Categories: Destinos pela Irlanda

O que fazer em Westport, na Irlanda

Você já ouviu falar em Westport, na Irlanda? Pois essa cidade do condado de Mayo, no oeste da Irlanda, já foi eleita pelo jornal irlandês The Irish Times como o melhor lugar do país para se viver.

O título não se dá a toa, já que a cidade não decepciona no quesito beleza natural e ainda possui uma atmosfera vibrante, independentemente da estação do ano. E tudo isso também se associa à simpatia e hospitalidade da população local.

Westport é a terceira maior cidade do condado de Mayo e possui uma população com pouco mais de 6000 habitantes.

A cidade já ganhou diversos prêmios e é reconhecida não só por sua beleza, mas também pela simpatia dos seus habitantes. Portanto, para quem ainda não conhece, vale a pena incluir na lista de destinos irlandeses a serem explorados!

Continua após a publicidade

O que fazer em Wesport, na Irlanda

A pequena cidade de Westport conquista pelo charme, natureza e simpatia de seus habitantes. Crédito: Frank Bach | Dreamstime.comWestport é perfeita para o ciclismo e, inclusive, conta com uma trilha de 42 quilômetros, a Greenway, que é a maior do país. Para quem está em forma, é possível fazer todo o percurso em um único dia.

Se este não é o seu caso, não precisa encarar o percurso inteiro, mas vale dar umas pedaladas pela trilha. Com relação à bike, não é necessário se preocupar, já que é possível alugá-la no local.

Croagh Patrick: terceira maior montanha de Mayo

A cidade também é conhecida dos bikers de plantão, graças à Greenway. Crédito: Hannahsakura | Dreamstime.com

A cerca de 8 km de Westport, está a Croagh Patrick, a terceira maior montanha do condado de Mayo, sendo uma ótima opção para caminhada. Para quem pretende se aventurar e escalar a montanha, os meses mais indicados são os de verão – de abril a setembro.

Passear pela Old Head, uma pequena praia localizada a 20 minutos de Westport, é outra maneira de se conectar com a natureza. A região também conta com várias outras belas praias de água cristalina.

Ao redor da cidade há, também, o Parque Nacional Ballycroy. Ele é composto por mais de 11 mil hectares e é cercado por montanhas. O parque também desenvolve um importante papel na preservação de animais e plantas que são encontrados no local.

Já para o público infantil e para quem quer curtir com a família, o destaque fica para a Westport House, uma mansão vitoriana construída em 1730, com belos jardins e um parque de diversões com atrações como Splash, Navio Pirata, Montanha Russa, entre outras.

Como chegar em Westport, na Irlanda

  • De carro: A cidade pode ser facilmente acessada de carro a partir de Dublin, pelas estradas N4 e N5, num percurso que leva pouco mais de 3 horas.
  • De trem: Para quem quiser ir de trem, há uma grande diversidade de horários partindo da Heuston Station, em Dublin, diariamente. A viagem dura em torno de 3 horas e as passagens de ida e volta custam 34 euros para estudantes.
  • De ônibus: O trajeto de ônibus dura pouco mais de quatro horas, saindo de Dublin. As passagens de ida e volta custam em torno de 26 euros para adultos. A viagem a partir de Galway leva duas horas e de Sligo, até duas horas e meia.

Onde ficar em Westport

A Westport House é uma das atrações da cidade, principalmente para quem tem crianças. Crédito: Gabriela Insuratelu | Dreamstime.com

Mesmo pequena, a cidade conta com uma diversidade de opções de hospedagem. Entre os hotéis, estão o Westport Woods, Castlecourt, Westport Plaza, além do quatro estrelas Knockranny House. Também há várias opções de pousadas, cujos preços são mais acessíveis e geralmente incluem café da manhã.

O hostel mais próximo de Westport fica a 7 km do centro da cidade, aos pés da montanha Croagh Patrick, mas há linhas de transporte público conectando a vila à cidade durante todos os dias da semana.

Onde comer

O tradicional Matt Molloy’s recebe festivais tradicionais. Crédito: Paul Keeling | Dreamstime.com

Westport é repleta de cafés e restaurantes, basta uma caminhada pela Bridge Street, na região central, e pelas ruazinhas ao redor para se deparar com boas opções.

Quando se trata de vida noturna, a cidade também não deixa a desejar, principalmente porque a maioria dos seus pubs conta com música ao vivo diariamente. Entre os destaques está o Matt Molloy’s, onde é possível curtir música e dança tradicional irlandesa

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024