O dilema de fazer as malas: levar ou não levar?

Carol Braziel

10 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Ah! como é bom viajar! Melhor ainda se for com aquela passagem aérea comprada na promoção, não é mesmo?

A dor de cabeça começa quando nos deparamos com a quase imperceptível informação sobre o limite de peso das bagagens. Como assim 23 Kg ou 32 Kg, meu amigo? Aí bate o desespero!

Pensando no que todos nós passamos para arrumar as malas e também no seu sonho de conhecer a Europa com o auxílio das companhias low cost, nós pesquisamos e elencamos as dicas mais preciosas de como montar sua mala de forma mais light, sem deixar nada essencial para trás.

E acredite: as dicas funcionam são realmente úteis!

Créditos: FreePik

Crédito: FreePik

Checklist

Ter em mente quantos dias ficará fora e em qual estação do ano será sua viagem são informações fundamentais na hora de montar a lista de roupas e acessórios que você deverá levar na mala, inclusive na bagagem de mão, que deverá conter itens como remédios, documentos, celular, dinheiro, uma muda de roupa e algum possível objeto que considere frágil.

Atenção!

É nesse momento que você avalia se fará compras no lugar para onde está indo. Se sim, mais um motivo para que você reveja o checklist e pondere os itens a serem levados, pois será necessário espaço para as compras adquiridas durante a viagem.

A mala certa

Malas enormes sempre exigem mais trabalho e acabam dando mais dor de cabeça do que o esperado. Por mais que você já tenha se preparado para pegar um táxi do aeroporto até o hotel, se, por qualquer motivo, você tiver que andar mais de duas quadras, a escolha da mala correta fará toda a diferença.

O nosso conselho é que opte pelas malas de tamanho médio com quatro rodinhas para facilitar sua locomoção e, de preferência, as que sejam feitas de material rígido, pois essas impedem que suas roupas amassem muito e, de quebra, ainda protegem algum objeto frágil que possa estar dentro.

Créditos: FreePik

Crédito: FreePik

Separando e categorizando

Uma das dicas mais importantes é separar todos os itens do checklist que você já fez e categorizá-los da forma que achar mais conveniente.

checklist

Com isso organizado, você avaliará com mais clareza quais são as famosas peças curingas e quais não farão qualquer sentido.

Montando

1. Opte por deixar as roupas mais longas e pesadas no fundo da mala. Coloque as calças, deixando as pernas esticadas para fora e continue montando a sua mala por cima. No final, basta colocar as pernas das calças que estavam fora e fechar a mala;

2. Em vez de levar uma nécessaire enorme, opte por dividir os itens em saquinhos ou potinhos que poderão ser colocados nos cantos da mala ou dentro dos sapatos e tênis, que também poderão ficar dispostos nos cantos da mala, liberando mais espaço para outros itens;

3. Leve os shampoos, condicionadores, hidratantes, etc, em frascos pequenos de plástico, próprios para viagem;

4. Roupas delicadas ou bordadas, como as de seda ou de paetês, devem ser colocadas do avesso para que não estraguem;

5. Peças que não amassam com tanta facilidade, como camisetas e bermudas, podem virar rolinhos e serem encaixadas na mala;

6. Space Bags/Vacuum Bags: são aqueles saquinhos que permitem que você embale a roupa praticamente a vácuo, ocupando muito menos espaço na mala. Você poderá encontrá-las em lojas como Americanas, Leroy ou Kalunga, mas não se esqueça que o peso continuará o mesmo;

Dicas!

Dúvida sobre levar ou deixar algo? Nesse caso, deixe em casa!

Se possível, pese a sua bagagem antes de levá-la ao aeroporto para evitar a surpresa de ter que pagar taxas por excesso de bagagem.

Se quiser mais dicas sobre como não errar ao montar as malas basta conferir o artigo E-Dublin dez erros dos brasileiros na hora de arrumar as malas.

Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Outubro/2014.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Veja também

Como contratar um intercâmbio na Europa


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email