Localizado no oeste irlandês, Galway é um dos condados mais interessantes da Irlanda. Não só pelas suas paisagens incríveis e sua vida cultural vibrante, mas também pelo clima de interior e a calmaria que apenas locais distantes de grandes metrópoles podem ter. Mas se o condado não é lá tão grande, será que tem o que fazer em Galway?
Claro que tem, e muito! O condado de Galway mede cerca de 6.150 km², com uma população total de 231.000 habitantes, menos da metade da cidade de Dublin. Já Galway City possui tem 80 mil moradores.
Mesmo assim, a cidade é vibrante, já que recebe turistas o ano todo. Vale lembrar que ela foi considerada a Capital Cultural da Europa 2020, uma iniciativa da União Europeia com o intuito de promover uma cidade do continente por todo seu potencial e sua rotina artística, permitindo uma espécie de intercâmbio cultural entre os cidadãos europeus.
Neste artigo, vamos mostrar o que fazer em Galway. Pegue seu bloco de notas e aproveite para rabiscar seus planos de viagem. Bora?
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
Seus festivais também são famosos no calendário irlandês, como o Festival Internacional de Arts, o Festival de Teatro de Galway, além e festivais de cinema, gastronomia, música e muito mais. São inúmeros museus e galerias de arte espalhados pela cidade. As ruas também são palcos de músicos e artistas.
Em 2020, Galway foi escolhida como a Capital Cultural da Europa, sendo reconhecida por sua importância na vida das artes da Irlanda.
Leia também: Galway: Saiba tudo sobre uma das principais cidades da Irlanda
Existem muitos espaços na cidade para caminhadas e contato com a natureza. Muitos dos destinos turísticos da Irlanda são localizados na região, no condado de Galway, como Cliffs of Moher e o Parque Nacional de Connemara.
Galway ainda tem muitos lugares bacanas para visitar. Entre eles, castelos, jardins e muitas paisagens naturais.
O Seven Bar é daqueles lugares perfeitos para colocar a conversa em dia com os amigos no final de uma semana. Com clima agradável, petiscos, drinks e sobremesas deliciosas, é uma ótima pedida para esticar a noite e curtir uma Live Music.
O An Púcán é um dos mais antigos bares irlandeses, considerado um dos mais tradicionais. Transpira em seu ambiente e decoração o orgulho de ser “Irish”. É um ótimo lugar para se deliciar com a comida local e todos os tipos de cervejas. Fica aberto desde a manhã até a noite, bem pertinho da Eyre Square, no coração de Galway City.
Tradicional Pub de Galway, o Bar an Chaladgh chama a atenção de quem passa por sua fachada vermelha e seu nome escrito em gaélico (idioma irlandês). Tem uma clientela mista de turistas e locais, em um ambiente intimista. Um ótimo lugar para curtir uma (ou mais) pint, ouvindo boa música. Quem aprecia um tipo peculiar de decoração remontando à história do país e seus costumes, vai se deliciar com esse pub.
Com mais de 130 anos de idade, este pub é repleto de história, conforto, música e ricos personagens. Costuma atrair um público bem eclético, misturando locais e turistas. Também imperdível para quem tem interesse em conhecer os melhores lugares de Galway.
Quer saber sobre mais pubs em Galway? Fizemos uma lista com dez deles.
A cidade de Galway é pequena, como já dissemos. Por isso, é possível conhecer suas principais atrações em pouco tempo, principalmente as gratuitas.
Listamos as principais delas para você colocar na sua lista sobre o que fazer em Galway.
Ponto histórico de Galway, o Spanish Arch foi construído no ano de 1854 ao lado do Rio Corrib para proteger o porto onde os espanhóis costumavam descarregar as mercadorias que eram a base da economia de Galway na época.
Vestígio das antigas muralhas que cercavam a cidade, hoje o “Arco Espanhol” é um ponto de encontro da juventude de Galway. Lá se encontram tanto os cidadãos locais quanto estudantes de várias partes do mundo, além de turistas que fotografam cada cantinho do Arco e, claro, aproveitam a beleza do Rio Corrib e seus cisnes. No verão, é um dos points da galera, principalmente ao pôr do sol.
É um pequeno, mas interessante museu, localizado no Spanish Arch. Então, fica bem fácil aproveitar as duas atrações em um só passeio. Lá temos acesso a várias épocas históricas de Galway, passando por objetos do Mesolítico e Neolítico, encontrados no Rio Corrib.
Para os fãs de História, é uma ótima oportunidade para saber mais sobre o lugar onde você vive. Uma das atrações mais apreciadas pelos visitantes é o submarino, pelo qual é possível ouvir o som emitido por alguns peixes e baleias. Vale a visita!
Diferentemente da St. Patrick’s Cathedral, em Dublin, que cobra uma taxa de visitação, a Galway Cathedral está aberta à visitação gratuitamente, embora haja uma sugestão de doação — cujo valor dependerá da consciência ou do bolso do visitante.
Em comparação com as idades de outras igrejas europeias, a catedral de Galway pode ser considerada nova, pois foi construída em 1965.
A parte interna da igreja é em formato de uma cruz. Com belos vitrais e rodeada de história, é um bom lugar para apreciar, parar um pouco, fazer uma oração. Para os católicos, a dica é ir à missa das 11h aos domingos. Ótima oportunidade para treinar o ouvido para o idioma.
Para os fãs de caminhadas entre muitas árvores, em lugares com atmosfera restauradora, o bosque Barna Woods pode ser o lugar ideal em Galway. Fica depois da praia de Salthill, porém, com alguma disposição, vale a caminhada até lá — talvez no verão, eu diria.
Uma boa dica é pegar um ônibus para ir e, então, voltar caminhando pela praia. Barna não é um bosque com trilhas demarcadas ou qualquer tipo de infraestrutura. É a natureza em sua essência plena. No inverno, o local é frio e úmido — vá muito bem agasalhado. No verão, é possível até fazer piquenique.
O calçadão de Salthill é como se fosse um brinde a quem escolhe Galway como cidade para fazer o intercâmbio. Tem uma variedade de pubs, cafés, ruas medievais, mas também tem o mar para contemplar e, para os mais audaciosos, quem sabe arriscar um mergulho?
É hábito de alguns moradores de Galway nadar em Salthill, apesar da água congelante. A região litorânea recebe anualmente um número considerável de turistas que apreciam os bares, restaurantes, cassinos e outras opções de entretenimento na área praiana.
No verão, acontece em Salthill e na região do Spanish Arch a “Invasão Viking”, com exibição de barcos irlandeses.
E aí? Gostou de saber o que fazer em Galway? Aproveite seu intercâmbio e faça o seu passeio quando for possível.
Leia também: Que tal considerar Galway para o seu intercâmbio?
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…