Destinos pela Irlanda

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está a apenas 200 km da capital do país e que é cercado por impressionantes montanhas e praias deslumbrantes.

Para ser mais exato sobre sua localização no mapa, o condado de Donegal fica no extremo norte da Ilha Esmeralda, colado com a Irlanda do Norte.

E o fato de estar, de certa forma, mais isolado não é nenhuma desvantagem, viu? Muito pelo contrário!

É isso o que torna Donegal um lugar ainda mais especial e com cenários típicos irlandeses, daqueles que todo mundo vê em filmes e sonha em conhecer.

Continua após a publicidade

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

O que fazer em Donegal?

Entre as opções do que fazer em Donegal, está passear pelas belas estradas e conhecer de perto a Irlanda rural. Foto: Rubinho Vitti

Agora vamos ao que interessa. Afinal, o que fazer em Donegal?

Fizemos uma lista de lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro e que, certamente, vão surpreender.

São penhascos (cliffs), praias, cachoeiras, além de uma área rural deslumbrante que faz o viajante conhecer de perto a vida do interior da Irlanda.

Acompanhe.

Quer economizar em suas viagens no exterior? Abra agora sua conta digital internacional gratuita e sem taxas na Nomad e economize no IOF em suas compras e transações!

Os penhascos Sliabh Liag

Os cliffs Sliabh Liag precisam estar no roteiro sobre o que fazer em Donegal. Foto: Rubinho Vitti

Os penhascos de Sliabh Liag são uma das atrações mais famosas do condado de Donegal e atingem uma altura de mais de 600 metros, o que os torna quase três vezes mais altos do que os Penhascos do Cliffs of Moher. Impressionante, né?!

Além de ser uma atração espetacular, do topo das falésias Sliabh Liag ainda é possível avistar a incrível baía de Donegal.

E se você gosta de viajar de carro e pretende fazer esse passeio curtindo as estradas da Irlanda, saiba que Sliabh Liag está dentro da Wild Atlantic Way, uma rota que vai de norte a sul pela costa oeste do país, passando por pontos maravilhosos da Ilha.

The Glen Loop Walk

The Glen Loop Walk é para quem adora uma trilha e está sempre em busca de novas vistas incríveis. Aliás, algumas pessoas até a descrevem como “a melhor trilha costeira da Irlanda”.

O único ponto é que, para realizar esse passeio, é preciso estar disposto a caminhar de três a quatro horas, o que pode ser tranquilo para quem gosta desse tipo de aventura. Sem dúvida, o esforço valerá a pena!

Narin-Portnoo Strand

Narin-Portnoo é uma das praias de Donegal que precisam entrar no seu roteiro. Foto: Wikimedia

Quando a pergunta é o que fazer em Donegal, nem todos lembram de incluir a Narin-Portnoo Strand na lista de atrações imperdíveis, por ser um local mais reservado e menos turístico.

No entanto, é uma praia que não pode ficar de fora do passeio, principalmente entre os meses de junho e agosto, já que é o local perfeito para aproveitar um dia “quente” de verão na Irlanda.

Aliás, são várias praias na lista sobre o que fazer em Donegal que se destacam entre as mais belas da Irlanda.

Seguro Viagem:
Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica EUR 35.000
Bagagem extraviada EUR 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Farol Fanad

Quando se fala em o que fazer em Donegal, o Farol de Fanad não pode ficar de fora. Foto: Reprodução

Farol de Fanad já pode entrar para a lista de um dos faróis mais bonitos do mundo, com certeza! A dica é fazer um tour para seguir os passos dos antigos faroleiros e subir os 76 degraus de granito até o topo.

Pode até ser cansativo, mas a vista de tirar o fôlego quando chegar lá vai superar qualquer perrengue.

Esse é um passeio para fazer com tempo. Afinal, as belas paisagens que o lugar proporciona merecem ser apreciadas sem pressa nenhuma.

Precisa alugar carro no destino da sua viagem? É simples, fácil e você pode pesquisar os melhores preços aqui!

Horn Head

Assim como outros pontos de Donegal, o Horn Head tem uma paisagem de tirar o fôlego. Foto: Majestic Lukas / Unsplash

Melhor definição para Horn Head: um lugar que ninguém acredita que existe até literalmente conhecer.

É assim que, certamente, você vai se sentir ao pisar em Horn Head, um “mirante” com vistas inesquecíveis e que pode ser acessado tanto de carro quanto por uma bela caminhada.

O passeio inclui o ar fresco do oceano Atlântico, aquele vento gostoso na cara e uma paz que não é fácil de encontrar em qualquer lugar.

Aurora Boreal

Sobre o que fazer em Donegal, que tal caçar a aurora boreal? É possível ver esse incrível espetáculo por lá. Jonatan Pie/Unsplash

Sabia que existem vários lugares na Irlanda onde você pode ter a experiência única de ver a aurora boreal? E um desses lugares é o condado de Donegal.

Mas não é tão fácil assim! Tudo vai depender de as condições climáticas estarem adequadas. Por isso, é importante se atentar às melhores épocas para tentar a sorte de ver o céu da Irlanda brilhando com luzes coloridas.

E mesmo sendo tão imprevisível, é algo que vale a pena incluir na sua lista de desejos.

Facilite suas compras e não pague taxas de transferência na Europa, cadastre-se no banco virtual Revolut

Doagh Famine Village

Atração imperdível para quem ama conhecer a história dos lugares quando vai viajar! Visitar a Doagh Famine Village é simplesmente voltar no tempo e descobrir como era Donegal na época da fome na Irlanda.

Em um tour pela vila, é possível ver de perto artefatos utilizados pelos moradores, autênticas cabanas de palha, e entender como era a vida no local há anos.

Doon Fort

Doon Fort é um grande “Western Stone Fort”, termo definido pela UNESCO como “paredes excepcionalmente grossas e altas”. Vale a pena incluir em um roteiro por Donegal.

Afinal, fortes como Doon eram usados como residências reais e vistos como símbolos de status. Ou seja, não é apenas um simples forte, é um lugar cheio de histórias e que ainda oferece aos visitantes vistas deslumbrantes.

Secret Waterfall

Escondida em meio a um pequeno cliff e dentro de uma caverna, a Secret Waterfall pode ser difícil de encontrar e perigosa. Foto: Rubinho Vitti

A “cachoeira secreta” de Donegal é um dos lugares mais exclusivos para se visitar no condado. Em primeiro lugar, por ter uma beleza surreal, considerada uma recompensa perfeita para todos os viajantes que se arriscam para chegar ao local, visto que o acesso é bem difícil e o percurso oferece alguns “perigos” aos turistas.

Além disso, essa cachoeira está dentro de uma caverna. Por isso, é preciso verificar as tabelas de marés com antecedência e somente ir quando a maré estiver baixa. Caso contrário, você não conseguirá acessar o local e, ainda, poderá enfrentar muitos problemas.

A cachoeira escondida está situada na península da Slieve League, dentro do condado de Donegal e fica especificamente em Largy, uma vila entre as cidades de Killybegs e Kilcar. No entanto, ainda há outros obstáculos para conhecer a Secret Waterfall: ela faz parte de uma propriedade privada e o caminho é cheio de pedras bastante escorregadias. Por isso, a dica é se informar muito antes de ir e fazer isso sempre acompanhado.

Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Que tal conhecer mais sobre Donegal?

Depois de ver pessoalmente todas essas atrações incríveis em Donegal, provavelmente ele se tornará um dos seus condados preferidos da Irlanda e será um lugar aonde você sempre vai querer voltar.

Não deixe também de conhecer Donegal Town, a cidade é cheia de locais bacanas como castelo, lago e a cidadezinha que tem uma ar bem de interior.

Quer fazer intercâmbio em Donegal? Então conheça nosso Orçamento Fácil e tire suas dúvidas com agências especializadas.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Foto de capa: Brian Kelly on Unsplash

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024