A proibição de determinados produtos que contêm glitter entrou oficialmente em pleno vigor em toda a União Europeia após a adoção de medidas que restringem a adição intencional de microplásticos em linhas de beleza e cosméticos.
A legislação química da UE, conhecida como REACH, tem como objetivo reduzir as emissões de microplásticos intencionais, que são partículas insolúveis e resistentes à degradação com menos de cinco milímetros.
Desde 17 de outubro de 2023, o glitter que contenha microplástico está proibido em 27 países europeus. No entanto, isso não significa que todo o brilho está desaparecendo das prateleiras.
A legislação afeta produtos feitos de plástico não biodegradável e insolúvel. Alternativas amigáveis ao meio ambiente, como brilho biodegradável, solúvel, natural ou inorgânico, podem continuar sendo vendidas.
O glitter e cosméticos contendo brilho que tenham microplástico serão vendidos até o final dos períodos de transição específicos:
Apesar da proibição, os varejistas estão autorizados a vender seu estoque remanescente de brilho e produtos que o contenham.
Estima-se que a proibição do brilho da UE evite a liberação de cerca de meio milhão de toneladas de microplásticos no meio ambiente, tendo um impacto positivo no planeta e possivelmente na saúde humana.
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…