O destino do meu intercambio, EUA. Custo de vida

Por Ana Godeiro

Antes de fazer as malas para morar em outro país são muitas as preocupações que acompanham o intercambista como, por exemplo, que tipo de acomodação será mais viável? O que levará nas malas? Como será a recepção das pessoas? A maior delas talvez seja o custo de vida, quanto é preciso para se manter na cidade de destino? Nessas horas é preciso pesquisar. Um dos fatores que influenciam o custo da viagem é a cidade escolhida, óbvio que os grandes centros urbanos são mais caros que outros destinos. Determinar valores não é a coisa mais fácil do mundo nessa hora, o que pode ser uma necessidade para uma pessoa, não é para outra. O básico nesta conta é: moradia, transporte, luz, água, gás, internet, telefone e alimentação. Então, quanto custa tudo isso? Para quem pretende morar nos Estados Unidos, as despesas semanais gira em torno de 200 a 400 dólares, segundo Priscila Maurmann, coordenadora do escritório da Egali em Natal/RN.

A jornalista Anna Paula Andrade, 25 anos, que morou em Wisconsin Dells, Wisconsin, cidade que fica ao norte dos Estados Unidos, relata gastava em média $ 900,00 com suas despesas mensais. Consumia o mínimo com alimentação e transporte. E pagava pela a acomodação oferecida no parque aquático onde trabalhava $ 130,00 semanais.

Já na cidade São Francisco, Califórnia, o custo vida é um pouco mais alto. O mês do aluguel de um apartamento para duas pessoas custa cerca de $ 1.300,00. Alimentação sai por $ 250 dólares, o transporte $ 100,00 e despesas com lixo, gás e energia em torno de $ 60,00 por mês. Somado isso a outros gastos, ao final o custo médio para se viver em São Francisco fica entre $ 1.000,00 e 1.200,00 mensais. Não se preocupe. A média salarial mínima na cidade é de $ 500,00 dólares semanais, isso quer dizer uma renda de pelo menos 2.000,00 por mês.

Continua após a publicidade

Em Los Angeles o aluguel de um apartamento para três pessoas é de $ 2.500,00 (em média). Custos fixos como gás, eletricidade, água, lixo e internet em torno de $ 80,00 mensais. A alimentação também entra nessa conta, a média é de $ 300,00 dólares. No entanto, a renda mensal líquida na cidade é de quase $ 3.000,00. Como dá para ver, a renda desses lugares é compatível com os gastos. Fica elas por elas.

As opções de intercâmbio nos Estados Unidos são as mais diversas. Com uma boa pesquisa é possível encontrar a cidade com o custo que caiba no seu bolso. Para você que ainda está indeciso uma dica é conferir o site numbeo.com. Lá você encontra informações detalhadas sobre quanto custa viver em cada uma das cidades estadunidense.

Outras curiosidades:

Quer pesquisar preços de aluguel? Este site pode ajudar!

E muito comum a exigência de três meses de deposito para o  aluguel! Considere ter esse dinheiro retido logo nas primeiras semanas.

Ao contratar o serviço de uma das companhias elétricas, exige-se um deposito para o fornecimento da mesma, algo em torno de US$565.00.

A internet americana é infinitamente melhor que a brasileira e adivinha?? Muito mais barata também!

Empresas de telefonia e de tv a cabo são super competitivas por aqui e fazem de tudo para abocanhar novos clientes, fique atento pois as melhores ofertas são para planos de 24 meses!

Quer comprar aquela breja baratinha no mercado mas ainda não completou 21 anos? Esqueça! Maioridade aqui é coisa seria.

Saúde nos EUA é artigo caro, seja você americano ou estrangeiro, então não esqueça do check up antes de desembarcar por aqui.

E adivinha??? Walmart faz a “linha” supermercado de pobre!! Quem diria não é?

Todos os valores citados nessa matéria foram consultados em Maio/2013 e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025

Ciclistas na Irlanda: regras para pedalar com segurança no país

Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…

31 de março de 2025

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025