Mesmo sem nunca ter pisado na Irlanda, você possivelmente já ouviu falar que existe uma forte identidade cultural entre os brasileiros e irlandeses. Ambos são povos alegres, comunicativos, gostam de música e muita festa. Não é a toa que os irlandeses são considerados por muitos europeus como os latinos da Europa.
O que mais os irlandeses têm em comum, ou nem tanto, com a gente? Confira alguns palpites:
É claro que na terra da Guinness, não poderia haver outra paixão nacional que não seja a cerveja! O que faz com que, assim como nós, brasileiros, os irlandeses também tenham uma fama de serem bons de copo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa alemã Bath-Haas Group, em 2012, a Irlanda ocupa o 4º lugar entre os países mais “beberrões” do mundo. Para alcançar tal posição no ranking, por aqui o consumo per capta de cerveja é de 94 litros por ano.
Portanto, mesmo a cerveja gelada sendo a melhor companhia de muitos brasileiros nos dias mais quentes (ou seja, a maior parte do ano em muitos Estados do país), ainda estamos bem atrás nesse ranking. O Brasil está em 17º lugar na lista, com um consumo médio de 62 litros por pessoa.
Quando se pergunta para um irlandês o que ele mais admira nos brasileiros, é quase um consenso citar a alegria e o bom humor dos nossos conterrâneos. Nesse quesito os irlandeses também não deixam a desejar, já que possuem um grande senso de humor.
Durante as conversas, é quase impossível eles não transformarem um assunto qualquer em piada. Mas, diferentemente dos brasileiros, os nativos da Ilha da Esmeralda sempre jogam uma pitada de sarcasmo. Então, se você notar isso sempre que conversa com seu amigo Irish, não leve para o lado pessoal, já que se trata apenas de uma diferença cultural!
Sim, brasileiros são apaixonados por futebol, o que torna quase injusto comparar o amor que sentimos pelo esporte bretão com os irlandeses. Mas, em solo verde eles não perdem a oportunidade de acompanhar os esportes pela tv, além disso, o tema sempre é motivo para uma boa conversa.
Isso sem falar como eles enlouquecem quando rola uma partida importante de rugby ou futebol gaélico. Sabe aquele clima de final de campeonato brasileiro, quando os bares lotam e vemos carros com bandeiras de time e buzinando pela cidade? Por aqui não é muito diferente. Os irlandeses vestem a camisa do time e vão para os pubs conferir os jogos, e, com muitas pints de cerveja (que obviamente não poderiam faltar na festa!), pintam os rostos, cantam e saem pelas ruas agitando a bandeira do seu time de coração.
O jeitão simpático de receber as visitas é uma característica do povo irlandês. Isso sem falar no interesse em ajudar. Quem já pediu informações pelas ruas de Dublin, por exemplo, sabe o quanto eles são solícitos e só faltam te levar até o seu destino.
Mas, mesmo com toda essa simpatia, não pense que logo após uma conversa descontraída eles serão os seus melhores amigos e vão te convidar para um churrasco em casa, afinal, em suma eles adotam uma relação mais distanciada com as pessoas.
E você, concorda com essas semelhanças? Compartilhe com a gente suas experiências com o povo irlandês e no que mais vocês acham que eles se parecem e se diferenciam dos brasileiros!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…