Quando um estrangeiro planeja visitar o Brasil e pesquisa sobre o destino, além de se surpreender com a beleza do nosso país, ele é bombardeado com informações e até especulações sobre a violência em algumas cidades brasileiras. E do outro lado? E quando os brasileiros têm alguma viagem programada para o exterior, como é que ficam essas recomendações?
Uma boa fonte de consulta sobre o destino que se quer visitar é o portal do Ministério das Relações Exteriores (MRE). No endereço é possível encontrar alertas sobre cuidados a serem tomados em diversos países. O E-Dublin deu uma pesquisada por lá e encontrou algumas coisas bem interessantes pra você, que está planejando seu mochilão asiático. Confira:
Além de recomendarem atenção com objetos pessoais, bagagens e documentos, já que casos de furto são registrados com frequência no país, o portal consular do MRE faz um alerta com relação à higiene dos alimentos e da água consumida, a fim de evitar intoxicações alimentares. Já para evitar constrangimentos, recomenda-se que as mulheres vistam-se com discrição, abstendo-se de expor as pernas, os ombros e o decote, devido aos costumes e cultura daquele povo.
Para visitar Dubai (uma das monarquias que compõem os Emirados Árabes Unidos) deve-se levar em conta a cultura enraizada do povo local. Apesar de amistosa, a população é ciosa no que diz respeito aos seus valores e costumes. Para se ter uma ideia, em lugares públicos é tolerado apenas que marido e mulher andem de mãos dadas. Abraços, beijos e outras demonstrações de afeto não são bem vistas pela cultura local e podem resultar em punições legais.
Bebidas alcoólicas, por exemplo, são liberadas apenas para não-muçulmanos, mas apenas em lugares licenciados. Drogas são absolutamente proibidas e as penas são rigorosas para quem portar, comprar ou vender entorpecentes.
Na hora de se vestir, para mulheres ocidentais o véu não é obrigatório, mas deve-se evitar decotes, roupas coloridas, transparências e sempre cobrir ombros e joelhos.
Ok, possivelmente quase ninguém aqui está pensando em visitar o país que há quase duas décadas está em guerra e até hoje conta com tropas americanas em seu território. Inclusive, no próprio site do portal consular do MRE, consta a informação de que viagens ao país não são recomendadas, já que trata-se de uma zona de conflito e mesmo turistas correm riscos muito elevados com relação à sua integridade física.
Mesmo assim, quem pretende visitar o país deve planejar a viagem com a ajuda de organizações e moradores locais.
Além disso, mulheres desacompanhadas não devem desembarcar no Afeganistão, já que o país é fortemente apegado aos valores tradicionais do islamismo. Portanto, mesmo estrangeiros devem se vestir de maneira pudica, incluindo véu ou burca para mulheres, e deve-se evitar o contato com o sexo oposto em público. Bebidas alcoólicas são proibidas e o domínio do inglês é raro por lá.
O principal alerta do MRE para os brasileiros que planejam conhecer as belezas naturais da Tailândia é o cuidado com a cultura local, que, acima de tudo, valoriza a discrição e o respeito. Casais apaixonados se beijando em público, por exemplo, não são bem vistos pela população local. Também é recomendado que, ao falar, mantenha-se um tom de voz baixo. E jamais aponte algo ou alguém com os pés.
Para visitar os templos, homens não devem vestir camisetas ou camisas sem manga. Quem optar por bermuda, atente-se ao tamanho, pois o comprimento deve estar abaixo do joelho. Já as mulheres devem usar vestido ou saia abaixo do joelho ou calças. Chinelos e sandálias de dedo são estritamente proibidos nesses locais.
Esse é outro paraíso natural do continente asiático, que exige certos cuidados no momento da visita. Elevar a voz durante uma desavença na rua, por exemplo, não é um comportamento bem visto pelos filipinos. Isso poderá causar constrangimentos. Outro cuidado a ser tomado é com as roupas, já que é exigido um certo decoro na hora de se vestir por lá. Aliás, na hora de curtir uma praia pelas Filipinas, o biquíni brasileiro, famoso por ser bem pequeno, não é indicado. Portanto, opte por um modelo com um corte mais recatado.
O país também possui leis anti-drogas rigorosíssimas, assim, porte ou tráfico de entorpecentes pode levar a prisão perpétua. Outro alerta do MRE é que tufões e terremotos são bem frequentes no país – e ficar ligado nas condições climáticas pode ser uma boa ideia se estiver planejando a viagem. Neste caso, deve-se seguir as instruções de segurança das autoridades locais.
Ficou com vontade de fazer intercâmbio? Comece por aqui!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…