Inverno chegando, friozinho… e nada melhor que um fondue de queijo ou de carne! Hmmmm!
No último final de semana, eu e a Mah voltamos no restaurante Edelwise, lá em Ranelagh, Dublin 6, aquele mesmo que fomos e gravamos um vídeo – dessa vez à convite dos donos, Andy e Myri, um casal incrível de suíços que prezam muito pela qualidade dos seus pratos!
Aliás, uma das coisas que mais gosto de lá é que, por ser pequeno, a gente se sente mais a vontade, em casa. Fica aquele clima mais “cozy”, sabe?
A gente foi lá provar os novos fondues que eles começaram a servir – o Chinoise (de carne), além dos deliciosos fondues de 7 queijos (sim, SETE!) e queijo com azeite trufado :o
Pra quem não conhece, Fondue é um prato servido em uma panela que fica mantida quente com um foguinho acesso debaixo dela, na própria mesa (esse “foguinho” é chamado rechaud). Pra comer, você espeta o pão ou presunto em um garfo, esfrega ele na panela de queijo derretido, dá aquela giradinha pra não respingar na hora de tirar, e tchum! Enfia na boca! (Não queima não, porque não é super quente, mas quente o suficiente pra manter o queijo derretido).
O fondue de carne é um pouco diferente, pois a carne vem crua em um espetinho. Você precisa colocar ela no caldo da panela de fondue e deixar lá por uns 2 ou mais minutos (depende de como você gosta do ponto). Daí você tira e pode tchotchar nos molhos que vem de acompanhamento: têm de alho, mostarda, barbecue, raiz forte… e até de banana! Vale testar pra ver qual você mais gosta!
Se você estiver em um grupo com mais de 2 pessoas (2 casais, por exemplo), recomendo pegar um de cada (mas caso você(s) for(em) vegetariano(s), é só se jogar no de 7 queijos!).
Se você pedir o fondue de queijo, ele vem com uma ‘cachacinha’ suíça pra tchotchar. A bebida se chama kirsch – fica sensacional :D
Além do fondue, a gente também provou a raclette que eles fazem com batatinhas assadas. Nhammm, que coisa boa! É o paraíso do queijo!
Ah, e tudo isso acompanhado de um bom vinho! Eles recomendam ótimas opções e por valores bem acessíveis!
Apesar de ser um restaurante requintado com o tradicional fondue suíço, um fondue de queijo sai por 18 euros por pessoa (aproximadamente 65-70 reais) e o vinho que eles geralmente recomendam para acompanhar o fondue varia de 15 a 20 euros a garrafa – depende se for branco ou um tinto bem suave. Ah, sim, compensa mais pegar uma garrafa se você gosta de vinho!
Segundo franceses e suíços (esse povo que come fondue toda hora), o fondue bom é aquele que não te estufa, mas te satisfaz. Esse fondue faz exatamente isso!
E como a gente sempre tem um estômago extra para a sobremesa, não pudemos deixar de provar o fondue de chocolate suíço com frutas! OMG!
O chocolate do fondue é meio-amargo, então, junto com a fruta, não fica nada enjoativo – pelo contrário, dá vontade de raspar a panelinha :)
Mesmo tendo sido convidados por eles, este não é um post pago. Achamos que seria legal compartilhar com vocês que gostam de queijo, carne e chocolate (todo mundo? hehe).
Vale muito a pena, eles são super simpáticos e atenciosos! Ah, e digam que ficaram sabendo deles pelo E-Dublin! Quem sabe na próxima não rola um patrocínio? :D
Dica: Lembre-se de não “mergulhar duas vezes” o pãozinho no queijo e, o mais importante, diz a tradição que se um homem perder seu pãozinho no pote de queijo, ele deve pagar as bebidas de todos da mesa. E se uma mulher perder o pãozinho no pote, ela deve beijar a pessoa mais próxima dela na mesa. Eita! :o
Não esqueça de fazer sua reserva! Lembra que falei que era pequeno lá? pois é, por conta disso lota fácil! Você pode fazer sua reserva por telefone ou email – mais detalhes abaixo.
Edelwise
51, Ranelagh Village, Dublin 6
Próximo à estação Ranelagh do Luas
Reservas: +353 85 826 4279 ou enjoy@swiss-edelwise.com
Siga o Edelwise nas redes sociais Website | Facebook | Twitter.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…