Alguns deixam para arrumar a mala para o intercâmbio na Irlanda no último dia antes da viagem, outros começam a preocupar-se com ela antes mesmo de comprar as passagens! A verdade é que não importa quando você vai fazer suas malas, mas como.
Fazer uma viagem internacional é bem diferente de uma viagem nacional. Se for um intercâmbio — e para a Irlanda — a coisa muda ainda mais. É preciso estar atento ao limite de bagagem, aos itens proibidos e a várias outras coisas.
Selecionamos algumas dicas para facilitar esse processo.
Nós separamos algumas dicas essenciais para saber de fato o que levar na mala para o intercâmbio na Irlanda.
Papel e caneta na mão e bora se preparar!
Pesquise as especificações de bagagem da companhia escolhida para a sua viagem.
Dependendo do tipo de voo e da companhia aérea, existe um limite de peso para a mala despachada, que varia entre 20 kg e 23 kg. Primeira coisa a anotar é essa informação.
Quanto à bagagem de mão, cada passageiro pode levar até 10 kg. Ela deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob a poltrona, com peso e dimensões apropriados, conforme definição da empresa aérea.
Não se esqueça de que não são permitidos frascos com mais de 100 ml na bagagem de mão, muito menos ferramentas e objetos cortantes.
Na bagagem de mão, recomenda-se trazer laptop e itens de valor, uma muda de roupa, um conjunto de underwear, uma toalha pequena e artigos de higiene pessoal.
Leia também: O que não levar na bagagem
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Faça uma lista com os itens da viagem. Ela vai ajudar a lembrar de coisas extremamente importantes e, assim, você conseguirá priorizar o que colocar.
Fizemos uma listinha como exemplo para você não esquecer de nada:
A lista vai depender de cada um. Lembre, também, que, no caso do intercâmbio, muitos desses itens poderão ser comprados depois que você chegar. Leve apenas o essencial para as primeiras semanas.
Saiba como enviar dinheiro do Brasil para o exterior ou o inverso. É fácil, rápido e sem burocracia!
Se você vai ficar, no mínimo, oito meses fora, enfrentará todas as estações do ano no outro país. Então, coloque um pouco de tudo e, principalmente, aquelas roupas mais confortáveis e as suas preferidas, mas tenha em mente o clima do país de destino e não exagere.
Por exemplo, mesmo você adorando suas roupas de praia, não adianta encher sua mala com elas, porque o clima na Irlanda não vai permitir que você as use com frequência.
Em Dublin, você consegue encontrar roupas, sapatos e artigos para higiene bem baratos, nas grandes lojas populares como a Penneys e a H&M.
Por mais que você ainda nem tenha saído do Brasil, seria bacana lembrar que será inevitável comprar algumas coisas na Irlanda (tanto por necessidade quanto por capricho e vontade).
Vale ficar atento, também, em que época do ano você vai chegar. Se for no inverno, você deverá levar, pelo menos, uma roupa mais quentinha para usar até conseguir comprar um casaco apropriado e compatível com o frio da região.
Cuidado para não trazer sua “casa do Brasil”, porque, na hora de voltar, você vai querer levar sua “casa da Irlanda” com você. É melhor ter espaço para as coisas que você adquiriu, já que você também não vai querer deixá-las pra trás.
Leia também: Bagagem extraviada? Entenda o que fazer
Se você vai fazer intercâmbio na Irlanda, é preciso ser prático. Traga roupas e sapatos que você consiga combinar com mais de uma peça. Na minha opinião, tênis, na Irlanda, é o que você mais vai usar no dia a dia — ou então um sapato que seja muito confortável.
Em Dublin, por exemplo, a cidade é plana, e a maioria das pessoas tem como meio de transporte os próprios pés. Para quem pensa em trazer bota, na Irlanda tem modelos de todos os tipos, das baratas até as bem caras, com salto, sem salto, de plástico, de couro… mas se, mesmo assim, você quiser trazer aquela sua favorita do Brasil, vale a dica: compre uma bota baixa e confortável — nada de saltos.
Quem faz ou já fez intercâmbio na Irlanda costuma alertar futuros intercambistas a trazer calça jeans do Brasil. Dica para as meninas: o corpo da mulher na Europa é um pouco diferente do nosso e, muitas vezes, as calças jeans não caem bem (e as que caem bem são sempre as mais caras!).
Leia também: Como preparar as malas para o Intercâmbio?
Peças como relógios, meias e artigos pequenos, você pode colocar dentro dos tênis e sapatos para poupar espaço.
Traga os seus produtos de higiene mais usados: desodorante, sabonete, absorvente, shampoo, condicionador, hidratante, etc. Porém, como dissemos, não é um estoque, ok?! Um de cada basta, só para você ter tempo de explorar a cidade e encontrar esses produtos ou similares por aqui.
Se você for ao Tesco ou, até mesmo, Dealz ou Eurogiant (lojas onde “tudo custa 2 euros”), é possível encontrar artigos com os quais estamos acostumados no Brasil, como sabonetes Dove, Neutrogena, Johnson & Johnson, Elsève, Pantene, Nivea, Rexonna (por aqui, o nome da marca muda, é Sure), tudo por preços bem acessíveis.
Não esqueça de identificar sua mala. Você pode amarrar algumas fitas coloridas na alça, por exemplo. Isso vai ajudar a encontrá-la mais rápido na esteira ao chegar no aeroporto. Mesmo assim, não se esqueça de preencher a etiqueta com seu nome, e-mail e telefone (não é aconselhado escrever o endereço completo por questões de segurança).
Peso
Quando a mala para o intercâmbio na Irlanda estiver pronta, pese-a para checar se não ultrapassou o limite. Se não tiver como fazer isso em casa, leve-a até a farmácia e pese-a para ter uma ideia. É muito desagradável chegar no check-in e descobrir que a sua mala está acima do limite permitido. Nesse caso, ou você coloca a mão no bolso e paga o excesso ou então abre a mala e deixa ali algumas coisas.
Dividindo a mala
Se você está vindo com um(a) amigo(a) ou namorado(a), mescle algumas roupas e pertences da sua mala com a da outra pessoa. Assim, os dois evitam de ficar sem nada caso uma das malas seja extraviada e se poupam de ter que sair por aí desesperados para comprar algum item emergencial.
Quer comparar preços de acomodação em hostels e hotéis? Pesquise o custo-benefício aqui!
A Irlanda tem de tudo. Um intercambista pode encontrar produtos como os do Brasil, além de serviços. Por isso, não precisa temer em deixar para comprar depois o que não cabe na mala.
Fizemos uma listinha de algumas coisas que você pode deixar para trás na hora de fazer a mala para o intercâmbio na Irlanda.
Leia também: 5 símbolos irlandeses para você levar na mala
Morrendo de vontade de saber mais sobre os preços, produtos e opções na Irlanda? Delicie-se com os sites de algumas das principais lojas que você vai visitar durante seu intercâmbio na Ilha:
Também vale visitar as Charities Shop quando chegar. A economia pode ser incrível!
Agora que você já sabe mais sobre o que levar na mala para o intercâmbio na Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…