A África do Sul está na sua lista de viagens, mas ainda não deu tempo de se organizar para conhecer esse país incrível? É claro que não faltam coisas para fazer por lá, começando pela capital. Mas afinal, o que fazer na Cidade do Cabo?
Imagine um lugar cheio de trilhas incríveis, belas praias, muita natureza e uma vida noturna bem animada. Assim é a capital da África do Sul, mais conhecida pelo seu nome original, Cape Town.
A cidade recebe viajantes de todo o mundo, que aterrissam em território africano com a vontade de conhecer e se aventurar em cenários de tirar o fôlego, como é o caso da Table Mountain, uma das principais atrações da Cidade do Cabo e que realmente impressiona qualquer pessoa.
E além da natureza exuberante, a Cidade do Cabo oferece um leque de opções para todos os gostos e estilos. A capital conta com diversos museus, igrejas, castelos, monumentos e bairros contagiantes. Sem contar que o lugar é um prato cheio para quem deseja mergulhar na história do país.
Então, se você pensa em visitar a capital da África do Sul, saiba que existem muitas coisas para colocar na sua lista sobre o que fazer na Cidade do Cabo
Fique de olho nas dicas a seguir de 9 passeios imperdíveis em Cape Town.
A Table Mountain é uma enorme montanha e o principal ponto turístico da Cidade do Cabo. É o lugar perfeito para apreciar o pôr do sol e ver a cidade do alto. E existem duas formas de chegar até o topo da Table Mountain, viu?!
A primeira opção é uma longa trilha de aproximadamente duas horas e meia, enquanto a segunda maneira é um teleférico que leva os turistas até o cume da montanha em apenas alguns minutos. Independentemente da escolha, as duas formas valem muito a pena.
E uma vez lá em cima, há muitas trilhas e mirantes para explorar! A montanha tem quase mil metros de altura, 3 quilômetros de extensão e é uma das Sete Maravilhas da Natureza e Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua lista sobre o que fazer na Cidade do Cabo vai ficar bem menos interessante sem essa atração.
Uma das excelentes opções de lazer da Cidade do Cabo certamente é o Waterfront, um verdadeiro complexo e ponto de encontro dos turistas que desejam provar uma deliciosa refeição e degustar um bom vinho.
Além disso, no local é possível andar por várias lojas de artesanatos, fazer passeios de barco, visitar alguns museus e ouvir música típica africana cantada pelos corais locais.
O jardim botânico Kirstenbosch é um daqueles passeios para se fazer com bastante tempo, pois tem muitos cantinhos que merecem ser apreciados.
Para se ter uma ideia, o jardim é tão organizado que todas as plantas têm plaquinhas com seus respectivos nomes. E mais: aos domingos, entre novembro e abril, acontecem diversos shows e eventos no local.
Kirstenbosch é literalmente um lugar para todos e que merece ser visitado e lembrado quando você pensar o que fazer na Cidade do Cabo. E não dá para deixar de ressaltar que eles oferecem até o Braille Trail, um mapa em braile para que pessoas cegas possam caminhar pela floresta sem precisar de assistência.
É o tipo de lugar que realmente se preocupa com a inclusão, o que torna tudo ainda mais especial.
Aos apaixonados por arte contemporânea, o Zeitz MOCAA (Museum of Contemporary Art Africa) é parada obrigatória no roteiro por Cape Town.
O museu exibe produções de arte de diversos artistas africanos, de países como Moçambique, Zimbábue, Madagascar, República do Congo, Egito e África do Sul.
A dica é fazer o complexo do Waterfront e o MOCAA no mesmo dia. Coloque no seu roteiro de o que fazer na Cidade do Cabo.
Ainda não sabe direito o que fazer na Cidade do Cabo? Anote: Woodstock é um dos bairros mais vibrantes da Cidade do Cabo, onde é possível sentir de verdade a cultura sul-africana.
Para se ter uma ideia, Woodstock abriga mais de 100 exposições de arte de rua que colocam em pauta questões políticas, ambientais e sociais.
Além disso, lá é possível conhecer duas das fábricas de cerveja artesanal: a Devil’s Peak e a Woodstock. E ainda vale uma parada no Old Biscuit Mill, um espaço que reúne lojas, arte, design e o melhor da culinária da Cidade do Cabo.
Em Woodstock vale a pena também fazer uma visita guiada para entender sobre as obras de arte nas ruas, quem as pintou e descobrir os seus reais significados.
Dica para aqueles que gostam de conhecer lugares históricos! A Robben Island é uma baita atração. Afinal, o lugar serviu como prisão de segurança máxima durante o Apartheid (regime de segregação racial que aterrorizou a África do Sul durante grande parte do século XX).
Na Robben Island, é possível ter um panorama de toda a violência que ocorreu durante o regime e, ainda, conhecer um pouco mais sobre Nelson Mandela, famoso líder do movimento contra o Aparthaid, que se manifestou fortemente contra a segregação e acabou preso por 18 anos no local.
Literalmente um dos bairros mais coloridos e antigos da Cidade do Cabo, onde praticamente todas as casas são pintadas em cores alegres e vivas. Mas há um motivo para o lugar ser assim hoje em dia. O Bo-Kaap é bem pertinho do centro e foi um bairro habitado por ex-escravos.
Bo-Kaap era o bairro onde moravam as pessoas “não brancas”, que eram consideradas escravas na época do Apartheid. No entanto, com o fim do regime segregacionista, os então moradores decidiram pintar suas casas com tonalidades vibrantes como um símbolo de alegria e igualdade racial.
Hoje, Bo-Kaap tem uma atmosfera única e é um dos principais pontos a se explorar na hora de pensar o que fazer na Cidade do Cabo, também considerado patrimônio nacional da África do Sul.
Com o fim do regime do Aparthaid, foi criado o District Six Museum. A fundação do museu foi uma tentativa de reunir as memórias perdidas e honrar as pessoas que foram expulsas de seus próprios lares e obrigadas a renegar suas identidades.
Uma coisa é certa: quem entra no District Six Museum sente de cara um choque de realidade, pois o local mostra como era a época em que a Cidade do Cabo era “apenas para os brancos”.
Para quem não sabe, a África do Sul é referência em produção de vinho!
E se você é o tipo de pessoa que não recusa uma boa degustação da bebida, pode inserir no roteiro as “Capes Winelands” da Cidade do Cabo, ou seja, as famosas vinícolas do país, que são rodeadas de belíssimas montanhas.
Dica boa: incluir no passeio uma parada nas cidades de Stellenbosch e Franschhoek, que são referência na produção de vinhos e ficam a poucos quilômetros de Cape Town.
Além das degustações e das paisagens, ambas as cidades oferecem uma experiência gastronômica incrível e irresistível.
Todas essas dicas aumentaram a sua vontade de entrar em um avião rumo à Cidade do Cabo?
Se a resposta for sim, comece a planejar sua viagem e a listar o que fazer na Cidade do Cabo! Afinal, essa, sem dúvida, é uma experiência única para conhecer a história e a cultura sul-africana e de se apaixonar por todas as belezas que a capital tem a oferecer.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…