O último relatório do Departamento de Transporte, Turismo e Esportes da Irlanda mostra que mais de 2,1 milhões de carros transitaram pelas estradas do país no último ano. O número configura um novo recorde e chama atenção para o cuidado ao volante.
Foram registradas 136 colisões fatais na Ilha em 2018, o que resultou em 142 mortes nas estradas irlandesas. Os dados são da RSA, a Road Safety Authority, autoridade que cuida das estradas aqui na Ilha
É preciso ter atenção redobrada quando se dirige em outro país, assim como saber o procedimento diante de uma ocorrência rodoviária. Saiba como você deve agir caso sofra um acidente de trânsito aqui na Irlanda.
Quando você se envolve em um acidente de carro, existe uma série de obrigações a serem cumpridas. Caso contrário, você vai arrumar um problemão na justiça irlandesa. Dá uma olhada no que deve ser feito
Permaneça no local
Você precisa parar o caro e continuar por lá por um tempo razoável (basicamente até tudo se resolver).
Dê informação
Se a Gardaí estiver presente no local, é preciso saber responder uma série de perguntas. Se a polícia irlandesa não estiver lá, é preciso dar essas informações para a pessoa que ficou ferida após o acidente (se for o caso) ou algum responsável que esteja respondendo em nome dela.
Caso alguém tenha alguma propriedade danificada, é necessário que ela também tenha conhecimento dos seus detalhes pessoais, são eles:
Informe as autoridades sobre a ocorrência
Se a Gardaí não estiver presente, é preciso ir até a unidade mais próxima o mais rápido possível. Qualquer pessoa envolvida no acidente pode fazer isso.
Leia também: Como são as regras para dirigir na Irlanda?
Tirar os carros da pista
Se o acidente foi grave, é importante que ninguém modifique a cena. Porém, em caso de pequenas colisões, é preciso tirar os veículos que estejam bloqueando a estrada ou colocando em risco os outros motoristas que ali trafegam.
Antes de pegar no carro após o acidente, verifique o quão afetado ele foi com a batida. É muito comum a ocorrência de vazamento de combustível, que é perigosíssima, podendo ocasionar explosões.
Avise os outros motoristas
Tente alertar os carros que estão prestes a passar pelo acidente ligando o “pisca alerta”. Se você tiver um triângulo de sinalização, posicione o mesmo na estrada o mais longe possível do acidente para que dê tempo suficiente de alertar os motoristas que se aproximam.
Caso a batida tenha sido perto de uma curva, não se esqueça de sinalizar em ambos os sentidos da pista. Se você precisar pedir ajuda para outro motorista na estrada, faça isso imediatamente.
Peça ajuda
Se o acidente foi grave e deixou vítimas, por exemplo, é preciso chamar a Gardaí (999 ou 112) e, se necessário, um serviço de ambulância.
Colete informação
Além de todas as informações listadas acima como necessárias, você também precisa se atentar a outros detalhes em caso de propriedade danificada ou feridos, são elas:
O site Citizen Information of Ireland disponibilizou um PDF com mais conselhos sobre o que fazer em caso de acidente de carro.
Leia também: Como tirar carta de motorista na Irlanda
Atenção: na ocorrência de um acidente grave, que cause sérios ferimentos ou, até mesmo, a morte de um passageiro ou pedestre, a Gardaí abre uma investigação para o caso. Pode envolver um inquérito ou a abertura de um processo criminal.
O PARC Road Safety Group, que orienta pessoas que sofreram um acidente de trânsito, preparou um guia que ajuda vítimas sobreviventes a enfrentarem um processo criminal na justiça.
Leia também: Como funciona a carteira de motorista provisória na Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…