Outubro chegou e com ele a expectativa de um dos festivais mais divertidos na Irlanda: o Halloween, o nosso Dia das Bruxas no Brasil.
Não importa se você acabou de embarcar em sua aventura na Ilha Esmeralda ou se está aqui há algum tempo, a empolgação sempre será bem grande nessa época, levada tão a sério pelos irlandeses quanto nós brasileiros consideramos o Carnaval.
Vamos contar um pouco do que sabemos sobre a tradição do Halloween, derrubando talvez o primeiro de todos os mitos: o de que a festa tem suas origens na cultura americana. Não é verdade. A origem é irlandesa.
O nome Halloween vem de “All Hallows’ Eve”. Hallow é um termo usado antigamente para definir “santo” e Eve significa “véspera”. O termo se referia, até o século 16, à noite anterior ao Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de Novembro. A origem do Halloween moderno, no entanto, não remonta à etimologia de seu nome.
Conta-se que o festival celta, considerado pagão, chamado de Samhain, começou a ser realizado no século 18 e durava três dias – iniciava-se em 31 de outubro. De acordo com estudiosos do tema, tratava-se de uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Entre os destaques do Samhain, segundo essa teoria, estavam a fogueira e a celebração da fartura de alimentos após a colheita.
O Dia das Bruxas assim como ocorre na atualidade, começou entre os anos de 1500 e 1800. Um dos hábitos mais comuns estavam relacionados a crianças, que costumavam visitar as casas cantando rimas ou fazendo orações para as almas dos mortos e, em troca, ganhavam bolos de boa sorte que significavam o espírito de uma pessoa liberada do purgatório.
As crianças ainda hoje são super envolvidas com o Halloween. Aquela famosa pergunta feita de porta em porta: “trick or treat?”(Gostosuras ou Travessuras?) também é de origem irlandesa. Para comemorar essa data tão especial, as crianças costumavam ir de casa em casa, vestidas com roupas extravagantes, para pedir suprimentos para o Halloween em nome da deusa Muck Olla.
Para os celtas, esse era o modo de apaziguar os espíritos do mal: dando-lhes comida. Quem se recusava a ofertar-lhes as guarnições, era punido com as “travessuras” da deusa. Nos dias atuais, são as próprias crianças que aplicam os castigos. Por conta disso, nós aconselhamos a todos que se abasteçam de doces. Melhor prevenir que remediar.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre o incrível Haloween irlandês, já que estamos aqui, por que não mergulhar na fantasia e aproveitar o melhor da festa?
E como nem tudo se resume ao burburinho de Dublin, hoje trouxemos algumas dicas para quem vai curtir o Halloween em Galway.
Realizado na cidade de Galway entre 28 e 31 de outubro, é considerado o maior festival de Halloween, sendo palco de inúmeras atividades e eventos, prometendo ser um fim de semana formidável para todas as idades.
O desfile anual do Macnas Halloween, que celebra este ano seu 31º aniversário, ocorrerá no domingo, 29 de outubro, por volta das 17h30. O desfile deste ano terá o título “Port Na bPucaí” (em gaélico) – ou “The Song of the Spirits” – O Som dos Espíritos – e, como você pode esperar de um internacionalmente renomado grupo de teatro, o Macnas fará das ruas uma festa, com parada do trânsito, uma variedade de novos gigantes, performances, figurinos personalizados, músicas inéditas ao vivo repletas de seus designs premiados. Os espectadores também são motivados a vestir fantasias para acompanhar o desfile.
Você é corajoso o suficiente? Que tal testar os nervos com essa super atração? O Carnevil é conhecido como “A primeira atração de terror do Oeste Irlandês”. Acontece na parte de cima do McGettigan’s Pub, na Eyre Square, e vai até a meia-noite da noite de Halloween. Valor: 13 euros para estudante com ID.
Spooky Festa at Loughwell Farm Park, Moycullen, é uma divertida e assustadora casa com experiências interativas para crianças no Oeste da Irlanda. Lá serão apresentados shows de Halloween com as bruxas Winnie e Vanda oferecendo momentos de muita diversão enquanto elas procuram por suas vassouras mágicas dentro de sua assustadora casa. Quando? Entre 21 e 31 de outubro. Preço: 12 euros por criança para o dia inteiro – adultos pagam 5 euros.
E como não podia faltar, a festa brasileira Brazilloween promete reunir intercambistas para celebrar a data no melhor estilo da nossa brasilidade. O evento acontece no próximo dia 21 de outubro e contará com apresentação musical de artistas brasileiros e prêmio para a melhor fantasia. Local: Seven Pub. Valor: 5 euros antecipadamente e 10 na porta.
Sobre a autora:
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…