O intercâmbio começou! E agora?
5 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Manter-se organizado, centrado, autoconfiante e disciplinado serão fatores decisivos nos seus primeiros meses no exterior. Isso mesmo, MESES! Na minha experiência, os 2 primeiros meses são de pura adaptação à nova língua, clima, moradia, rotina, amigos, trabalho, cultura, etc. Para manter o seu equilíbrio emocional, seja realista, troque toda suas expectativas por perspectivas e se organize para que você possa lidar bem com todos os desafios e emoções que virão neste momento. Segue abaixo algumas dicas que poderão ser muito úteis neste momento:
Celebre sua conquista
Antes de se preocupar com o que você tem que ter e fazer, permita-se celebrar a realização do seu sonho. Isso não significa viver vida de turista, festejar durante semanas ou gastar todo o seu dinheiro sem moderação, mas sim, após sonhar e trabalhar muito para conseguir viver seu intercâmbio, ter a chance de explorar o nosso país, admirar a beleza de cada cantinho e se surpreender com o novo. A alegria e prazer que você sentirá nesse momento serão muito importantes para que você possa reforçar o seu objetivo inicial de se mudar para o exterior.
Crie uma rotina
Você terá uma nova vida e nos primeiros dias o sentimento será: O que eu faço primeiro? Será normal se sentir perdido sem saber por onde começar? Contudo, você deverá trabalhar a autodisciplina e focar nos objetivos que já escreveu quando ainda estava no Brasil – se você não leu os textos anteriores, não deixe de conferir. Uma agenda, um app no celular ou um diário de bordo serão fundamentais para planejar seu dia a dia, principalmente para o desenvolvimento do novo idioma.
Estabeleça prioridades e controle sua ansiedade – as coisas não irão acontecer da noite para o dia, não importa quanto tempo, dinheiro ou networking você tenha. Saiba quais são as suas prioridades (estudo, trabalho, vida social, viagens, etc.) e crie um plano de ação para cada um, estabelecendo o passo a passo para cada etapa.
Conecte-se com outras pessoas
Já dizia o poeta… “é impossível ser feliz sozinho”. De tudo o que você poderá adquirir e aprender com a sua vivência no exterior, sem dúvidas, uma das maiores riquezas serão as amizades que você fará. Encontre pessoas que estejam no mesmo barco que você e que estejam despostas a compartilhar essa aventura – mas seja seletivo e lembre-se do outro ditado, muito importante, “antes só que mal acompanhado”.
Pratique acreditar em você
Lembre-se do que falamos no artigo anterior sobre treinar o seu mindset? Acredite em você e no seu poder de ser 100% responsável pelos seus resultados. Visualize suas metas e acredite que tudo dará certo. Aprenda com cada erro ou desafio que surgir no seu caminho e se torne uma pessoa melhor. Afinal, o intercâmbio é uma oportunidade e tanto para desenvolver sua autoconfiança.
Tem alguma dúvida ou queria ler sobre algum assunto específico nessa coluna? Escreva para mim no e-mail [email protected] ou das redes sociais. Abraço!
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Guia completo sobre acomodação na Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo...
4 dias atrás
-
Destinos de Intercâmbio
Intercâmbio na Irlanda gratuito é possível?
Em algum momento da vida, você chegou a pensar que estudar no exterior era um...
4 dias atrás