, além de Bondi Beach, a mais famosa praia Australiana. Em relação a beleza não preciso nem comentar, é realmente uma cidade incrível na minha opinião, tem muita coisa pra fazer e descobrir, durante o dia e durante a noite também.
O país dos cangurus pode ainda oferecer outras cidades bem interessantes com boas oportunidades. Melbourne, Brisbane, Perth e Gold Coast são as mais procuradas depois de Sydney. Eu particularmente não conheço nenhuma, por enquanto, mas conheço muitos amigos que já visitaram ou moraram nestas cidades. Quem morou em Sydney e foi visitá-las voltou dizendo que eram cidades maravilhosas porém bem menores que Sydney, principalmente Brisbane e Perth. Eu não posso dizer nada, mas pretendo passar um tempo viajando por essas cidades, que conheço por fotos, videos e boatos, confesso que me parecem fantásticas.
O que não gosto aqui na cidade do Opera House e da Harbour Bridge é que mais de 40% dos habitantes não são Australianos e desses 60% que sobram, a maioria tem background não Australiano também. Acho que a cidade perde a sua identidade, é um mix de nacionalidades incrível, o que foi bom no início, mas agora gostaria de viver mais a vida australiana de verdade, ter mais contato com nativos.
Enfim, a cidade que escolher tenho certeza que irá gostar, porém estude o que você gosta, mais praia, mais cidade, os dois, mais calor ou clima ameno, pesquise. Isso deve ajudá-lo a decidir pelo seu destino e com certeza você será feliz por aqui aceitando a diferença cultural, porque o clima é muito parecido com o nosso. Cada cidade tem um ambiente especial, é só escolher.
Ah! Sydney não é a capital Australiana, Camberra é a capital.
See ya!
By Willian Barros
Para acompanhar os demais textos da série: O Destino do Meu Intercâmbio, Austrália, clique em: Austrália, intercâmbio, custo do curso
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…