Conhecido popularmente como o “Jardim da Irlanda”, o condado de Wicklow é um destino bem fácil de ser acessado e está aproximadamente a 50 km de Dublin, a capital irlandesa. A Ilha Esmeralda realmente não decepciona quem buscam maior contato com a natureza, já que é rodeada por altas montanhas e cenários verdejantes incríveis. Mas, se você ainda não sabe o que fazer em Wicklow, este artigo vai explicar muito bem cada cantinho desse condado mágico.
A Irlanda é um dos destinos mais procurados por estudantes e turistas que desejam conhecer belezas naturais deslumbrantes e apreciar paisagens de tirar o fôlego. E Wicklow é um desses cantinhos especiais carregados de história, onde foram gravadas cenas de sucesso de filmes e seriados, além de pubs, parques e muitas construções medievais.
O texto de hoje vai surpreender você com lugares sensacionais para explorar nesse condado, cercado de paisagens naturais impressionantes. Sem contar que o local é ótimo para quem adora uma boa caminhada e está cheio de paradas estratégicas em lagos e cachoeiras com verde para todos os lados.
Quer saber mais sobre o que fazer em Wicklow? Então, vem comigo!
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
O condado de Wicklow é formado por cidadezinhas bem charmosas, que mais parecem cenários tirados de contos de fada. Entre elas Wicklow Town, Ashford — a casa do Mount Usher Gardens, imperdível para quem curte belos jardins — e Kilcoole, onde foi filmada a série de TV “Glenroe”.
No entanto, o lugar da região que mais ganha destaque e atrai a maior parte dos viajantes é, sem dúvida, Glendalough. Isso porque lá está situado um dos mais importantes sítios monásticos da Irlanda, datado do século VI e fundado por São Kevin.
Se você estiver em Dublin, é possível chegar até Wicklow com os famosos ônibus de turismo, que incluem até um guia (na maioria das vezes, bem divertido!). Geralmente, nesses casos, o passeio dura um dia inteiro e dá para fazer um tour bacana, passando pelos principais pontos do condado.
Porém, é tudo muito cronometrado! Ou seja, não é muito indicado para quem gosta de fazer as coisas sem pressa e adora passar horas em um único lugar.
O tour inclui:
Outra forma de visitar Wicklow é alugar um carro e se jogar na estrada. Assim é possível escolher os principais pontos turísticos que deseja conhecer, fazer uma lista de restaurantes e aproveitar todos os lugares com tempo e sem se preocupar com o relógio. Além disso, essa opção é economicamente mais acessível.
Existem, ainda, rotas de ônibus que saem de Dublin com direção a Wicklow e paradas em diversas cidades até chegar em Glendalough. O custo é 20 euros, ida e volta.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Como falamos, esse é um dos lugares mais esperados do passeio! Glendalough está localizado um pouco mais ao sul do Lago Guinness e é composto por vales e dois lagos o Lower Lake e o Upper Lake.
O local fica no coração do Parque Nacional das Montanhas Wicklow e é cheio de monastérios, várias igrejas antigas e uma impressionante torre redonda com 30 metros de altura. Além disso, Glendalough foi originalmente o local do Mosteiro de São Kevin, fundado no século 6.
No entanto, hoje os viajantes podem explorar as ruínas monásticas compactas e bem preservadas, que se tornaram verdadeiros cartões-postais irlandeses.
A torre redonda, por exemplo, foi uma incrível façanha da engenharia para a época e, certamente, vai fazer você se perguntar como os monges conseguiram entrar nela!
Glendalough faz jus à sua fama e merece ser explorado e apreciado por quem visita a Irlanda em qualquer época do ano.
Leia também: Turismo: Irlanda para conhecer, visitar e se apaixonar
Esse é um cemitério e memorial onde estão sepultados mais de 100 militares alemães mortos durante a 2ª Guerra Mundial. Muitos deles caíram em solo irlandês, depois de conflitos sobre Londres, por falta de combustível ou por se perderem no nevoeiro. Vale a pena a visita. O local é bastante tranquilo e, claro, cercado por belezas naturais.
É um pequeno estacionamento que fica no alto das montanhas, lugar onde é possível ter uma bela vista do lago Lough Tay, que carinhosamente foi apelidado de “Lago Guinness”, por ser parecido com um copo da cerveja Guinness, escura e com colarinho.
A parada é obrigatória para quem visita Wicklow e, sim, o cenário é tão maravilhoso que vai ser difícil não querer tirar milhares de fotos em diferentes ângulos.
Esse é um dos mais encantadores jardins da Irlanda e considerado o 3º jardim mais bonito do mundo pela National Geographic.
O caminho até chegar ao Powerscourt Gardens é bem agradável e é possível ver o Great Sugarloaf (um dos picos mais altos da Ilha Esmeralda) e apreciar uma paisagem surreal.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Embora o nome seja parecido com Powerscout Gardens, a Powerscourt Waterfall é uma atração separada e bem diferente.
É uma cachoeira com queda única e é a mais alta da Irlanda, com 121 metros de altura. Para chegar até lá, é preciso passar por uma linda floresta. O percurso todo é muito agradável e o destino final compensa qualquer perrengue ou vento na cara. Afinal, só o barulhinho de uma cachoeira já é capaz de ofuscar qualquer problema, né?!
Além disso, há um playground e um café no local e muito espaço para escapar das multidões de fim de semana e verão.
Tanto o Powerscourt Gardens quanto a Powerscourt Waterfall são atrações pagas. É possível encontrar tickets promocionais para famílias e grupos.
Não é à toa que diferentes cineastas escolheram Wicklow para rodar suas produções. Conheça agora um filme e uma série (que você provavelmente já assistiu) que tiveram suas cenas de sucesso gravadas nesse condado da Irlanda e que jamais serão esquecidas.
A “Bridge PS I Love You” é uma famosa ponte de Wicklow, que ficou conhecida após aparecer no filme PS Eu Te Amo. A cena gravada é quando Hilary Swank e Gerard Butler se encontram pela primeira vez. É uma pequena e simples ponte, mas a paisagem ao seu redor é de tirar o fôlego e torna a atmosfera ainda mais romântica.
Outra série gravada em Wicklow é Vikings. Exibida desde 2013, a produção consegue transportar os telespectadores para o mundo brutal e misterioso de Ragnar Lothbrok, um guerreiro e fazendeiro Viking que deseja explorar e atacar as costas distantes do oceano.
Já deu para perceber que não faltam opções de passeios para fazer em Wicklow, hein?! E esse pontinho da Ilha Esmeralda merece ser apreciado com tempo. Afinal, são muitos tons de verde incríveis pelo caminho e inúmeras paisagens para se encantar e registrar.
Ou seja, esse condado precisa entrar para a sua lista de passeios pela Irlanda.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…