Localizada no centro-oeste da Irlanda, Limerick é um condado da província de Munster, cortado pelo rio Shannon. Sua cidade, de mesmo nome, tem aproximadamente 100 mil habitantes. Com tecnologia e agricultura, sendo o principal setor comercial e industrial de sua região, o condado ainda possui um forte apelo turístico. Ou seja, há muito o que fazer em Limerick.
Entre atrações culturais, como museus, com foco na natureza e nos passeios pelo Shannon, o condado tem muitos castelos e parques lindos para conhecer.
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
O castelo está localizado em um parque onde se reproduz a Irlanda de antigamente. Além do castelo, você terá a oportunidade de visitar as casas de uma vila reconstruída no estilo medieval do século 15 e, até, experimentar um ‘scone’ (um pãozinho tradicional) na cozinha de uma delas.
O parque inclui 30 prédios, contando com a igreja Ardcroney Church of Ireland, que reabriu as portas em 1998. Apesar de estar no condado de Clare, Bunratty Castle e o Folk Park são grandes atrações turísticas na região. Para chegar até lá, você pode pegar um ônibus diretamente na estação em Limerick ou um ônibus que sai do Athur’s Quay.
No castelo, são organizadas noites incríveis, com direito a jantar medieval e música tradicional, exatamente como era no passado. É uma das experiências mais bem cotadas do país!
A St. Mary’s Cathedral, fundada em 1168, é o prédio mais antigo da cidade que ainda está em uso. Conta-se que a catedral foi fundada pelo último rei do Munster, Domnall Mór Ua Briain, no lugar de seu palácio na King’s Island.
A catedral fica aberta todos os dias da semana, das 8:30 até 17:30, com missa aos domingos. Vale a pena entrar para conferir a arquitetura ou curtir os concertos que sempre acontecem na programação da igreja.
Já mencionamos em outros artigos o Hunt Museum, que fica no caminho até o castelo do King John. Esse é um lugar imperdível para quem vem visitar Limerick.
A entrada para o museu é gratuita e as exibições são muito diversas e interessantes. Ah! Após conhecer um pouco mais da cultura e história do país, não deixe de dar uma paradinha no café do museu. É um dos mais agradáveis, com vista para o rio Shannon!
Leia também: Conheça a University of Limerick, Irlanda
O King John’s Castle é, sem dúvida, a atração mais famosa de Limerick. É um castelo do século 13, situado numa ilha chamada King’s Island.
A existência da ilha remonta ao ano 922, quando ainda era habitada pelos vikings, mas o castelo em si foi ordenado pelo Rei John e construído em 1200. O castelo fica aberto desde as 9:00 até as 20:00, e o ingresso para adultos custa 10,50 euros.
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Esse é um dos melhores spots da cidade. Recomendo muito uma paradinha para tomar um café ou um comer um scone em um dos cafés que ficam nessa rua de pedestres.
A Bedford Row também é um lugar onde são organizadas várias atrações da cidade, como a iluminação das luzes do natal em dezembro ou uma apresentação de danças internacionais, organizada pelos estudantes da Universidade de Limerick.
Essa rua fica bem no centro da cidade e é um bom local para dar uma relaxada depois de um dia longo de compras (meninas, tenham cuidado, porque a rua fica ao lado da Brown Thomas!)
Leia também: Conheça a cidade de Limerick, na Irlanda
Uma visita ao The Milk Market (Mercado de Leite) é uma das coisas que mais gosto de fazer em Limerick aos sábados, pela manhã.
Além dos deliciosos cafés espalhados pelo espaço, você pode comprar produtos fresquinhos provenientes das fazendas da região, assim como provar bolos e até pastel brasileiro!
O mercado abre às 9 horas de manhã e fecha à 13:00. Então, vale a pena acordar um pouquinho mais cedo no sábado para aproveitar esse lugar cheio de surpresas e sabores.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Se você for para Limerick de ônibus ou de trem, vai chegar à estação Colbert Station. Antes de ir para o centro, você pode cruzar a rua e dar uma olhada no parque mais charmoso da cidade, o People’s Park.
Ele é o principal parque e foi inaugurado em 1877. Apesar de ser pequeno, é um dos lugares preferidos de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Vale um click por lá!
Leia também: A história do Rugby em Limerick: Munster
A galeria de arte de Limerick fica ao lado do People’s Park e foi fundada por Andrew Carnegie para ser uma biblioteca e museu de graça, chamados Carnegie Free Library and Museum. A primeira coleção de arte (First Limerick City Collection of Art), com objetos procedentes de doações e heranças, foi estabelecida em 1936 por políticos, artistas e patrocinadores.
Em 1948, uma extensão da parte de trás do prédio da biblioteca abrigou a City Collection, sob o nome de Limerick Free Art Gallery. Em 1985, a biblioteca e o museu foram transferidos para um prédio maior, chamado Carnegie Building.
Depois de duas renovações e uma extensão nos anos 1999 e 2010/2011, a coleção atual da galeria é considerada uma das mais refinadas do país, depois de Dublin. A galeria foi reaberta em 2012 e agora conta com três extensões dentro do People’s Park, para abrigar uma coleção permanente, um café, uma oficina e outras instalações para os visitantes.
Limerick é uma cidade cheia de segredos. O Arthur’s Quay Park é uma das maravilhas escondidas na cidade, que vai fazer você se apaixonar.
Localizado no centro, ao lado do Centro Comercial Arthur’s Quay, é de lá que você terá uma das melhores vistas da cidade. Às margens do rio Shannon, o parque oferece uma experiência única e uma vista maravilhosa do castelo do King John.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Quer um lugar para sentar e apreciar a cidade? Bem-vindos a Honan’s Quay! Após aquele cafezinho bem gostoso na Bedford Row, você pode esticar o passeio até às margens do rio Shannon, que fica ao longo desses três cais.
É um lugar perfeito para passeios, independentemente da hora do dia. Você pode fazer caminhadas, correr ou simplesmente se sentar em um dos bancos ao longo do rio e apreciar o vai e vem da cidade.
E aí? Agora já sabe o que fazer em Limerick? Então, programe-se para visitar esse condado cheio de lugares bacanas para visitar.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…