O que significa intercâmbio?
3 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Com certeza, você já deve ter pensado em sair do Brasil para estudar ou trabalhar fora. Já deve ter pesquisado sobre o assunto ou, então, alguém disse que teve uma experiência maravilhosa fora do país e usou aquela palavrinha mágica “IN-TER-CÂM-BIO”. Mas afinal, você sabe o que significa intercâmbio?
Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, intercâmbio significa: “1. Troca, permuta. 2. Relações de comércio, ou culturais, entre nações”.
Mas intercâmbio é algo muito mais complexo do que qualquer breve explicação, sendo quase impossível definir em apenas um parágrafo. Por esse motivo, o texto de hoje é sobre o que significa intercâmbio.
Queremos que você se aprofunde nesse conceito para saber o que significa intercâmbio, antes de começar a tirar do papel o seu sonho de viver no exterior. Mas já adianto: motivos não vão faltar para fazer as malas!
Leia também: Intercâmbio: como fazer e quais são os principais destinos para brasileiros
O que significa intercâmbio?
De maneira simplificada, intercâmbio é uma viagem na qual o principal foco é viver novas experiências fora do seu país de origem, adquirir conhecimentos, vivenciar uma outra cultura e desbravar um lugar completamente novo.
Além disso, é uma experiência que pode ser feita por meio de um curso ou, até mesmo, de um trabalho, ou os dois juntos.
Motivos para realizar um intercâmbio
- Fazer um intercâmbio pode ajudar você a aprender ou aperfeiçoar um outro idioma de maneira muito mais rápida.
- É literalmente cair de paraquedas em uma cultura totalmente diferente da sua. O lado bom disso é ampliar a sua visão de mundo, descobrir novos hábitos e costumes que você não conhecia, mas que pode gostar muito.
- Possibilidade de morar perto de muitos outros países e de poder sempre fazer uma viagem por um preço bem acessível, ainda mais se o país escolhido estiver localizado na Europa.
- Um intercâmbio valoriza demais o currículo e é uma chance de você se diferenciar no mercado de trabalho.
- É a chance de fazer novos amigos e de criar laços com pessoas de diferentes partes do mundo.
- Tornar-se mais independente, crescer e evoluir em diversos aspectos e situações da vida e também do dia a dia.
Leia também: Como fazer intercâmbio: guia básico para realizar esse sonho
Como começou a história de fazer intercâmbio?
Originalmente, intercâmbios eram viagens que dois estudantes de lugares diferentes realizavam, como se “trocassem” de país um com o outro para mergulharem em uma nova cultura.
Atualmente, esse conceito mudou bastante, e um intercâmbio se tornou algo muito maior e mais complexo.
Hoje, por exemplo, não é mais necessário que um estudante estrangeiro venha ao Brasil para que um brasileiro possa ir a outro país.
Na verdade, nos dias atuais, qualquer viagem com foco principal em adquirir conhecimentos interculturais por meio de experiências em outro país já é considerada um intercâmbio: seja para estudar, seja trabalhar ou, simplesmente, viajar e viver por um período em um novo país.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2021)
Como funciona um intercâmbio?
Um intercâmbio pode ser realizado de inúmeras formas! São muitos os tipos de programas, e cada um deles apresenta uma particularidade. Conheça algumas das opções.
Intercâmbio de estudo
Quando o assunto é o que significa intercâmbio, o primeiro pensamento que surge na mente da grande maioria é a possibilidade de realizar um curso de idiomas no exterior. E sim, é uma boa opção. Mas você sabe como funciona?
Para fazer um curso de idiomas no exterior, o estudante precisa se matricular em uma escola por meio de uma agência de intercâmbio no Brasil ou fazer todos os trâmites sozinho mesmo.
Nesse caso, o estudante pode escolher se hospedar na casa de uma família local (na cidade escolhida); se preferir, uma residência estudantil, junto a outros intercambistas; ou, até mesmo, morar sozinho.
Leia também: Intercâmbio gratuito: dicas, destinos e programas de bolsas
Intercâmbio de trabalho
Sim! Hoje é possível morar em outro país sem precisar necessariamente pagar um curso. Escolhendo um programa de intercâmbio com foco em trabalho, você pode morar no exterior, receber um salário e, ainda, viver experiências incríveis.
Quando o intercâmbio é com esse foco, o programa mais comum e procurado é o de Au Pair, que se resume em mudar para outro país para cuidar de crianças de diversas idades. Geralmente, quem escolhe essa opção recebe um salário, comida e pode, até, morar na casa da família.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
Intercâmbio cultural
O intercâmbio cultural é quando alguém decide se mudar para o exterior para estudar ou trabalhar, com o objetivo de conhecer a cultura, tradições, tecnologias de um país e, ainda, aprender o idioma. No entanto, o foco mesmo é mergulhar de cabeça na cultura do local e vivenciar a rotina dos nativos.
Essa é uma grande oportunidade de unir o útil ao agradável, já que o intercambista tem a chance de aprimorar um idioma diferente, adquirir conhecimentos de aspectos culturais e aproveitar para viajar para diversos países. Tudo isso, claro, agrega na vida e também no currículo.
Para embarcar nessa aventura, você tem diferentes opções, sendo que a alternativa mais segura é por meio de uma agência de intercâmbio, que vai fazer o meio de campo com a escola, ajudar com documentos e burocracias, indicar hospedagem, entre outras vantagens.
Leia também: Intercâmbio voluntário é possível: descubra como e por que fazer
Intercâmbio religioso
Não sabia da possibilidade de fazer um intercâmbio religioso? Pois bem, ela existe e pode ser feita, geralmente, por intermédio de uma igreja. Nesse caso, é sempre bom descobrir se a igreja que você frequenta proporciona esse tipo de intercâmbio, que tem como foco principal realizar trabalhos voluntários em outro país.
Normalmente, intercâmbios religiosos são experiências entre as igrejas do Brasil e de outros países, e um dos requisitos para participar é ter entre 18 e 30 anos, ser fluente em inglês, estar matriculado ou ter um emprego fixo no Brasil e, claro, ter disponibilidade para bastante trabalho voluntário: participar de estudos bíblicos, cultos, música e recreação.
E para você, o que significa intercâmbio?
Neste texto, listamos apenas algumas das possibilidades de realizar um intercâmbio no exterior. Mas existem muitas outras formas, por exemplo: high school, intercâmbio voluntário, bolsas gratuitas, bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou, até mesmo, sendo oficialmente contratado por uma empresa estrangeira por um período de tempo determinado.
Agora você já conseguiu entender um pouco sobre o que significa intercâmbio, né? É poder viver uma realidade que você nunca imaginou que existisse, longe de tudo e todos, e que resulta em mais responsabilidades, mas também em muitos aprendizados.
Um intercambista sempre volta de um intercâmbio com uma bagagem maior do que embarcou. Mas para entender, de fato, o que significa intercâmbio, só vivendo essa experiência mesmo.
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Como contratar um intercâmbio na Europa
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Planeje seu Intercâmbio
8 Vantagens de Fazer Intercâmbio na Irlanda em 2025
Planejando um intercâmbio em 2025 e pensando na Irlanda como destino? Não é...
2 semanas atrás
-
Destaques
Intercâmbio na Irlanda: o guia definitivo (2025)
Cada vez mais, o intercâmbio na Irlanda tem aparecido nas buscas de...
3 semanas atrás