Dublin é uma cidade encantadora e absolutamente recheada de atividades por toda sua extensão. A capital da Irlanda é, por si só, uma atração. Por isso mesmo, não é difícil encontrar o que fazer em Dublin. São parques, jardins, praias, museus, galerias e muito mais.
Além disso, a Irlanda oferece a gratuidade em diversos locais, principalmente na primeira quarta-feira de cada mês. Então, fique de olho!
Com criatividade e disposição, também é possível conhecer mais da natureza esplêndida que o condado de Dublin pode oferecer!
Selecionamos algumas opções de atividades para você saber o que fazer em Dublin.
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
Que os irlandeses adoram um pub, todo mundo sabe. Mas os melhores pubs da Irlanda estão exatamente em sua capital.
Se existe muito o que fazer em Dublin, os pubs entram na lista principal de locais imperdíveis para visitar, não é mesmo? Ao todo, são mais de 1.790 pubs espalhados pela Irlanda, mas são cerca de 750 pubs só em Dublin.
Vamos citar apenas quatro deles aqui, considerados alguns dos principais e mais visitados.
No coração de Dublin, está localizado o Temple Bar. Ele é o pub mais pop de Dublin e dá nome ao bairro. O local tem uma atmosfera gostosa para passar o fim de tarde, além das ótimas bandas com música tradicional.
O mais antigo entre os pubs em Dublin e na Irlanda fica localizado próximo ao rio Liffey. Acredita-se, o local está aberto desde 1178.
Você sabia que existem pubs em Dublin considerados “mal assombrados”? Pois é, com a “idade” avançada de muitos deles e um aspecto meio “dark”, não é difícil acreditar.
Localizado na Henry Street, próximo à O’Connell, centro comercial da cidade, temos o The Church, que no passado já foi uma igreja (e por fora ainda parece muito).
O local oferece comida de qualidade, amplo espaço e pista de dança. Além do ambiente super inusitado, a programação inclui jantar com cinema, shows e outras atrações que variam a cada mês. É um dos mais famosos pubs em Dublin.
Quer conhecer mais pubs para colocar na sua lista sobre o que fazer em Dublin? Clique aqui!
Leia também: O que fazer em Wicklow: o condado mais florido da Irlanda
Falando em pubs e no próprio Temple Bar, um dos mais famosos e já citados neste artigo, agora vamos falar sobre o seu bairro homônimo.
Sim, Temple Bar não é apenas o nome do pub mais famoso da Irlanda, mas também do bairro mais badalado do país e de sua capital. Por isso, muitas coisas sobre o que fazer em Dublin estão por lá.
A história do bairro deixa o local ainda mais interessante, que remete à era quando os Vikings dominavam a Irlanda, passando por altos e baixos até o século XX, quando ele foi redescoberto. Por isso mesmo, a dica é uma só: visite o Temple Bar.
Lá você vai encontrar cafés, restaurantes, estúdios de tatuagem, brechós, teatros, lojas super diferentonas e, claro, muitos pubs. Quer ver só…
Leia mais sobre o bairro Temple Bar. Clique aqui!
Se há uma experiência que literalmente todas as pessoas que visitam a Irlanda precisam viver é o maravilhoso tour pela Guinness Storehouse. E não é um simples tour não, viu?
O passeio passa por um super museu que, de forma interativa, apresenta a história da cerveja irlandesa mais famosa do país e, no final, oferece aos visitantes a oportunidade de saborear uma pint de Guinness com vista panorâmica para a cidade.
Leia também: O que fazer em Killarney, na Irlanda
Quer conhecer a cidade e suas curiosidades durante um passeio por suas ruas? Aproveite os walking tours disponíveis na cidade. São várias opções disponíveis, cada uma com um tema diferente.
Tem walking tour para quem quer conhecer a gastronomia irlandesa, outro para quem gosta de arte de rua, além de walking tour especial para quem gosta de história e um supermacabro com histórias de fantasmas e mitos irlandeses.
A dica é o Free Walking Tour Dublin. O passeio pelas ruas de Dublin passa por pontos turísticos imperdíveis como Temple Bar, Dublin Castle, St. Patrick’s Cathedral, Christchurch Cathedral, Trinity College, etc.
Em meio a uma tradicional fachada de prédios irlandeses, bem ao estilo georgiano, há uma portinha apertada e um letreiro iluminado em vermelho com as palavras “Dicey’s Garden”.
A famosa balada poderia até passar despercebida, não fosse a fama que conquistou por aqui — principalmente com os brasileiros.
E são muitos os motivos para amar a Dicey’s Garden, desde a música tocada até a garantia de preços mais baixos das bebidas.
A gente fala e insiste: um dos principais tipos de atrações imperdíveis em Dublin são os parques. Eles são perfeitos para uma caminhada, fazer exercícios, piquenique com amigos, ler um livro ou, simplesmente, relaxar. Afinal, essa é uma das melhores coisas sobre o que fazer em Dublin.
A cidade é um encanto! Em cada bairro que você entra, vários parques e praças aparecem… é lindo e surreal!
National Botanic Gardens
Um dos mais lindos pontos turísticos de Dublin está na quarta posição na lista das atrações mais visitadas da Irlanda. São mais de 15 mil espécies de plantas localizadas em jardins espalhados pelo local, com campos abertos e estufas.
Iveagh Gardens
Pequeno, fofo e cheio de esquilinhos. Esse é o Iveagh Gardens, em meio a prédios de escritórios e empresas, na área central da capital irlandesa. O espaço é perfeito para piqueniques ou uma visita rápida para descontrair. O local tem um labirinto, jardim de rosas e uma bela cachoeira. Há concertos de artistas consagrados durante o verão em seu gramado.
Phoenix Park
Um dos maiores parques da Europa fica em Dublin. O Phoenix Park é gigante e, possivelmente, você não conseguirá conhecer tudo no mesmo dia. Usando uma bike, o passeio fica ainda mais produtivo e interessante. É lá onde vivem dezenas de veados, que ficam soltos e podem ser vistos nos grandes gramados existentes no parque, em bando. O local também é moradia do presidente da Irlanda e do embaixador dos Estados Unidos. O Dublin Zoo, o zoológico da capital irlandesa, também fica dentro do Phoenix Park.
Irish National War Memorial Park
Localizado quase ao lado do Phoenix Park, em seu lado sul, o parque foi construído em 1929 para homenagear os quase 50 mil soldados irlandeses mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Seus jardins impecáveis são perfeitos para relaxar, tomar sol ou ler um livro.
St. Stephen’s Green
O 14º local mais visitado na Irlanda é, também, o parque mais popular de Dublin. Tem um lago lindo, com patos e cisnes, que o torna ainda mais charmoso. Há muitos canteiros de flores coloridas, estátuas e um jardim para os deficientes visuais.
Merrion Square
Cheio de flores, árvores com um gramado verdinho, o parque fica localizado na área central de Dublin, próximo ao Stephen’s Green e ao Iveagh Garden. É local de tranquilidade para um descanso ou caminhada, além de palco de eventos diversos durante o ano na cidade. É lá também onde se encontra a icônica estátua do escritor Oscar Wilde.
St Anne’s Park
Esse parque tem conquistado cada vez mais os intercambistas que vivem em Dublin. Localizado em frente à Bull Island, na baía de Dublin, o parque era uma antiga propriedade da família Guinness, no século XIX. São 240 acres, com jardim chinês, templo herculano e um jardim com variedade de ervas medicinais.
Outros parques de Dublin:
Já que estamos falando sobre o que fazer em Dublin, precisamos ressaltar um ponto bem importante. Em 20 condados da Irlanda, toda primeira quarta-feira de cada mês oferece atrações gratuitas.
São eles: Cork, Donegal, Galway, Kerry, Kildare, Kilkenny, Laois, Leitrim, Limerick, Louth, Mayo, Meath, Offaly, Roscommon, Sligo, Tipperary, Waterford, Wexford Wicklow e, claro, Dublin.
É a Free Wednesday! Isso significa que não há cobrança de ingresso para visitar pontos turísticos, museus, galerias, castelos, entre outras atrações.
Quer conhecer um lugar lindo no centro de Dublin, onde você possa passear ou relaxar e tomar um café? Estamos falando da Trinity College, uma das instituições de educação mais famosas da Irlanda. Lá estudaram e se formaram nomes como Oscar Wilde, Samuel Beckett, Edmund Burke e William Rowan Hamilton.
Fundada em 1592, a universidade está na 61º posição no ranking das melhores instituições de ensino do mundo. É tão grande e encantadora, que há lugares “secretos” através de seus salões e corredores, com locais curiosos, segredos e túneis subterrâneos.
Há também a incrível experiência do Books of Kells, dentro da icônica biblioteca da Trinity, inspiradora para a criação de cenários das sagas Harry Potter e Star Wars.
Quem quiser obter uma experiência ainda mais ampla, é possível se hospedar dentro da Trinity College durante as férias de verão dos estudantes.
Leia também: O que fazer na Irlanda do Norte: conheça a história do país e saiba o que visitar
Você sabia que todos o National Museum of Ireland são compostos por museus administrados pelo governo irlandês, gratuitos e abertos ao público? Pois é, três deles ficam em Dublin: Decorative Arts & History, Natural History e Archaeology. Em Castlebar, no condado de Mayo, existe, ainda, o Country Life Museum. Todos eles têm entrada gratuita.
Natural History
O museu de história natural, localizado em Dublin 2, também é conhecido como “Dead Zoo”, por causa das centenas de criaturas taxidermizadas que “vivem” no antigo edifício. Construído em 1856, o museu abriga uma coleção zoológica abrangente com mais de 10.000 peças. Os visitantes podem explorar mamíferos, pássaros, peixes e insetos irlandeses, além de bichos de todo o mundo.
Decorative Arts & History
O museu de decoração, arte e história está localizado em um dos pontos históricos mais impressionantes da capital iralndesa, em Dublin 7, um antigo quartel militar que abriga artes decorativas como prata, cerâmica, vidro, móveis, roupas, joias e moedas. Outro ponto do museu explora uma coleção de história militar e o passado revolucionário da Irlanda.
Archaeology
Uma variedade de tesouros da Irlanda pré-histórica ao Egito antigo, podem ser vista nesse museu de arqueologia, em Dublin 2, com artefatos importantes que datam de 7.000 a.C. até o século XX. Entre os destaques, uma exposição de ouro irlandês pré-histórico e uma seção dedicada a um antigo livro medieval de salmos conhecido como Faddan More Psalter.
Uma dos melhores maneiras de conhecer a cultura irlandesa é andando por suas ruas. A Grafton Street ou a Henry Street estão repletas de músicos e artistas de rua incríveis mostrando seu talento.
Conhecidos como “buskers”, eles precisam ter uma autorização do governo para atuar nas ruas do país. Em Dublin, muitos deles ficaram conhecidos na cena musical local e, até, internacional.
As ruas também são palco para artistas durante a Culture Night, onde vários eventos acontecem por toda a cidade.
A galeria nacional da Irlanda tem cerca de 2.500 pinturas e aproximadamente 10.000 obras em diferentes estilos, incluindo aquarelas, desenhos, gravuras e esculturas. Todas as principais escolas europeias de pintura estão amplamente representadas.
Também abriga uma renomada coleção de pinturas irlandesas, a maioria das quais em exposição permanente.
A visita à exposição permanente da galeria é gratuita, mas exibições extras, como exposições paralelas, podem ser pagas.
Leia também: Coronavírus: 6 locais para visitar na Irlanda a partir do dia 29
Localizada dentro dos portões da Trinity College, a The Science Gallery combina o lado “nerd” da ciência com o “cool” de uma galeria de arte.
Lá é possível encontrar exposições pertencentes a alunos da pós-graduação, que têm como objetivo estimular discussões sobre como as teorias da ciência se cruzam com as nossas vidas diariamente, mas também exposições internacionais, em um intercâmbio artístico-científico com outras galerias de ciência pelo mundo.
Desde 2008, ano de inauguração do local, já foram mais de três milhões de visitantes.
Quer algo mais gratuito que uma caminhada ao ar livre? Dublin tem a vantagem de estar na costa da Irlanda, assim como quase todos os condados da Ilha. A Baía de Dublin é extensa e um belo cenário para uma caminhada ou andar de bicicleta.
Um bom passeio é percorrer o South Wall, chegando até o Lighthouse Poolbeg. Mas são vários os passeios possíveis. Caminhar pelos elegantes piers victorianos de Dun Laoghaire, visitar a Bull Island ou a costa de Dollymount, visitar o Killiney Hill, fazer uma caminhada de Malahide até a praia de Portmarnock estão entre eles.
Leia também: Mapa de Dublin: mas que raios são Dublin 1, 2, 3 ou 24?
Quer conhecer como vive o presidente da Irlanda? Bom, marque em sua agenda o tour na residência oficial do presidente, localizada no Phoenix Park. É por lá que o presidente irlandês também recebe Chefes de Estado como o papa e tantos presidentes. Os tours acontecem todo sábado, às 10h30, no departamento Aras an Uachtaráin, no Phoenix Park Visitor Centre.
É possível visitar outros prédios do governo e do parlamento irlandês. A Leinster House tem visitas guiadas gratuitas. O prédio é a antiga residência do Duque de Leinster. Hoje, é local de reunião dos TDs (deputados) e os senadores irlandeses.
Outro local de visitação possível é o imponente prédio da prefeitura de Dublin, a City Hall. Tudo gratuito.
Viajou com a namorada ou o namorado e não sabe o que fazer em Dublin? A capital irlandesa tem cantinhos que são ótimos para passar um tempão junto do seu amor, e o melhor, sem gastar quase nada.
Um deles é o maravilhoso National Botanic Gardens é uma das mais populares e românticas paisagens da flora irlandesa. Vale uma caminhada e muitas pausas para fotos com seu love.
O roteiro romântico também passa por um dos locais mais charmosos de Dublin, o Temple Bar. É por lá que o casal vai encontrar a Love Lane, uma ruazinha perdida entre a principal rua de pubs do bairro e o Teatro Olympia.
Localizado perto do St. Stephen’s Green Park, em meio a prédios de escritórios e comércios em Dublin, o Iveagh Gardens foi inaugurado em 1865, mas sua história data de 300 anos antes.
Você sabia que os “dubliners” estão entre os maiores consumidores de café da Europa? Afinal, Dublin é a segunda capital mais obcecada por café no mundo.
São muitas opções sobre aonde ir para tomar uma café na capital da Irlanda.
Localizado em Dublin 8, o Two Pups é um daqueles espaços que você não tem vontade de ir embora. Aconchegante e moderno, mas com ar rústico, o café tem um cardápio variado para breakfast ou brunch — sanduíches, panquecas, omeletes, etc.
Encontrar uma mesa no Queen of Tarts durante a manhã ou no horário de almoço pode ser uma missão meio complicada, já que é um dos cafés em Dublin mais badalados. Mas a experiência é compensadora, já que o charmoso espaço, que apresenta duas unidades em Dublin, oferece opções bem saborosas.
Uma das pérolas do Temple Bar, este café está localizado dentro do Irish Film Institute, um dos principais cinemas de arte de Dublin.
O café é também uma ótima opção para fugir do agito e barulho do Temple Bar e relaxar lendo um livro ou conversar com os amigos.
Encontre mais cafés em Dublin. Clique aqui!
Saiu sol, as temperaturas estão altas e você quer aproveitar o verão da capital irlandesa? Existem muitas opções sobre o que fazer em Dublin no verão.
Que tal passear de caiaque pelo Grand Canal? São várias empresas que disponibilizam material e treinamento para quem quiser se aventurar pelas águas do canal que atravessa a cidade. Muitas delas não exigem experiência, já que o local é tranquilo, sem correntezas ou agitação.
Caminhadas em dias de sol são um dos programas favoritos dos irlandeses e, em Dublin, não é diferente. No próprio Grand Canal, é possível ver diariamente pessoas caminhando.
Dalkey e Killiney, duas regiões bem nobres da capital irlandesa, têm uma ótima trilha de caminhada. O Hellfire Club, nas montanhas de Dublin, é outra opção.
Andar de patins? Em Dublin é super possível. A prática já foi coisa de quem nasceu nos anos 80 ou 90. Agora, a moda de circular por aí com rodinhas nos pés voltou com tudo, e muita gente vem praticando o esporte, inclusive na Irlanda. Mas a pergunta é: “Onde andar de patins em Dublin?”.
A cidade tem muitas ciclovias, mas os patineiros também são bem-vindos nos parques como Phoenix Park, St. Anne’s Park e outros.
A religião é um dos temas centrais na hora de pensar sobre o que fazer em Dublin. Que São Patrício é o padroeiro da Irlanda, todos nós já sabemos, não é mesmo? Por isso, não é difícil identificar a St. Patrick’s Cathedral — Catedral de São Patrício — como sendo o cartão-postal da cidade de Dublin.
A imponente catedral foi construída entre 1220 e 1260 como forma de homenagear St. Patrick (ou São Patrício). Ou seja, está há mais de 800 anos fazendo parte da história de Dublin e da Irlanda. Por isso, tornou-se um dos pontos turísticos principais e mais visitados da capital irlandesa e da Ilha.
Gostou das nossas dicas? Quer conhecer ainda mais opções sobre o que fazer em Dublin? Gravamos o Edublincast totalmente dedicado a esse assunto! Confira só:
Você também pode ouvir o podcast do E-Dublin:
No Spotify
No iTunes
No Deezer
No seu app favorito, por meio do RSS Feed
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…