Visitar a Irlanda não é apenas conhecer cartões-postais, mas também cidadezinhas que revelam vários mistérios e segredos históricos. Por exemplo, existe muito o que fazer em Wexford. Com cerca de 20 mil habitantes, essa é a principal cidade do condado de mesmo nome, localizada no sudoeste da Irlanda, a cerca de 130 quilômetros de Dublin.
Assim como outras pequenas cidades do interior da Ilha Esmeralda, Wexford é notória por suas belezas naturais e figura entre os principais destinos de férias no país entre os irlandeses.
Mas o maior destaque de Wexford está no clima. Devido à sua localização geográfica, a cidade é uma das mais ensolaradas do país, e lá chove bem menos do que em outras cidades irlandesas.
Hoje, vamos falar mais sobre o que fazer em Wexford. Bora fazer as malas para o passeio?
A cidade de Wexford é relativamente pequena. Portanto, é possível fazer um mergulho por sua história num walking tour de, aproximadamente, duas horas.
Aliás, existem muitos walking tours diferentes em Wexford, desde aqueles voltados aos jardins da cidade, prédios históricos, castelos, história medieval e muito mais.
Agora, vamos ao guia mais específico sobre o que fazer em Wexford.
Wexford Opera House: inaugurado em 2008, o espaço é palco de diversos tipos de apresentações. Se você é fã desse estilo musical, fique atento, pois, todos os anos, durante o mês de outubro, o foco cai sobre o Festival de Ópera que acontece na cidade.
Vale colocar na sua lista sobre o que fazer em Wexford!
Irish National Heritage Park: este museu a céu aberto apresenta ao público 9 mil anos da história irlandesa, incluindo reproduções de casas, fazendas, locais de culto, entre outros.
O espaço conta, também, com atividades de arquearia, playground para crianças e um restaurante. Os ingressos custam 9,50 e estudantes pagam 8 euros.
Johnstown Castle & Gardens: esse castelo do século 19 precisa estar na sua lista sobre o que fazer em Wexford.
Ele conta com belos jardins, que, inclusive, estão entre os mais bonitos e preservados da Irlanda, além de quedas d’água e vista para um pequeno lago. Ele também é sede do Museu Irlandês da Agricultura.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
A Ferns Village (ou vila das samambaias) fica a apenas 15 minutos de Enniscorthy e é um lugar significativo cheio de história irlandesa. Já foi a antiga capital do reino de Leinster e, mais tarde, a antiga capital da Irlanda.
A Ferns Village Heritage Trail tem pouco menos de 2,5 km de comprimento. Por isso, leva cerca de 40 minutos para visitar o Castelo de Ferns, a Abadia de St. Mary e o Fr. Murphy Monument.
Uma das coisas mais legais sobre o que fazer em Wexford é a mansão mal assombrada Loftus Hall.
O local fica em uma paisagem sombria. Uma lenda antiga afirma que a casa é amaldiçoada. Durante uma tempestade no mar, um estranho se aproximou da casa depois que seu navio foi levado. Ele procurou abrigo e passou alguns dias com a família Tottenham, que morava no Loftus Hall na época.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Wexford, vamos entender mais sobre como chegar lá.
Por estar relativamente próxima a Dublin, Wexford atrai muitos turistas durante os finais de semana. Devido a isso, as opções de acomodação podem ficar meio restritas.
Assim, se você pretende passar um fim de semana por lá, planeje-se com antecedência e faça a sua reserva o quanto antes.
O ponto positivo é que há muitas opções, para todos os bolsos, desde os famosos hostels até os populares Bed and Breakfest (B&B), guesthouses, hotéis e campings.
Quando pensar sobre o que fazer em Wexford, não vá esquecer da gastronomia. A cidade também não desaponta no quesito comida, já que ela se distingue do resto do país devido ao intenso cultivo de frutos do mar.
A maioria dos pubs da cidade servem os famosos fish and chips. Portanto, dá para forrar o estômago enquanto se degusta uma boa cerveja.
O Yard é outro restaurante querido da cidade. Especializado em cozinha contemporânea, o espaço preza por servir pratos feitos com alimentos da estação e frescos. O interessante é que algumas das ervas e legumes utilizados na cozinha são cultivados no jardim do próprio restaurante.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…